Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias
O Volkswagen Nivus, SUV que ampliou o portfólio da fabricante alemã no Brasil, além de contribuir com o avanço da marca nesse importante segmento no mercado brasileiro, foi o modelo que passou pela nossa garagem durante a última semana.
Lançado em 2020 e mesmo com menos de um ano de vendas, foi líder de vendas, feito que repetiu em 2021. Já em 2022, quando passou a ter a concorrência do Fiat Pulse, ficou na segunda posição. Mas, já em 2023 voltou a liderança e segue na dianteira em 2024, considerando os resultados de emplacamentos nos dois primeiros meses do ano.
Para seguir na liderança, que agora também vai contar com o estreante Renault Kardian, a linha Volkswagen Nivus 2024 é oferecida nas versões de entrada Comfortline 200 TSI e a topo Highline 200 TSI.
Ambas são equipadas com o motor 200 TSI de três cilindros, flexfuel e com injeção direta de combustível, com 128 cavalos de potência máxima e 20,4 m.kgf (200 Nm) de torque quando abastecido com etanol e transmissão automática de seis velocidades.
Os grandes destaques da versão de entrada Comfortline 200 TSI 2024 são os seis airbags, sendo dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina; a câmera para auxílio em manobras em marcha a ré; e os faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada; e o painel de instrumentos digital 8".
Já a versão topo Highline 200 TSI 2024 é mais e tem como grandes destaques o ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura "Climatronic"; o ACC – Controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência e monitoramento frontal; e os faróis de neblina em LED com função "Cornering Light".
Além disso a versão topo vem com instrumento combinado digital “Active Info Display’, as rodas de liga leve 17" Design Cassino e o volante multifuncional em couro com "shift-paddles".
No design a linha Volkswagen Nivus 2024 conta com linhas marcantes, como a queda rápida e fluida da coluna ‘C’. Na lateral, o modelo tem um perfil cupê bastante característico e rodas com desenho exclusivo. Os protetores de para-lamas contribuem para um conjunto harmonioso, com uma pegada mais esportiva.
Na parte frontal os faróis são conectados com uma grade e linhas marcadas no capô. Os faróis de LED, o DRL de LED e os faróis de neblina também de LED conferem uma identidade visual para o modelo, com iluminação precisa e eficiente em todas as condições de uso.
Na parte traseira um elemento horizontal une as lanternas de LED, formando uma peça única e extremamente elegante. As lanternas começam na tampa traseira e se prolongam até parte da lateral, em uma junção única de estética e funcionalidade. Na parte superior, um spoiler integrado à tampa traseira provoca um efeito de prolongamento do teto, um detalhe essencial para definir o estilo cupê e esportivo do modelo.
Internamente a linha Volkswagen Nivus 2024 oferece espaço para até cinco ocupantes com seus 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura, 1.493 mm de altura e 2.566 mm de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 415 litros e a abertura da tampa do porta-malas pode ser feita por um dos ‘botões virtuais’ do VW Play.
A central multimídia VW Play conta com tela de dez polegadas de altíssima resolução, sensível ao toque, antirriscos, com botões virtuais e oferece não somente os mais modernos recursos de conectividade, mas também garante uma série de serviços e streaming.
Aliado ao painel digital, o VW Play cria duas grandes ilhas digitais no Volkswagen Nivus. São duas telas de dez polegadas interligadas, oferecendo conectividade e entretenimento com uma interface intuitiva, lógica, inteligente e moderna, que pode ser comandada pelos botões no novo volante.
O VW Play oferece ainda Manual Cognitivo integrado ao veículo, capacidade para ler praticamente todos os formatos de mídia, excelente qualidade de áudio e incrível capacidade de conectividade com smartphones Android e Apple.
O Volkswagen Nivus vem equipado com detector de fadiga, ISOFIX e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro, abertura das portas e partida do motor sem contato com a chave, ESC – Controle Eletrônico de Estabilidade, HHC – auxílio de partida em rampas e câmera de marcha-à-ré.
O modelo também conta com o AEB – Autonomous Emergency Brake, recurso que ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, completamente uma colisão.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Nissan desenvolveu e testa sistema estacionário de geração de energia movido a bioetanol
A Nissan Motor Co. Ltd. anunciou que desenvolveu um sistema estacionário movido a bioetanol capaz de gerar energia com alta eficiência. Os testes foram iniciados na fábrica da Nissan em Tochigi, no Japão, para aumentar a capacidade de geração de energia com a meta de cobrir a totalidade das operações a partir de 2030.
Em 2016, a Nissan se tornou a primeira montadora de automóveis no mundo a criar um sistema de propulsão veicular movido por uma célula de combustível de óxido sólido (SOFC) alimentada por bioetanol. Agora a fabricante está demonstrando o prosseguimento e ampliação da sua experiência no desenvolvimento da tecnologia SOFC em sistemas estacionários de geração de energia, reforçando todo o potencial desse sistema para diferentes usos.
Fiat reduz preço e linha flex da Toro parte de R$ 146.990,00
A Fiat reduziu em até R$ 10 mil o preço público de toda a linha flex da Toro, mantendo sua lista de itens de série, ou seja, nenhum conteúdo foi alterado com o reposicionamento de preço.
As versões que receberam a atualização no preço são a Endurance, Freedom e Volcano equipadas com motor turbo 270. A Endurance ficou R$ 6 mil mais barata, enquanto as duas versões topo de linha da gama flex da picape, Freedom e a Volcano, tiveram redução de R$10 mil no preço público.
Hyundai entrega maior capacidade de carga da categoria com a linha HR
A Hyundai apresentou a nova linha HR, que produzido no Brasil apresenta itens como seleção de tração 2WD/4WD, DRL, ESC e adequação aos níveis de emissões determinados pelo Proconve L7. Com capacidade de carga útil de 2.004 quilos, o modelo é equipado com motor 2.5 litros Turbo Diesel, capaz de fazer 10,2 km/l, combinado a transmissão manual de seis velocidades e torque máximo de 26 kgfm.
Freios ABS, faróis de milha de e airbags para motorista e passageiro também estão contemplados na atual configuração, já equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e sistema de som. No painel de instrumentos com display de 3,5 polegadas o condutor conta com sistema de proteção contra descarga de bateria, odômetro digital com duas medições e relógio digital.
General Motors comemora 65 anos do complexo industrial em São José dos Campos
A General Motors comemora 65 anos do complexo industrial em São José dos Campos, inaugurado em março de 1959 e que produziu desde então mais de seis milhões de veículos e 30 milhões de motores e transmissões.
Com 2,7 milhões de m² de área total e 500 mil m² de área construída, o local é um dos maiores do Brasil com seis fábricas que concentram a produção da picape S10 e do SUV Trailblazer, ambos da marca Chevrolet, além de transmissões manuais, motores quatro cilindros e outros componentes.
Mercedes-Benz utiliza projeto inovador para realizar crash test
A Mercedes-Benz, em conjunto com o Instituto Fraunhofer de Dinâmica de Alta Velocidade, realizou o primeiro crash test de Raio-X do mundo com um automóvel real. A bordo estava um Dummy SID II com uma anatomia feminina, especialmente projetado para testes de impacto lateral.
Esta demonstração de tecnologia nas instalações de pesquisa de colisão da EMI – Instituto Ernst Mach mostrou que a tecnologia de Raio-X de alta velocidade pode ser usada para visualizar processos de deformação interna altamente dinâmicos. Deformações anteriormente invisíveis e seus processos exatos tornam-se transparentes. As inúmeras imagens de alta resolução permitem uma análise precisa.
BMW amplia família iX1 com a versão eDrive20 X-Line
O BMW Group amplia sua oferta de veículos elétricos no Brasil com o novo BMW iX1 eDrive20 X-Line, modelo fabricado na Alemanha e que tem um design semelhante ao do X1 X-Line a combustão, incluindo acabamentos externos em prata acetinado.
O BMW iX1 eDrive20 X-Line é movido por um motor, montado no eixo dianteiro, com potência de 204 cavalos e um torque total de 250 Nm. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100km/h em 8,6 segundos. Sua autonomia é de até 332 quilômetros de alcance, de acordo com o PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro.
Ford Explorer 2025 chega no seguindo trimestre com a participação da engenharia brasileira
A Ford vai iniciar a venda do Explorer 2025 no segundo trimestre nos Estados Unidos, renovando o SUV mais vendido de todos os tempos da América do Norte, que chega com três fileiras de bancos e sete lugares. O novo Explorer será oferecido nas versões Active, de entrada, ST-Line, com visual esportivo, ST, de alto desempenho, e topo de linha Platinum, com motor 2.3 EcoBoost ou 3.0 V6 EcoBoost, de 400 cavalos.
A engenharia brasileira participou do desenvolvimento de vários itens do SUV, trabalhando em parceria com o time dos Estados Unidos. A renovação do modelo é mais um exemplo da capacidade do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil, instalado na Bahia, que hoje responde pela criação e aprimoramento de um terço das funcionalidades embarcadas nos veículos Ford ao redor do mundo.
Iveco Bus oferece website para prefeituras escolherem modelos do Caminho da Escola
A Iveco Bus lançou um website com informações detalhadas sobre os modelos 10-190, ônibus Rural Escolar 2, para 44 alunos + motorista, e 15-210, ônibus Rural Escolar 3, para 59 alunos + motorista, disponíveis pelo programa.
Acessando o endereço www.ivecobus.com.br/caminhodaescola/, prefeituras de todo o país tem acesso à dados, fotos, fichas técnicas e prazos estimados de entrega dos produtos, que garantem acesso seguro e permanência dos alunos em escolas públicas, evitando a evasão escolar.
Pirelli faz inauguração e anuncia investimentos no Brasil
A Pirelli anunciou investimento de R$ 200 milhões no Brasil, previsto no seu plano industrial em novas estruturas para consolidar e fortalecer a posição estratégica da marca na América Latina, impulsionando a inovação e contribuindo para o desenvolvimento econômico do setor automotivo da região.
Além do anúncio, a Pirelli inaugurou os laboratórios do maior Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia na América Latina. Os núcleos de engenharia da empresa estão aptos a realizar os testes mais exigentes da indústria mundial de pneus, tanto indoor, com máquinas e robôs que analisam desde a resistência dos componentes até a durabilidade dos pneus, quanto os de materiais físico-químicos, que abrangem processos como, por exemplo, a análise de propriedades térmicas e dos materiais utilizados na fabricação.
Confira mais fotos do Volkswagen Nivus 2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário