21 de outubro de 2013

Símbolos na história da arte é tema de debate na Fundação Ema Klabin


Visitante pode apreciar o acervo de mais de 1500 obras de grandes mestres da arte mundial

Quem se interessa por arte, vai adorar participar do projeto "Encontros com o Público" na Fundação. Ema Klabin, que aborda, a cada mês, temas diferenciados, sempre com uma visita monitorada gratuita ao espaço, onde o visitante pode apreciar o acervo de mais de 1500 obras de grandes mestres da arte mundial.

Na próxima edição de "Encontros com o Público", no dia 25 de outubro, das 14h30 às 17h30, o visitante será convidado a refletir a importância dos símbolos na história da arte, e no universo do colecionismo: o que motiva o homem a criar símbolos? Qual a importância a eles atribuída no decorrer do tempo?

Ao término da visita, em um descontraído chá, o público poderá participar de uma dinâmica para discutir e melhor entender o tema.

O evento tem objetivo de aproximar museus e sociedade para reflexão, discussão e troca de experiências sobre arte.

Serviço

Encontros com o público 
Tema:  Símbolos: história e ressignificação  
Data: 25/10, sexta, das 14h30 às 17h 
Entrada gratuita, com agendamento prévio via e-mail: educativo@emaklabin.org.br ou pelo telefone: (11) 3062 5245
25 vagas
Local: Fundação Ema Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa - São Paulo.

TAM vai pintar aeronave com fotos de clientes


Ação é para celebrar 20 anos do TAM Fidelidade

A TAM Linhas Aéreas preparou diversas ações especiais para celebrar o aniversário de 20 anos do TAM Fidelidade, o seu programa de fidelização de passageiros que foi pioneiro entre as companhias aéreas brasileiras. A temporada de comemorações começa com uma campanha online que pretende reunir cerca de 10 mil fotos de clientes. O objetivo é utilizar as imagens selecionadas para adesivar toda a fuselagem de um Airbus A320, criando, assim, uma pintura comemorativa dedicada ao programa e aos fãs da companhia.

Assinada pela Wunderman, a ação é aberta ao público em geral. Para participar, basta enviar uma foto pessoal, com a imagem do rosto, por meio de um aplicativo lançado hoje (18/10) no Facebook, onde a TAM mantém uma fanpage (www.facebook.com/TAMAirlines) com quase 1,3 milhão de fãs. Caso obedeça a todos os requisitos e seja aprovada, a foto será impressa (em tamanho ‘15 cm x 15 cm’) e incluída no mosaico de imagens de clientes que vai estampar a aeronave comemorativa. O aplicativo também permite ao usuário ver em um modelo virtual do A320 o local no qual a sua foto foi aplicada , além de compartilhar a imagem da aeronave personalizada com os amigos da rede social.

O A320 com a nova pintura deve começar a operar na malha doméstica da TAM em dezembro deste ano. Em novembro, quando estiver sendo preparado no TAM MRO, o centro de manutenção da companhia localizado em São Carlos (SP), alguns clientes serão convidados a visitar o hangar para acompanhar de perto todo o processo. Eles poderão ver as suas próprias fotos sendo inseridas na fuselagem do avião.

“Estamos festejando o aniversário de um programa pioneiro no setor aéreo brasileiro e que sempre esteve atento aos clientes mais fiéis. Por isso, preparamos ações realmente especiais para os próximos três meses, tanto para as pessoas que admiram a nossa marca quanto para os passageiros que mais voam conosco. Esta foi a forma que encontramos para dizer ‘muito obrigado’ por esses 20 anos de fidelidade”, afirma Eduardo Costa, diretor de Marketing da TAM.

Mais de 10 milhões de clientes estão cadastrados no TAM Fidelidade, e o programa registra atualmente uma média de mais de 11 bilhetes aéreos emitidos com pontos por minuto.

Outras ações

O aniversário de 20 anos do TAM Fidelidade contará com outras iniciativas, incluindo a seleção de 10 clientes das mais altas categorias que estão cadastrados no programa desde o seu início, em 1993, para uma visita à fábrica da Boeing, em Seattle (Estados Unidos). Os escolhidos terão direito a levar um acompanhante para a viagem, que terá duração de cinco dias e está programada para novembro.

Além da aeronave comemorativa e da visita à Boeing, a TAM vai promover uma série encontros de relacionamento e de experiências exclusivas preparadas para os clientes mais fiéis.

O aniversário também será lembrado em anúncios espalhados por diversos aeroportos em que a companhia aérea opera e em ações desenvolvidas especialmente para as redes sociais.

Cácia Goulart estreia texto inédito no Brasil da obra de Tolstói


Para um tempo em que falar da morte é obsceno e improdutivo

Após cinco anos em cartaz com o bem-sucedido Bartleby, baseado na obra de Herman Melville, a atriz Cácia Goulart retorna aos palcos com projeto autoral e inédito. A Morte de Ivan Ilitch, adaptada do clássico homônimo do autor russo Liev Tolstói, estreia em São Paulo dia 30 de outubro com uma delicada e contundente reflexão sobre vida e morte.

Ao mobilizar um aparato literário sofisticado em torno da trajetória patética de um homem mediano, tornado moribundo no auge da sua ascensão, Cácia Goulart coloca em movimento um assombroso exame de consciência que põe por terra toda a farsa que reveste e sustenta a representação social e ontológica que temos de nós mesmos.

Para a atriz, a triste figura de Ivan Ilitch se impõe e se atualiza como o reflexo espectral do homem contemporâneo. Porque o imperativo burguês triunfou em proporções planetárias, e o homem aí produzido se instituiu, se reproduziu e foi naturalizado. É a este homem,  portanto, alojado em cada um de nós, que Ivan Ilitch insiste em provocar, exortando-nos pelo seu testemunho de moribundo, a uma tomada de consciência radical sobre a vida que nos foi legada e sobre a que pretendemos legar.

Cácia Goulart

Ao longo dos seus 15 anos de carreira, a atriz Cácia Goulart tem se destacado por desenvolver uma proposta que associa literatura à expressão teatral, trazendo à tona os temas mais pungentes da condição humana. Assim foi com Bartleby, de Herman Melville, sucesso de crítica ao longo dos cinco anos em que esteve em cartaz em diversas salas brasileiras, e que rendeu à Cácia indicação ao Prêmio Shell/SP de melhor atriz, em 2008.

Agora, pela primeira vez em trabalho solo, Cácia Goulart redescobre em outro clássico literário tema e abordagem que tocam de perto o homem do nosso tempo. Tão de perto, aliás, e tão incômodos, que não se tem feito mais do que interditá-los, condenando-os à uma zona de silêncio e de cinismo: o nosso tempo é relutante em admitir a própria finitude, morrer ou falar da morte é “improdutivo”. Disposta a tratar honestamente da questão, tocando nesse calcanhar de Aquiles da pretensa autossuficiência do homem contemporâneo, Cácia se desdobra na atuação, direção e dramaturgia do novo espetáculo, A Morte de Ivan Ilitch, baseada no clássico homônimo do escritor russo Liev Tolstói a partir da tradução de Boris Shnaiderman. O mais famoso moribundo da literatura universal vem então se juntar à galeria de homens infames que a atriz costuma dissecar nos palcos.

A montagem de A Morte de Ivan Ilitch, por Cácia Goulart

Em 2010, após velar a mãe por dois meses em seu leito de morte, vítima de um câncer na vesícula, Cácia viveu uma experiência que a fez questionar profundamente o absurdo de sermos para a morte. Durante o luto, releu a obra de Tolstói. Agora, aos 45 anos, idade que coincide com a morte do personagem Ivan Ilitch, a atriz traz para o processo criativo a sua própria narrativa, emoldurada nos embates desencadeados pela abordagem da obra. Traz também suas paisagens internas, constituídas por uma Minas Gerais ambígua, eloquente e ao mesmo tempo gótica, similar, simbologicamente, à Rússia descrita por Tólstoi.

Nesta livre adaptação dramatúrgica feita na parceria entre a atriz e o também ator Edmilson Cordeiro, o espetáculo se serve de dois planos paralelos e complementares: o primeiro é o da atriz em cena, enunciando as bases da trama ou jogo cênico em vias de armar-se, sinalizando com habilidades e recursos narrativos a contextura de uma história que se desenrola. O segundo plano, solidário ao primeiro, desemboca na figura de Ivan Ilitch posta em cena por força da interpretação.

Com cenário intimista de André Cortez, figurinos de Marina Reis e iluminação de Lúcia Chedieck, a plateia é convocada a participar das mais sutis pulsações do embate decisivo entre vida e morte na alma humana. O adensamento do clima e as nuances poéticas e humorísticas se desenrolam num universo em preto e branco, evocando um filme noir que imprime o tom de mistério à falência de uma vida controlada, destituída do colorido de uma vida plena. A música original composta por Marcelo Pellegrini sustenta e pontua a estrutura dramatúrgica, arrematando a ambiência do espetáculo.
           
Serviço

Espaço Redimunho de Teatro
Rua Álvaro de Carvalho, 75 (Próximo ao metrô Anhangabaú)
Quando: de 30 de outubro a 07 de dezembro de 2013
Quarta à Sábado às 20h
Telefone: (11) 3101.9645
Ingressos serão vendidos com 02 horas de antecedência na bilheteria do Teatro (quarta à sábado)
Valor: R$20,00 e R$10,00 (meia)
Lotação: 50 espectadores
Dinheiro ou cheque

UnG Itaquá recebe circuito de debates sobre Logística


Evento evidenciará inovações e mercado do setor e é gratuito

Entre os dias 22 e 24 de outubro, o Campus Itaquá da UnG será palco para a 1.ª edição do “Circuito da Logística”, iniciativa organizada pela Universidade em parceria com a Prefeitura de Itaquaquecetuba, Sindeprestem, Fempi, Ciesp, Etec, Fatec, Ciee e a Reward.

O evento discutirá a importância do planejamento logístico para as empresas, apresentará estudos de casos e evidenciará aos estudantes as novas técnicas e ferramentas do setor. Também haverá oferta de oportunidades de trabalho. “Esta será a primeira iniciativa do gênero e, dependendo da adesão do público, nossa intenção é realizar outras edições”, afirma o secretário municipal de Indústria e Comércio, Jorge Asato.

Entre os palestrantes do Circuito estará o professor Eliseu Carlos Boer, que falará sobre a inovação na Logística.

A entrada no evento é franca. O credenciamento tem início às 18h.

Serviço

I Circuito da Logística
De 22 a 24/10
Campus Guarulhos-Centro da UnG –  Rua Uberaba, 251, Vila Virgínia
Informações: 4642-2121

Clã – Estúdio das Artes Cômicas apresenta Reminiscor


O espetáculo será apresentado em curta temporada em São Paulo

A perpetuação de uma lembrança, que se dá popularmente por meio das tradições orais, foi o ponto de partida do grupo para a criação do espetáculo REMINISCOR (Eu me lembro, em latim). O Clã – Estúdio das Artes Cômicas comemora seus 12 anos de existência com esta montagem. A peça é fruto de uma pesquisa iniciada em 2010, sobre a questão da memória, tanto dos próprios integrantes da Cia (mitos pessoais individuais) como da memória coletiva, arquetípica. Existe um desejo comum no homem de permanência na memória da coletividade, de perpetuação de sua cultura. A investigação sobre a ancestralidade (que, no fundo, é uma investigação sobre si mesmo enquanto indivíduo e enquanto sociedade) inspirou a criação de máscaras autorais pelos atores, bem como a criação da fábula, contada de maneira não convencional, fundamentada na metalinguagem.

Nesta perspectiva, o grupo valeu-se do costume da “Coberta d’Alma”, popular na região Sul do Brasil, para basear a abordagem do tema. Trata-se de um rito de passagem, feito após o enterro, no qual uma pessoa é escolhida para representar o morto. Este escolhido deverá ser vestido tal e qual o falecido para que seus familiares presentes possam se despedir dele, revivendo momentos importantes de sua vida e, segundo a crença, colaborando para que sua viagem de partida ocorra sem nenhum apego às coisas terrenas; deixando tranquilos aqueles que ficam. Manifestação semelhante foi encontrada em um ritual popular pré-dionisíaco relatada em um conto croata no livro Manual Mínimo do Ator, de Dario Fo. Nele, encontramos a árvore onde o morto é enterrado e que floresce, simbolizando o retorno à natureza e a renovação.

O espetáculo REMINISCOR potencializa a força das imagens que são evocadas por meio de uma linguagem fantasiosa e cúmplice do público. Através da narrativa, estabelecemos a comunicação direta, própria da arte popular – sem nos afastarmos da poesia e do caráter onírico do realismo fantástico propostos no texto.

A morte é universal, e com ela os ritos e mitificações inerentes ao que é inexplicável. Busca-se com o público, um diálogo que permeia estes ritos, para falar de lembranças (boas e ruins, estagnadoras e potencializadoras). Dessa forma, nos aproximamos uns dos outros, rememorando as nossas memórias coletivas. 

Sinopse

Com a morte de Sigmundo, Reminiscor se transforma em uma cidade de anciãos, especialmente mulheres. Para que a história desse povo não se perca com o tempo, rememora-se um antigo ritual no qual um amigo do morto representa passagens da sua vida.

Serviço

Espetáculo REMINISCOR, do Clã – Estúdio das Artes Cômicas

Duração: 65min.

Classificação Etária: 16 anos

Quando: 31 de Outubro a 24 de novembro

Horário: Quintas, Sextas e Sábados às 21h e Domingo às 20h

Onde: Sede Cia do Feijão

Endereço: Rua Dr. Teodoro Baima 68, República, São Paulo, SP.

Telefone: (11) 3259.9086

Quanto: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (estudantes e idosos)

Exposição de Iane Zanini no Golden Tulip Belas Artes


A mostra pode ser apreciada 24h no loby do hotel até o dia 26/11

Durantes os meses de outubro e novembro, a artista Iani Zanini reúne oito obras na mostra “A Arte de Iane Zanini”, no Golden Tulip Belas Artes, hotel da BHG – Brazil Hospitality Group, em São Paulo. A artista plástica, que vive em Belo Horizonte – MG, tem o trabalho reconhecido e admirado pelo uso de cores vibrantes em obras abstratas.

Essa é a segunda vez que Iane Zanini expõe, com curadoria de Paco de Assis, da Cia Arte Cultura, em São Paulo. Segundo o curador da mostra, o mais importante ao observador são as sensações de imensidão e calor, causadas pelas composições monocromáticas em cores quentes e texturas que a artista apresenta.

Por reconhecer a importância do acesso à cultura e arte, a rede BHG recebe mais esta exposição no Golden Tulip Belas Artes, que ficará aberta 24h, no lobby do hotel, até o dia 26 de novembro, e pode ser visitada por hóspedes e passantes gratuitamente. O hotel fica na Rua Frei Caneca, 1199. Mais informações podem ser obtidas no e-mail contato@ciaartecultura.com.br

Serviço

Golden Tulip Belas Artes
Rua Frei Caneca, 1199 – Cerqueira César, São Paulo/SP
Tel: (55 11) 2627-6300

Vale viajar com crianças muito pequenas para os parques de Orlando?


Consultora da Parques e Ingressos explica que diferente do que muitos acreditam são várias atrações voltadas aos pequeninos

Muitos pais adiam uma viagem aos famosos parques temáticos de Orlando por achar que as crianças ainda estão muito novas e não vão aproveitar o passeio tanto quanto deveriam. Porém, diferente do que muitos acreditam, os parques de diversão de Orlando oferecem diversas opções aos pequeninos, de 1 a 6 anos, e também aos pré-adolescentes.

O administrador de empresas Marcelo Loyola, de 49 anos e a esposa Fernanda Mofati, de 36 anos, sempre quiseram levar os filhos Benício, Maria Clara e Victoria, hoje com 1, 6 e 15 anos, respectivamente, aos parques temáticos na Flórida. Porém, adiaram o sonho até as crianças completarem certa idade, pois temiam que tivessem dificuldades com os filhos menores. “Queria que o Benício já estivesse “madurinho o suficiente para aguentar o rojão”, brinca Marcelo.

A família, junto com a avó Heloísa Helena Loyola, de 83 anos, finalmente fez a tão esperada viagem em abril deste ano e não se decepcionou. “A experiência foi maravilhosa. É um lugar que atende todas as idades, mesmo. Os parques de Orlando têm tanto atrações mais extremas quanto brinquedos menos radicais para as crianças menores”, avalia o administrador.

Caroline Leon, consultora da Parques e Ingressos (www.parques-e-ingressos.com.br), e-commerce especializado na pré-venda de tickets para os parques temáticos e atrações turísticas nos Estados Unidos, explica que parques como Walt Disney World Resort, Universal Orlando Resort, Busch Gardens e SeaWorld têm, inclusive, algumas áreas separadas e especiais para a faixa etária que vai dos 0 aos 6 anos.

De todos, o complexo Walt Disney World Resort é o mais “baby-friendly”, afirma Caroline. Idealizada para os pequenos, a área do Fantasyland, no Magic Kingdom, é praticamente formada com atrações para crianças. Dentre as atrações amadas pelos pequenos estão o carrossel inspirado no Príncipe Encantado, o Charming Regal Carrousel, Dumbo the Flying Elephant, um brinquedo com elefantes que “voam”, Many Adventures of Winnie the Pooh, Journey of the Little Mermaid, Casey Jr. Splash 'N' Soak Station, um playground com esguichos e chuveiros de água e a xícara maluca - Mad Tea Party, brinquedo giratório inspirado no desenho Alice no País das Maravilhas. E, é claro, os tipícos desfiles com os personagens da Disney, Celebrate a Dream Come True, e o show em frente ao castelo da Cinderela, Dream Along With Mickey, não podem ficar fora do roteiro.

No Animal Kingdom, a dica da consultora da Parques e Ingressos, além do safári, do passeio de trenzinho e do tradicional show do Rei Leão, é passar pela atração The Boneyard, um playground onde as crianças fazem escavação de fósseis. “Os pequenos se divertem à beça e os pais podem aproveitar o momento para descansar”, sugere Caroline.

Menos radical e muito divertido

Outro parque bacana para bebês e crianças pequenas é o Universal Studios. Lá ainda reina o travesso Pica Pau, no Woody Woodpecker Kids Zone, onde há uma montanha-russa menos radical direcionada a eles. Nessa área também ficam os brinquedos inspirados em personagens do cinema e da TV como o ET, Barney, Fievel, George o Curioso e uma loja inteira dedicada ao Bob Esponja. O novo desfile de personagens do parque, o Universal’s Superstar Parade, é sucesso entre os pequenos, que podem interagir e dançar com Dora, Diego, Bob Esponja, Patrick, EB (da animação HOP) e os adoráveis Minions, do filme “Meu Malvado Favorito”. Aliás, é nesse parque que fica o simulador em 3-D que faz com que todos os visitantes tenham a sensação de que se transformam em Minions!

No parque ao lado, Universal’s Islands of Adventure, a uma curta caminhada do Universal Studios, há muita coisa para crianças também. Das 6 ilhas temáticas do parque, 1 é inteiramente dedicada e elas! Trata-se da Seuss Landing, onde fica a atração baseada no livro “O Gatola da Cartola” – o desenho tem feito muito sucesso na TV paga no Brasil. Em outras ilhas, há atrações e personagens que também agradam muito os pimpolhos, como Popeye e Olivia, Sinbad, super-heróis da Marvel, Harry Potter e Jurassic Park.

No Busch Gardens, parque famoso em Tampa Bay pelas montanhas-russas de gelar a espinha, também há muito o que fazer com as crianças menores. Um exemplo é se esbaldar na Vila Sésamo, na companhia de personagens como Elmo, Garibaldo e Funga-Funga. Chamada de Sesame Street Safari of Fun, a área tem atrações como a Air Grover, uma montanha-russa infantil, o Elmo's Safari Go-Round, um carrossel inspirado no divertido Elmo, e o Bert & Ernie's Water Hole, que é uma brincadeira cheia de baldes d'água, chafarizes e gêiseres, ideais para dias de calor.

No SeaWorld, a dica é correr para a área infantil inspirada na baleia Shamu e no fundo do mar. “Há montanhas-russas, carrosséis, tobogãs, escorregadores e o Flying Fiddler, um caranguejo gigante que dá “pulos” e desce de uma altura de 6 metros”, conta Caroline, da Parques e Ingressos.

Criado especialmente para os pequenos, o Legoland é um parque elaborado com mais de 50 milhões de pecinhas de Lego que se transformam em esculturas, personagens, cidades e famosas construções do mundo todo. Se quiser um pouco de adrenalina, a sugestão são as montanhas-russas, como a Test Track, em que os carrinhos simulam testes de aceleração e freio em diversas intensidades e em trilhos suspensos, e a Coastersaurus, que fica na Land of Adventure, um brinquedo que simula a exploração de uma tumba egípcia. O Legoland é um dos melhores parques para crianças entre 2 e 12 anos de idade.

Comprando ingressos para o Legoland Florida pela Parques e Ingressos, o transporte de ida e volta é gratuito (http://www.parques-e-ingressos.com.br/brindes-ofertas-especiais/transporte-gratuito-para-legoland-florida). Demais tickets para os parques na Flórida podem ser adquiridos no site Parques e Ingressos, basta acessar www.parques-e-ingressos.com.br. Para comodidade do cliente, os ingressos eletrônicos são enviados por e-mail e não há necessidade de trocas na entrada do parque. Esteja por dentro das novidades dos parques temáticos dos Estados Unidos nas redes sociais: www.facebook.com/ParqueseIngressos, https://twitter.com/ParqueIngressos.

Ultima Postagem

Parceria entre Abragames e ApexBrasil impulsiona a indústria de games

Acordo de renovação visa expandir o mercado internacional e fomentar novos negócios A Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores d...