Modelo tem versão única e deixa de oferecer opção híbrida
Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação e Sérgio Dias
O modelo que conhecemos e avaliamos durante a última semana foi o Honda ZR-V, modelo que está distante dos líderes do segmento de SUVs médios, como os Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, mas consegue ter mais mercado que os Ford Territory, Volkswagen Tiguan Allspace, BYD Yuan Plus EV, Toyota RV4 e Chevrolet Equinox.
O Honda ZR-V está posicionado no mercado brasileiro acima do HR-V e abaixo do CR-V e é oferecido na versão Touring, equipada com motor 2.0 16V DOHC i-VTEC a gasolina, 161 cavalos de potência e transmissão do tipo CVT, com paddle-shifts para troca de marchas – cadê a versão híbrida, Honda?
Seu design, independente do gosto, é um dos destaques do Honda ZR-V, pois é diferente do padrão dos outros modelos. O conjunto ótico frontal conta com faróis full LED e as lanternas traseiras são amplas.
Na dianteira, a grade é ladeada por tomadas de ar que direcionam o fluxo pelo para-choque e ao redor das rodas dianteiras, melhorando a eficiência aerodinâmica. Um detalhe de relevância estética vem dos limpadores de para-brisa, que se escondem sob a linha do capô quando não estão em uso.
Há também detalhes em preto brilhante aplicados na grade frontal, na região das portas e nos para-choques dianteiro e traseiro. Ainda na parte traseira, o aerofólio dá suave continuidade ao teto. As rodas de liga leve de 17 polegadas conciliam pintura cinza e acabamento diamantado.
No interior o Honda ZR-V o console central flutuante abriga a alavanca de câmbio e o botão do freio de estacionamento. O volante multifuncional regulável em profundidade e altura é revestido em couro, sendo dotado de controles de áudio, telefone e de configuração do veículo no raio esquerdo e do controle de cruzeiro e o seletor de informações do carro no raio direito.
A horizontalidade do painel do ZR-V é evidenciada pelo elemento com textura de colmeia, que cria uma linha divisória entre o sistema multimídia e os controles da climatização, ocultando as saídas de ar que se integram discretamente ao painel.
O painel tem uma tela TFT digital colorida e personalizável de sete polegadas à esquerda e velocímetro analógico à direita. São múltiplas as funções selecionáveis pelo usuário, como configurações do Honda SENSING, informações do veículo e muito mais.
O sistema multimídia, com tela sensível ao toque de nove polegadas, é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, possui botão de volume físico e ícones grandes e fáceis de reconhecer. A estrutura de navegação é simplificada, com menus intuitivos. Uma superfície horizontal plana ocupa a extensão inferior da tela e serve de ponto de apoio para a mão, facilitando a operação por toque com o carro em movimento.
Os ocupantes dos bancos dianteiros desfrutam do sistema de estabilização corporal que oferece apoio lombar e pélvico, e resulta em grande conforto especialmente em longos trajetos. O motorista também dispõe de múltiplos ajustes elétricos no banco. Aqueles que viajam atrás desfrutam de uma estrutura otimizada para proporcionar uma postura relaxante. O revestimento dos bancos é em couro, que pode ser preto ou cinza, dependendo da cor da carroceria.
Especial atenção foi dada à operação dos controles, incluindo força e resposta tátil de botões, hastes de comando e interruptores. Diversas áreas de armazenamento de objetos, ideal para itens como chaves, controles remotos de garagem, garrafas, smartphones e até mesmo tablets e pequenas bolsas estão espalhadas por toda a cabine.
Entre os itens de conforto e bem-estar, podemos destacar o teto-solar elétrico e o sistema de ar-condicionado digital dual zone, enquanto no âmbito da praticidade, o Honda ZR-V oferece chave inteligente Smart Entry, botão start-stop, função Brake Hold, espelho retrovisor interno fotocrômico e exclusivas luzes de leitura eletrostáticas, com acionamento por toque.
Quando o assunto é espaço para bagagem, o porta-malas se caracteriza pela amplitude da tampa de acesso e baixa altura do plano de carga em relação ao solo, o que facilita a acomodação e retirada de itens volumosos ou pesados.
Os encostos dos bancos traseiros são divididos no padrão 60/40, possibilitando versatilidade na acomodação de bagagem. Uma vez rebatidos, os encostos criam um piso plano contínuo, proporcionando um volume de carga total de 1.306 litros até o teto e 885 litros até a linha inferior dos vidros. Com os bancos em posição normal, a capacidade é de 389 litros.
Todos os ocupantes do ZR-V podem carregar seus smartphones simultaneamente. O modelo possui carregador de celular por indução, quatro portas USB-C (duas na dianteira e duas na traseira) e ainda uma USB-A na dianteira.
Para completar a oferta tecnológica, o ZR-V também possui o myHonda Connect, plataforma de conectividade da marca. De uso intuitivo, o sistema entrega informações, segurança e controle do veículo de um modo prático e fácil, conectando o motorista ao seu carro, via aplicativo no smartphone.
O ZR-V será oferecido em sete opções de cores. Três delas são novas no portfólio da Honda: Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Vermelho Adrenalina. As demais são Branco Topázio Perolizado, Preto Cristal Perolizado, Prata Platinum Metálico e Cinza Barium Metálico.
A cor do revestimento interno varia em função da cor da carroceria. Para as cores externas Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Branco Topázio Perolizado, o interior será Cinza Claro. Para as demais cores de carroceria, o revestimento interno será preto.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Grama bem cuidada pode evitar acidentes em rodovias
Uma rodovia bem cuidada, sinalizada e iluminada é capaz de aumentar o conforto e a segurança das pessoas que trafegam por ela. Engana-se, no entanto, quem pensa que o asfalto é o único aspecto que deve ser levado em consideração. As margens, os canteiros e os taludes são fundamentais não apenas para garantir a beleza do cenário, mas principalmente para evitar acidentes e um item se torna de extrema importância: a grama.
“O gramado, quando colocado e mantido da forma correta, é imprescindível para assegurar a visibilidade aos motoristas, sobretudo em curvas, evitar a propagação de incêndio e manter animais sempre à vista”, explica Éder Pires, engenheiro agrônomo e responsável técnico de vendas da Itograss.
Stellantis abre novas vagas para o Programa de Estágio 2024
A Stellantis abriu as inscrições para a 3ª rodada do Programa de Estágio 2024, que nesta nova etapa oferece mais de 200 vagas para as cidades de Betim, Belo Horizonte, Nova Lima e Itaúna (Minas Gerais), Goiana, Jaboatão e Recife (Pernambuco), Brasília (DF), São Paulo (São Paulo) e Porto Real (Rio de Janeiro).
Os interessados podem ser inscrever até o dia 12 de agosto no site https://www.estagiostellantis2024.com.br/ e os selecionados começarão o programa em setembro/outubro de 2024. Além disso, é necessário previsão de formação entre 2025 e 2027 (conforme modalidade do curso).
General Motors anuncia a produção de modelo inédito no Brasil
A General Motors América do Sul anunciou que a empresa vai investir R$ 1,2 bilhão no complexo industrial de Gravataí-RS para a produção de um novo veículo Chevrolet em um segmento ainda não explorado pela marca no Brasil.
“Este novo carro será lançado em 2026 no Brasil e posteriormente exportado para a região, com o propósito de ampliar a linha Chevrolet. A escolha de Gravataí é estratégica por ser uma fábrica preparada para a produção em alto volume e reforça o nosso compromisso com o Estado do Rio Grande do Sul”, explica Santiago Chamorro, presidente da General Motors América do Sul.
BMW X2 chega ao Brasil com design mais esportivo
A BMW apresentou para o mercado brasileiro o novo X2, que agora ficou maior e chega oferecido na versão xDrive20 M Sport, com preço a partir de R$ 388.950,00, mais portente e um amplo pacote de tecnologia.
O novo BMW X2 xDrive20i usa um motor BMW TwinPower Turbo 2.0 litros, quatro cilindros em linha, de 204 cavalos de potência e 300 Nm de torque. O câmbio é Steptronic automático de sete velocidades. Com esse conjunto o BMW X2 xDrive20i acelera de 0 a 100km/h em apenas 7,4 segundos e a velocidade máxima é de 231 km/h.
Mitsubishi desenvolve no Brasil a Triton Ultimate Racing
A HPE Automotores, representante oficial da Mitsubishi Motors no Brasil, em parceria com a Spinelli Racing, está desenvolvendo em solo brasileiro a picape Triton Ultimate Racing, um carro de rally raid do mais alto nível, apto a competir na principal categoria das mais importantes provas do circuito mundial de Rally Raid, como o Sertões e o Dakar.
“As competições de rally são o nosso melhor laboratório para desenvolvimento de sistemas e tecnologias para os veículos Mitsubishi Motors vendidos em todo o país. Esse projeto está nos dando um vasto conhecimento para o desenvolvimento dos nossos modelos para os consumidores em geral, em especial os do agronegócio, que usam tudo aquilo que a linha de picapes Mitsubishi Motors oferece”, explica Mauro Luis Correia, CEO da HPE Automotores.
“Cachacinha” foi o primeiro carro a etanol fabricado em série no mundo
Em 1979, mais precisamente no dia 05 de julho daquele ano, a Fiat do Brasil entrava para a história com o lançamento do primeiro carro movido a etanol produzido em série do mundo, o 147.
“O Fiat 147 é um ícone que marcou a vida de milhares de brasileiros. Mais do que isso, ele entrou para a história da indústria automotiva ao ser o primeiro modelo com motor a etanol no mundo produzido em série. Seu legado se estende até hoje com a tecnologia dos motores flex, que está presente na maioria da frota brasileira de veículos leves”, destaca Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.
Cotações de seguros de carros elétricos cresce em 2024
Entre abril de 2023 a maio de 2024 houve um aumento de mais de 800% na procura de seguros para carros elétricos no Brasil, de acordo com dados coletados pela Agger, plataforma de gestão e cotações de seguros.
“Com a mudança de comportamento do consumidor, que está cada vez mais atento às questões sustentáveis, temos uma crescente adoção de veículos elétricos e, consequentemente, surge a necessidade de seguros específicos para esse tipo de veículo”, aponta Gabriel Ronacher, CEO da Agger.
Mercedes-Benz E 300 2025 ganha configuração exclusiva para o Brasil
A Mercedes-Benz apresenta uma configuração exclusiva para o mercado brasileiro do sedã Classe E 300 Exclusive, que conta com o sistema de serviços online Mercedes me Connect, motor 4 cilindros em conjunto com o sistema eletrificado híbrido leve de 48V.
“O Classe E é um sucesso em todos os mercados onde nossa marca está presente. Essa nova configuração se alinha aos desejos de nossos clientes por um automóvel tecnologicamente avançado e amplamente conectado”, afirma Gabriel Valadão, Head de Vendas Automóveis da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.
Linha Haval H6 2025 ganha o serviço Assinatura GWM
A GWM Brasil apresentou o Assinatura GWM, disponível para a linha Haval H6 2025 com planos competitivos em relação ao que já é oferecido no mercado: a partir de R$ 4.389, para o HEV2.
“Esse é o primeiro passo para quem vai entrar no mundo da eletrificação. Ou seja: quem ainda não decidiu comprar um veículo híbrido ou elétrico vai encontrar no Assinatura GWM um modo seguro e confiável para conhecer e vivenciar a experiência do dia a dia com esses produtos”, afirma Alexandre Oliveira, Diretor de Vendas e Desenvolvimento de Rede da GWM Brasil.
Volkswagen Argentina inicia produção da terceira geração da Amarok
A Volkswagen Argentina iniciou a produção da terceira geração da Amarok, na fábrica de General Pacheco revelou as primeiras imagens da picape que será comercializada no Brasil.
“Quem já teve a experiência de dirigir uma Amarok sabe como a entrega de dirigibilidade e potência são características exclusivas da Volkswagen e se assemelham a um SUV. Com a Nova Amarok, vamos reforçar essa marca registrada do carro, o nosso compromisso com a região e abrir uma nova etapa para a Amarok, ainda mais moderna, segura e pronta para qualquer aventura”, diz Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen Região América do Sul.
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