Feira paulista de videogames busca o crescimento do mercado nacional de jogos eletrônicos.
Entre os dias 9 a 11 e 15 a 18 de julho de 2010, os visitantes da primeira edição do São Paulo Game Show poderão participar de simpósio com discussões na área de entretenimento digital, assistir palestras de profissionais do mercado, apresentações e exposições de artistas envolvidos com a cultura gamer e avaliar os principais lançamentos em território nacional.
A missão do São Paulo Game Show 2010 é promover o intercâmbio entre os mercados nacional e internacional de videogames, na participação de empresas ligadas diretamente no setor, sejam desenvolvedoras, produtoras, distribuidoras e a mídia especializada.
Simpósio
Dentro da programação está agendado um simpósio com a participação de profissionais, educadores e consumidores, onde se discutirá a produção nacional de jogos, bem como a presença de produtoras brasileiras no exterior e o investimento externo no país. Será levantada também a questão dos obstáculos que produtores independentes encontram na realização de projetos, os entraves fiscais e o incentivo à produção nacional.
Compreendem nesse simpósio as áreas de consoles domésticos, computadores, webgames, jogos sociais, dispositivos móveis e jogos para celulares. O espaço é aberto para inserção de novos temas correlacionados.
Palestras
Profissionais do setor de produção de games e educadores na área de design digital estarão presentes no simpósio para falar sobre suas experiências no mercado nacional e apresentar seus trabalhos mais recentes.
Entre essas pessoas estão Marcelo Martins, músico, produtor musical e fundador da Clefbits, empresa brasileira que produz trilha sonora para games. Entre os educadores palestrará Esteban Clua, professor do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e membro do conselho administrativo da Associação Brasileira de Games (ABRAGAMES).
Apresentações
Outras atividades buscarão no fomento de cultura a exibição de grupos brasileiros que utilizam, principalmente, os jogos eletrônicos e todas suas vertentes como base de seu trabalho. Nesse quadro está programado a apresentação de um selo musical independente, Chippanze, no qual os artistas compõem canções utilizando-se de computadores antigos e consoles de videogame como Game Boy, Super Nintendo e Atari.
Campeonatos
Durante toda programação do São Paulo Game Show 2010 os visitantes poderão jogar nas plataformas mais recentes em campeonatos organizados no espaço Press Start; serão títulos de diversos gêneros, entre eles os mais populares: musical, esportes (futebol) e luta, este último com o recém lançado Super Street Fighter IV, disponível para Playstation 3 e Xbox 360.
São Paulo Game Show 2010
Realização: Yamato
Data: 9 a 11, 15 a 18 de julho
Local: Centro de exposições Mart Center
Endereço: Rua Chico Pontes, 1500 - Vila Guilherme 02067-002 - São Paulo, SP
Ingresso: R$ 15,00 (9, 15 e 16), R$ 20,00 (10 e 11) e R$ 30,00 (17 e 18, venda antecipada R$ 25,00)
Classificação indicativa: 12 anos
Contato: tel (11) 3275-0780, fax (11) 3276-4283 ou contato@spgameshow.com.br
Mais informações: www.spgameshow.com.br
Não há estacionamento. Acesso para deficientes físicos. Proibido entrar com bebibas alcoólicas ou fumar dentro das dependências do evento. Pagamento em dinheiro, não é aceito cheque ou cartão de crédito. Valores de ingresso correspondente à meia-entrada conforme Lei Municipal nº 7.844 de 13 de maio de 1992.