Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias
Embora os olhos do consumidor nos últimos anos esteja muito mais nos SUVs, o segmento dos sedãs compactos tem mostrado uma evolução significativa, com modelos cada vez mais eficientes, como o Honda City Sedã 2024, que tive a oportunidade de conhecer e avaliar durante a última semana.
A linha Honda City Sedan 2024 é oferecida em três versões: EX, EXL e Touring, tendo pequenas mudanças no design, mas mantendo o gigante desafio de seguir atendendo o seu público e, talvez o mais difícil, atender os órfãos do Civic.
As vendas do sedã foram positivas em 2022, quando saiu da décima posição do ano anterior e fechou como o quinto modelo do segmento mais emplacado, com 22,1 mil unidades, atrás apenas dos Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos, Volkswagen Voyage e Hyundai HB20S – a frente dos concorrentes Toyota Yaris e Volkswagen Virtus.
Nesse ano, até o mês de outubro o modelo caiu para a sexta posição com apenas 10 mil unidades emplacadas, bem atrás do Toyota Yaris com 16,1 mil e Volkswagen Virtus com 21 mil. Os líderes do segmento são o Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos e fechando o pódio ao Hyundai HB20S.
Talvez a falta de opção de uma motorização turbo esteja impactando as vendas da linha Honda City Sedan. Não que o motor flex aspirado de 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC, com potência máxima de 126 cavalos independente do combustível seja ruim, pelo contrário.
O câmbio CVT também equipa todas as versões, assim como a simulação de sete marchas por meio de paddle shifts no volante e faz o modelo rodar na cidade 9,2 km/l com etanol e 13,1 km/l com gasolina e na estrada de 10,5 km/l com etanol e 15,2 km/l com gasolina, de acordo com o PBE – Programa Brasileiro de Etiquetagem.
Com carroceria longa, larga e baixa o Honda City Sedan tem faróis e lanternas de LED, com layout de aspecto high-tech. Na versão Touring, os faróis são full LED, com luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto, DRL e faróis de neblina em LED.
As demais versões contam com DRL de LED e bloco óptico principal com projetor. As lanternas são as mesmas em todas as versões, com LED nas luzes de posição e de freio.
As rodas são de liga leve com aro de 16 polegadas em todas as versões. Elas mesclam acabamento frontal diamantado e pintura na cor preta. Os retrovisores externos estão mais recuados em relação as outras gerações, e fixados na porta, o que resulta em grande melhora no campo de visão.
No interior, todas as versões são equipadas com um painel amplo e fácil visualização das informações. Uma nova tecnologia antifadiga foi adotada nos bancos para melhorar o suporte do corpo, evitando o esforço constante para a retomada do posicionamento ideal, que é justamente o que traz a sensação de cansaço.
Todas as versões trazem botão de partida do motor, sistema de destravamento por proximidade da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital, nova central multimídia touchscreen de oito polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio e câmera de ré multivisão.
A partir da versão EXL, estão disponíveis também sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro, painel digital TFT de oito polegadas multiconfigurável, ar-condicionado digital e automático e função de travamento das portas por aproximação da chave. A versão Touring conta ainda com sensores de estacionamento dianteiros e espelho retrovisor fotocrômico.
Pessoas de elevada estatura viajam confortavelmente no banco traseiro, ainda que, na dianteira, também estejam dois adultos altos. O porta-malas, com volume de 519 litros, está acima da média do segmento.
A linha Honda City é equipada com o SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista da marca. Baseado nas imagens captadas por uma câmera de visão ampla e de longa distância, instalada na parte central e superior do para-brisa, tem funções de ACC – Controle de cruzeiro adaptativo, CMBS - Sistema de frenagem para mitigação de colisão, LKAS - Sistema de assistência de permanência em faixa, RDM - Sistema para mitigação de evasão de pista e AHB - Ajuste automático de farol.
Além disso, todas as versões contam outros dispositivos de segurança, dentre os quais se destacam: assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência (ESS), seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva ACE, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, alerta de baixa pressão dos pneus, câmera de ré multivisão, entre outros.
O LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível nas versões EXL e Touring.
As cores disponíveis para o modelo são: Branco Tafetá (pintura sólida); Azul Cósmico, Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas); e Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas). Exclusivamente na versão Touring, nas cores Branco Topázio, Cinza Barium e Azul Cósmico, o interior será de couro claro. Para as demais cores, o couro será preto.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Toyota atinge produção global de 300 milhões de carros
Após 88 anos e dois meses de produção a TMC – Toyota Motor Corporation atingiu a marca de 300 milhões de carros produzidos globalmente, incluindo os números de produção de setembro de 2023.
Desse total, 180,52 milhões foram produzidos no Japão e 119,6 milhões em plantas espalhadas pelo mundo, inclusive aqui no Brasil. O modelo com maior produção é o Corolla, com a família alcançando 53,399 milhões desde o seu lançamento.
Mercedes-Benz amplia portfólio de elétricos no Brasil com o EQE 300 SUV
A Mercedes-Benz inicia no Brasil a comercialização do elétrico EQE 300 SUV com preço a partir de R$ 698.900,00. O modelo é equipado com um motor elétrico de 245 cavalos de potência no eixo traseiro e tem autonomia de 367 quilômetros.
Para recuperar energia, o condutor não precisa pressionar o pedal de freio, pois é possível dirigir com apenas um pedal. Graças ao ECO Assist, o EQE 300 SUV também desacelera automaticamente até parar quando detecta veículos à frente, por exemplo, em semáforos.
Honda confirma a Sahara 300 no mercado brasileiro ainda nesse mês de novembro
A Honda confirma a chegada de um importante lançamento para o mercado brasileiro em 2023: trata-se da Sahara 300, um novo modelo para o segmento trail que mescla um nome de grande sucesso do passado à relevantes inovações técnicas e de design.
A Sahara 300 é uma motocicleta cujo conceito prevê a utilização multiuso. É genuína herdeira de modelos que, desde o início dos anos 1980, ocuparam um lugar muito importante no lineup da marca no Brasil, tais como a XL 250R, XLX 350R, a NX 350 Sahara, da qual resgata o nome, e, mais recentemente, a XRE 300.
Ford estreia no Rali Dakar 2024 com a Ranger Raptor T1+
A Ford confirmou que vai disputar pela primeira vez o Rali Dakar em 2024 com a Ranger Raptor T1+, versão especial da picape.
O modelo foi construído pela Ford Performance junto com a M-Sport e a Neil Wooldridge Motorsport (NWM), seus parceiros de longa data, para atender os regulamentos da classe T1+ do Dakar, que no próximo ano será realizado na Arábia Saudita, de 5 a 19 de janeiro de 2024.
Volkswagen ID. Buzz entra no serviço VW Sign & Drive
A Volkswagen do Brasil anuncia a chegada do ID. Buzz, modelo elétrico e já popularmente conhecido como “nova Kombi”, apenas pelo programa de assinatura VW Sign&Drive, com franquia de até 3.100 quilômetros e preço a partir de R$ 12.990,00 por mês.
Sua chegada coroa a comemoração dos 70 anos da Volkswagen no Brasil, por isso, sua versão Pro chega em lote limitado especial com 70 unidades nas cores metálicas Azul Starlight e a tradicional “saia e blusa” Branco Candy & Amarelo Pomelo.
John Deere lança no Brasil a retroescavadeira 310 P
A John Deere traz ao mercado brasileiro a retroescavadeira 310 P, com motor eletrônico que oferece potência, conforto e tecnologia.
Com performance aprimorada, seu ciclo de carregamento de caminhão está cerca de 3% mais rápido. Além disso, o motor eletrônico de 4.5 L proporciona uma resposta ainda melhor com uma redução de combustível de 11%.
Audi lança no Brasil série especial dos novos Q3 e Q3 Sportback
A Audi anuncia o lançamento no mercado brasileiro da série especial Anniversary Edition dos novos Q3 e Q3 Sportback.
Com motorização turbo de 231 cavalos, a versão é limitada a apenas 100 unidades, é baseada na top de linha Performance Black, tem preço a partir de R$ 372.990,00 e foi projetada em comemoração ao primeiro ano de produção do modelo na fábrica da marca em São José dos Pinhais, Paraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário