Modelo busca aumentar vendas em disputa com Toyota Corolla e BYD King
Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias
Começamos o ano de 2025 conhecendo e avaliando o Nissan Sentra, modelo que tem como desafio fazer parte de um momento de crescente competição no segmento de sedãs médios. Além do Toyota Corolla, líder de vendas, o sedã médio enfrentará também o BYD King, lançado recentemente. O Sentra, com suas 6,1 mil unidades vendidas em 2024, busca consolidar sua posição em um mercado onde o Corolla vendeu 37,7 mil unidades em 2024, enquanto o BYD King somou 4,9 mil.
A linha Nissan Sentra 2025, que é possível conferir um vídeo nesse link https://youtu.be/tvjky_Oc920, busca atrair consumidores que valorizam conforto, segurança e tecnologia. Com a entrada de novos concorrentes, a Nissan aposta em uma estratégia que combina design atualizado, recursos avançados e uma proposta de condução diferenciada.
A retirada do Honda Civic do mercado brasileiro abriu espaço para o Sentra, que assumiu a segunda posição nas vendas do segmento. A linha 2025 do modelo busca ampliar essa participação com duas versões e melhorias no design e na tecnologia. O modelo está disponível nas versões Advance 2.0 CVT, com preço inicial de R$ 166.790,00, e Exclusive 2.0 CVT, que parte de R$ 188.490,00. A opção Exclusive também oferece um pacote premium com interior diferenciado, elevando o valor para R$ 190.190,00.
Ambas as versões do Sentra são equipadas com motor 2.0 movido a gasolina, entregando 151 cavalos de potência. A transmissão CVT XTRONIC simula oito marchas e oferece quatro modos de condução: Normal, Sport, Manual e ECO. A opção Normal equilibra aceleração e dirigibilidade, enquanto o modo Sport prioriza rotações mais altas. O modo Manual permite controle pelas aletas atrás do volante, e o ECO reduz o consumo de combustível em até 10%.
No quesito conforto e estabilidade, o Sentra 2025 conta com suspensão dianteira McPherson e traseira Multi-Link, ambas com amortecedores de tubo duplo. A proposta é oferecer controle em curvas e absorção eficiente de irregularidades, proporcionando uma condução equilibrada.
O design foi atualizado, com a grade “V-motion” redesenhada e elementos cromados. A entrada de ar frontal foi remodelada com filetes horizontais. Os faróis são de LED com luzes diurnas, e as versões Advance e Exclusive receberam o novo logotipo da Nissan, presente na dianteira e na tampa traseira. O modelo também oferece teto solar, rodas de liga leve de 17 polegadas e faróis de neblina.
A carroceria foi projetada para reduzir o arrasto aerodinâmico e melhorar o consumo de combustível. A grade foi reduzida, e o para-choque dianteiro ganhou cobertura otimizada nas áreas dos pneus. As colunas “A” são mais finas, enquanto o capô apresenta linhas arredondadas.
Em termos de segurança, o Nissan Sentra 2025 incorpora sistemas avançados de assistência ao motorista, reunidos no pacote Nissan Safety Shield. O modelo oferece Alerta de Colisão Frontal, Monitoramento de Ponto Cego, Alerta de Mudança de Faixa e Piloto Automático Inteligente. A versão Exclusive inclui Visão 360º com detecção de objetos em movimento.
Equipamentos como seis airbags, estrutura reforçada de carroceria e sistema Isofix para cadeiras infantis também são de série. O sedã oferece travamento automático das portas, destravamento em caso de acidente e acionamento do pisca-alerta após colisão.
O interior do Nissan Sentra 2025 se destaca pelo espaço e pelos recursos tecnológicos. O volante tem formato em “D”, base achatada e ajuste de altura e profundidade. A versão Exclusive conta com piloto automático inteligente e paddle shifts para troca de marchas.
O painel de instrumentos possui tela TFT de sete polegadas que exibe informações como consumo de combustível, temperatura externa e alertas. O modelo conta com três entradas USB, sendo uma do tipo “C”, para carga rápida.
O Nissan Sentra 2025 oferece bancos com acabamento preto ou em dois tons na versão Exclusive. O porta-malas tem capacidade de 466 litros. O console central possui compartimento de 7,7 litros, e o interior conta com 13 espaços de armazenamento e oito porta-copos.
A paleta de cores inclui a nova tonalidade Cinza Atlântico, além de Preto Premium, Branco Diamond e Cinza Grafite. A versão Exclusive oferece opções de pintura Bi-Tone.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Volvo Car conecta 25 mil quilômetros de rodovias com eletropostos
O ano de 2024 foi um marco para a Volvo Car Brasil no avanço da eletrificação. Em janeiro, eram apenas dez eletropostos de carga rápida em operação nas rodovias brasileiras, e agora esse número saltou para 63. Com isso, mais de 25 mil quilômetros de rodovias estão conectadas pela rede da Volvo, sendo o maior percurso entre Pelotas (RS) e Ilhéus (BA), totalizando 3.090 km entre o Sul e o Nordeste do país.
“Temos um time enxuto, mas muito dedicado. Este esforço se reflete em números impressionantes: mais de 25 mil quilômetros de rodovias conectadas por meio de 63 eletropostos, com mais de 110 conectores rápidos (DC), mais de 25 mil usuários cadastrados no aplicativo Volvo Car Eletropostos, que já realizaram 59.803 recargas, totalizando 1.492.283 kWh de energia gerados. Como referência, seria suficiente para carregar o Volvo EX30 Ultra 21.600 vezes”, revela Guilherme Galhardo, head de eletrificação e diretor de digital da Volvo Car Brasil.
Scania Serviços Financeiros anuncia novo presidente
A Scania Serviços Financeiros Brasil anunciou Oscar Jaern como seu novo presidente. O sueco, que estava no comando da Scania Argentina, substitui Martin Sörensson, que assumirá como diretor-geral da Scania Ibérica, abrangendo os mercados de Portugal e Espanha. Sebastián Figueroa, vindo da Scania Ibérica, assumirá a liderança na Argentina. Os três executivos iniciam suas funções a partir de 1º de janeiro de 2025.
“Será muito bom voltar a trabalhar no Brasil e tenho certeza de que vou contribuir para oferecer aos clientes as melhores opções financeiras disponíveis. Minha expectativa é continuar posicionando os Serviços Financeiros Scania como um motor de crescimento de negócios, apoiando a Scania e a rede de concessionárias com soluções financeiras personalizadas tanto pelo financiamento via Scania Banco, quanto pelo Consórcio e por meio da Corretora de Seguros Scania”, afirmou Oscar Jaern, novo presidente da Scania Serviços Financeiros Brasil.
Marcopolo DutoSmart revoluciona climatização de ônibus
A Marcopolo apresentou o DutoSmart, uma inovação que promete transformar a climatização no interior de ônibus rodoviários. O sistema, desenvolvido pela engenharia da Marcopolo, controla e distribui o ar refrigerado de forma inteligente por todo o veículo, garantindo uma temperatura constante para os passageiros nas poltronas da frente, do meio e de trás. Essa solução oferece uma experiência de viagem ainda mais agradável e confortável.
"Manter a temperatura equilibrada e constante em todo o interior do ônibus rodoviário e ao longo de toda a viagem sempre foi um dos maiores desafios para os fabricantes e os operadores de transporte rodoviário, e motivo de desconforto para os passageiros. Em algumas condições, a diferença de temperatura no interior do ônibus chegava a 7ºC, fazendo com que em alguns pontos os viajantes sentissem desconforto com o calor excessivo e, em outros, muito frio", explica Luciano Resner, diretor de Engenharia da Marcopolo.
Corolla 2025 ganha atualizações e garantia de 10 anos
O Toyota Corolla chega à linha 2025 com uma série de novidades, destacando atualizações em tecnologia, conveniência e segurança. Um dos grandes atrativos é a inclusão do programa de garantia Toyota 10, que amplia a cobertura de fábrica para até 10 anos, sem custo adicional, desde que as revisões sejam realizadas na rede autorizada.
A nova central multimídia Toyota Play 2.0, com tela ampliada para 10 polegadas, agora oferece espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, além de portas USB tipo “C”. O sistema foi projetado para garantir navegação mais intuitiva e conexão otimizada, atendendo às demandas dos clientes por maior praticidade.
Versão Big Horn amplia portfólio da Ram Rampage 2025
Anunciada no lançamento da linha 2025 da Rampage, a inédita versão Big Horn já está disponível em todo o Brasil a partir de R$ 237.990,00. Equipada exclusivamente com o recém-apresentado motor 2.2 Turbodiesel, ela chega para ser a nova porta de entrada da marca e do universo Ram, ampliando a gama de possibilidades para que os consumidores encontrem a Rampage que melhor atenda às diferentes demandas.
A nova versão da Rampage é equipada com o motor 2.2 Turbodiesel de 200 cavalos de potência e 450 Nm, garantindo potência e eficiência. Segundo Juliano Machado, Vice-Presidente da Ram para a América do Sul, a Big Horn amplia o leque de possibilidades para os clientes, entregando força e confiabilidade dentro do segmento.
Mercedes-Benz lança a eSprinter no mercado brasileiro
A Mercedes-Benz apresentou a nova van elétrica eSprinter no país. O modelo é pioneiro no segmento eletrificado e promete tornar as frotas brasileiras mais sustentáveis e econômicas. Com uma autonomia de 478 quilômetros, a eSprinter será inicialmente oferecida nas versões Truck, Furgão e Furgão Vidrado, com Peso Bruto Total (PBT) de 3,5 e 4,25 toneladas e preço a partir de R$ 482.900,00.
O lançamento da eSprinter no Brasil é um marco importante para a Mercedes-Benz, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação. Ronald Koning, Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, destacou que o produto atende à crescente demanda por soluções de transporte mais eficientes e ecológicas. "Com a chegada da eSprinter, ampliamos nossa oferta de veículos e colaboramos para um futuro com menos emissões", afirmou.
Stellantis realiza mil crash tests no Safety Center
A Stellantis alcançou em dezembro a marca de mil crash tests realizados no Safety Center, o mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul. Localizado no Polo Automotivo Stellantis de Betim, em Minas Gerais, o espaço foi projetado para garantir as certificações legais e técnicas necessárias para todos os projetos desenvolvidos e aplicados para as marcas da companhia, reafirmando seu compromisso em oferecer aos clientes produtos com a máxima performance em segurança veicular.
“O Safety Center é hoje um dos mais modernos centros de testes de colisão da companhia e um compromisso com a América do Sul. A marca de mil testes realizados em Betim reflete o nosso compromisso com inovação, tecnologia e, acima de tudo, com as pessoas. A combinação desses fatores permitiu à Stellantis antecipar o futuro para os consumidores, oferecendo modernidade, desempenho e segurança”, destacou Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.
Knorr-Bremse lança sistema de freios iTEBS X no Brasil
A Knorr-Bremse, líder global em sistemas de freios, lançou o iTEBS X, um sistema eletrônico de freios projetado para reduzir drasticamente o risco de tombamentos e oferecer maior controle para frotistas e motoristas.
Com o lançamento do iTEBS X, a Knorr-Bremse não apenas atende às regulamentações globais, mas também aborda um dos maiores desafios do transporte de cargas no Brasil: a segurança nas estradas. Ao reduzir o risco de tombamentos e oferecer ferramentas avançadas de gestão de frotas, o sistema promete transformar a dinâmica do setor, beneficiando motoristas, empresas e a sociedade como um todo.
GWM lança edição especial do ORA 03 no Brasil
A GWM comemora um ano do lançamento do ORA 03, seu primeiro carro elétrico no Brasil, com uma série especial limitada a 200 unidades chamada Skin Special Edition. Com um preço de R$ 159 mil, a série especial do ORA 03 traz teto solar panorâmico e um visual diferenciado, incluindo carroceria na cor Azul Copacabana, teto e colunas dianteiras pintados de preto e interior com revestimento em couro ecológico preto.
Em termos de equipamentos, mantém a mesma configuração do modelo Skin tradicional, com motor de 171 cavalos de potência, bateria de 48 kW com autonomia de até 310 quilômetros (WLTP), piloto automático inteligente, sete airbags e visão 360° com nove modos de visualização gerados por cinco câmeras.
Tendências do SEMA 2024 impactam customização no Brasil
O SEMA Show 2024, realizado em novembro em Las Vegas, reuniu mais de 160 mil profissionais do setor automotivo, incluindo fabricantes, distribuidores, lojistas e especialistas em design e tecnologia de mais de 140 países. Este evento global de customização e acessórios automotivos apresentou inovações que abrangem desde peças de reposição e ferramentas avançadas até sistemas de personalização e tecnologias de ponta.
Allan Alves, sócio da Custom Lab, empresa brasileira especializada em pinturas especiais e customizações personalizadas, esteve presente no evento com o objetivo de trazer insights valiosos para o mercado nacional. Segundo ele, a feira não é apenas uma exposição de produtos e serviços, mas um espaço onde criatividade, tecnologia e design se conectam para transformar veículos em obras de arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário