1 de dezembro de 2023

Hyundai comemora uma década de sucesso do HB20S




Sedã está entre os mais vendidos do segmento e é oferecido em seis versões com duas opções de motorização

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias

O Hyundai HB20S, modelo que passou pela nossa garagem durante a última semana, fez sua estreia no mercado brasileiro em 2013 e desde então vem apresentando bons resultados de vendas, mantendo-se entre os mais vendidos do segmento há alguns anos.


Considerando apenas os últimos quatro anos, em 2020 o modelo foi o quinto sedã compacto mais vendido, com 24 mil unidades. Em 2021 houve um salto para a quarta posição, com o crescimento no número de emplacamentos para 25,8 mil unidades.

Em 2022 o modelo manteve a quarta posição com 25,5 mil emplacamentos e agora em 2023, seus emplacamentos até o mês de outubro já somam 23,9 mil unidades e, portanto, deve fechar o ano com o melhor resultados desde 2020 – o melhor ano do sedã foi em 2014, com 59,9 mil emplacamentos.



A linha Hyundai HB20S 2024 é oferecida em seis versões: Comfort Plus 1.0 MT, Limited Plus 1.0 MT, Comfort Plus 1.0 TGDI AT, Platinum 1.0 TGDI AT, Platinum Safety 1.0 TGDI AT e Platinum Plus 1.0 TGDI AT.

As versões Comfort Plus 1.0 AT e Limited Plus 1.0 AT são equipadas com o motor Kappa 1.0 aspirado flex, que em conjunto com a transmissão manual de cinco velocidades entrega potência de 80 cavalos.

As outras quatro versões são equipadas com o motor turbo Kappa 1.0 TGDI flex, evolução da versão aspirada tradicional, que em conjunto com a transmissão automática de seis velocidades entrega potência de 120 cavalos.




Na dianteira a grade conta com elementos paramétricos, faróis com DRL de série e opção em LED, para-choque que abriga as luzes de seta e para-lamas e capô mais horizontais.

A traseira traz lanternas integradas que cruzam o carro de lado a lado. Destaque para a harmonia entre o para-choque, as lanternas traseiras em LED, as luzes de seta e de ré posicionadas na lanterna e o design da tampa do porta-malas. As rodas de liga leve de 16” contam com acabamento diamantado e vêm com design específico.

O sedã conta com o sistema Hyundai Bluelink, central multimídia blueMedia, que traz tela de oito polegadas, conectividade sem fio com smartphones via Google Android Auto ou Apple Car Play e botão para acionamento do comando de voz no volante.

O Supervision Cluster, disponível em algumas versões, é um painel de instrumentos totalmente digital, colorido e interativo, que disponibiliza três opções de cor de fundo para escolha do motorista e a configuração personalizada de itens de segurança e conforto.





Com a partida remota do motor é possível ligar o motor e climatizar o carro à distância, usando a chave presencial. A chave presencial também permite o travamento e destravamento das portas por aproximação, com o toque de um botão na maçaneta, e a partida do motor por botão no painel.

Também estão disponíveis alavancas para troca de marchas no volante e o sistema Stop & Go (ISG), que liga e desliga o motor automaticamente em situações de parada no trânsito para reduzir o consumo de combustível e as emissões.

O modelo ainda vem com três entradas USB, sendo uma delas Tipo A, para transmissão de dados para a central multimídia, e as outras duas Tipo C para carregamento rápido de bateria, das quais uma está disponível para os passageiros traseiros. Também há opção de carregamento por indução (sem fio) da bateria do celular no console central.

Controle de cruzeiro e limitador de velocidade é de série para toda a linha. E opcional em algumas versões o sedã conta com os recursos de câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e a função de acendimento automático dos faróis.

Todas as versões da linha Hyundai HB20S 2024 contam com seis airbags, com destaque para os de cortina laterais. Também fazem parte da lista padrão: freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração (ESP e TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e assistente de partida em rampa (HAC).

Dentro da cabine, completam o pacote comum a todas as versões os cintos de três pontos para todos os ocupantes, apoios de cabeça nos assentos dianteiros e traseiros com regulagem de altura, ISOFIX, desembaçador do vidro traseiro, travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h, trava de segurança para crianças nas portas traseiras e destravamento automático das portas em caso de acidente.

Notas Rápidas, por Sérgio Dias

“Volkswagen Classic Parts” chega ao mercado brasileiro

A Volkswagen do Brasil lança o seu Certificado de Veículos Clássicos, documento que tem preço de R$ 500,00, mais o frete e entrega em todo o mundo, e reconhece as características de produção de modelos clássicos fabricados em território nacional.

O certificado também fornece dados originais de produção, que podem ser úteis para preservar e restaurar os veículos da marca. Trata-se de uma autêntica certidão de nascimento, emitida sempre no nome do atual proprietário do clássico.

BYD ultrapassa a marca de seis milhões de unidades fabricadas

A BYD alcançou um marco histórico ao ultrapassar a marca de seis milhões de unidades fabricadas. O veículo que simbolizou a marca foi o SUV super híbrido FANGCHENGBAO BAO 5, submarca da BYD, e saiu da fábrica de Zhengzhou, na China.

Além da BYD com a linhas Dynasty e Ocean, a empresa também é dona das marcas FANGCHENGBAO, Denza e Yangwang. O ritmo acelerado de produção dos veículos é para atender à demanda global pelos carros elétricos e híbridos, que cresce exponencialmente e estabelece novos padrões de referência na indústria automotiva.

Royal Enfield apresenta a renovada touring Himalayan

A Royal Enfield lançou a touring Himalayan, que já está disponível para reservas no varejo na Índia, para toda a Europa a partir de abril de 2024 e sem data prevista no mercado brasileiro.

A nova Himalayan é equipada com o novo motor Sherpa de 452 cc e uma nova caixa de câmbio de seis marchas e a função ride-by-wire, que oferece entrega otimizada para terrenos desafiadores.

Mercedes-Benz une belo design e motorização eletrificada no GLC 300 4MATIC SUV

A Mercedes-Benz apresentou para o mercado brasileiro o GLC 300 4MATIC SUV, agora equipado com um novo motor eletrificado e que traz como destaque um novo design exterior, mais jovial e esportivo em combinação com um interior ainda mais luxuoso e tecnológico.

O GLC 300 4MATIC SUV é equipado com o motor 4 cilindros em linha que gera 258 cavalos de potência e utiliza a tecnologia hibrida leve, o que inclui um gerador de partida integrado de segunda geração (ISG) e um sistema elétrico de bordo de 48 volts..

Mitsubishi e Spinelli Racing apresentam o Eclipse Cross R

A Mitsubishi Motors e a Spinelli Racing apresentam o Eclipse Cross R, modelo de competição totalmente preparado para disputar a temporada 2024 da Mitsubishi Cup, rally cross country de velocidade promovido há mais de 20 anos.

Sua tração integral nas quatro rodas traz o mesmo DNA do lendário Lancer Evolution, com algumas adaptações para competição. O motor é o mesmo 1.5 turbo a gasolina da versão de rua e desenvolve 172 cavalos a 5.700 rotações.

Citroën amplia o espaço interno da linha C3 Aircross 2024

A Citroën apresentou a linha C3 Aircross 2024, SUV produzido no Polo Industrial de Porto Real (RJ), opção de sete lugares e três versões. Por enquanto, apenas a versão de cinco lugares será comercializada, com preço a partir de R$ 109.990,00.

Todas as versões são equipadas com motor Turbo 200. São até 130 cavalos de potência com etanol e 200 Nm. Esse conjunto está sempre atrelado ao câmbio automático CVT de sete marchas e três modos de condução.

Porsche apresenta a linha Panamera 2024 mais digital, luxuosa e eficiente

A Porsche renova o Panamera na linha 2024, caracterizada por uma gama mais ampla de recursos digitais e novo design. No Brasil, as pré-vendas do modelo devem ser iniciadas somente em 2024, em data ainda sob definição.

A marca alemã oferece um total de quatro powertrains E-Hybrid para a linha Panamera 2024, em resposta à alta demanda por esse tipo de sistema de propulsão. Todas as variantes E-Hybrid se beneficiam de maior desempenho, autonomia e eficiência.

Volvo Construction Equipment lança a escavadeira EC350DL no Brasil

A Volvo Construction Equipment lança a escavadeira EC350DL no Brasil, modelo destinado para os segmentos de pedreiras, obras de infraestrutura pesada e mineração.

A nova escavadeira incorpora tecnologias de ponta, que inclui um sistema hidráulico ágil, o motor Volvo D8 com alta eficiência de combustível e o exclusivo modo ECO, também da Volvo. A EC350DL tem tempos de ciclos rápidos, alto poder de escavação e baixo consumo de combustível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Stellantis aposta em motor híbrido com tecnologia brasileira

SUVs da Fiat Pulse e Fastback ganham versões com o novo motor T200 Hybrid Texto: Sérgio Dias Fotos: Divulgação e Mateus Dias Fomos convidado...