5 de junho de 2024

Casa Fiat de Cultura apresenta exposição “A forma como variável”




Artista carioca Mozileide Neri proporciona ao público uma experiência multissensorial e interativa


A relação entre a superfície e o espaço geométrico é a base dos estudos da artista plástica Mozileide Neri, que estará em cartaz na Casa Fiat de Cultura com a exposição “A forma como variável”, escolhida no 7º Programa de Seleção da Piccola Galleria.

A mostra apresenta mais de 340 colagens, compostas pela coexistência dos diferentes campos de cor em sobreposições de camadas cromáticas, com a criação de elementos e formas irregulares. As obras apresentam superfícies de diversas texturas e cores, construídas para a interação sensorial de todos os públicos. Toda a programação é gratuita.

Essa exposição nasce a partir de uma pesquisa sobre acessibilidade cultural. A variação cromática e tátil se baseia na técnica de colagem e apresenta uma vasta representação de formatos figurativos e abstratos, produzidos por meio da utilização de cores reaproveitadas de embalagens de diversos produtos, impressas sobre papéis de gramaturas altas.

Mais do que um recurso, a acessibilidade é um conceito evidenciado na expografia


Algumas obras poderão ser tocadas, enquanto outras apresentarão experiências olfativas (uma obra tem glicerina) e sonoras (uma das obras terá sementes no interior, que produzem barulho com o movimento).

Mais do que um recurso, a acessibilidade é um conceito evidenciado na expografia, que também contará com legendas em fonte ampliada e braille e um vídeo em Libras.

Em “A forma como variável” o público poderá vivenciar experiências multissensoriais, investigando as diversas texturas que não são percebidas no campo visual. “A ideia é que o visitante consiga perceber a origem do material e experimentar o toque a partir da ponta dos dedos – algo que os videntes normalmente não conseguem”, explica Mozileide Neri.

Ela destaca, ainda, que a exposição permite vários percursos, sempre tentando entender o que é uma forma. “Sempre tento provocar, mas não dou muitas respostas. Quero que o visitante tenha várias percepções e crie diferentes conexões a partir do que ele ver na galeria.”

O trabalho tem um diálogo próximo com as obras de Lygia Clark, Lygia Pape e Maria Leontina, seja nas linhas retas, nas ideias experimentais ou nas formas geométricas. Para a historiadora de arte Anamaria Silva, que assina o texto curatorial da exposição, as configurações não definidas, inventivas, orgânicas e irregulares nos provocam a criar outras percepções sobre elas. “É preciso percorrer cada tonalidade, perceber as modulações. É necessário variar o olhar.” As obras apresentam pequenos formatos e poderão ser percebidas tanto de forma individual, quanto em conjunto, com toda a ocupação da galeria.

Serviço


Exposição “A forma como variável”, de Mozileide Neri, na Casa Fiat de Cultura

Período expositivo: 28 de maio a 14 de julho de 2024

Visitação presencial: terça-feira a sexta-feira das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (exceto segundas-feiras)

Tour virtual no site: www.casafiatdecultura.com.br

Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Circuito Liberdade

Horário de Funcionamento

Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h

Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h

Informações


casafiatdecultura@stellantis.com

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram: @casafiatdecultura

Twitter: @casafiat YouTube: Casa Fiat de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Safári oferece experiência gastronômica de alto luxo

O Cheetah Plains adapta seu oferecimento aos diversos paladares e restrições dos viajantes Lar de um dos safáris mais exclusivos e sustentáv...