Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias
Apresentado no Brasil em agosto de 2021, a linha Jeep Commander, que o Blog Alpha Lazer teve a oportunidade de conhecer e avaliar tinha inicialmente duas versões: Limited e Overland. Agora em 2023 a marca ampliou a oferta do modelo com a versão de entrada Longitude.
As três versões lideram o segmento de SUV com setes lugares, tendo como principais concorrentes os modelos com base de monobloco Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport e Chevrolet Trailblazer e os de carroceria sobre longarinas Caoa Chery Tiggo 8 e Volkswagen Tiguan Allspace, que deixou de ser comercializado no País.
Comparando os resultados de 2023, a linha Jeep Commander emplacou no primeiro semestre 10,5 mil unidades, o Toyota SW4 6,9 mil unidades, Caoa Chery Tiggo 8 3,7 mil unidades e o Chevrolet Trailblazer 876 mil unidades e Mitsubishi Pajero Sport 876 unidades.
Se formos ver os resultados de 2022, um ano cheio, o Jeep Commander teve 22,3 mil unidades emplacadas, Toyota SW4 13,7 mil unidades, Caoa Chery Tiggo 8 10,4 mil unidades, Chevrolet Trailblazer 3,2 mil unidades e Mitsubishi Pajero Sport 1,9 mil unidades.
Portanto o que falamos aqui na coluna, quando a Jeep lançou a linha Commander, que o seu desafio era liderar o segmento de SUV com sete lugares, já foi atingido e com relativa folga.
A linha Jeep Commander pode ser equipada com motorização turbo flex ou turbo diesel, ambas com transmissão automática. O motor flex T270 pode equipar as três versões, Longitude, Limited e Overland, tem 185 cavalos de potência, 270 Nm, sistema de tração 4x2, câmbio automático de seis velocidades e o Jeep Traction Control+.
Já a motorização turbo Diesel TD380, com torque de 380 Nm, pode equipar as versões Limited e Overland, possui 170 cavalos de potência e atende as normas do Proconve L7. Ele traz o sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape, reduzindo a emissão de gases poluentes. Com isso, é necessário o uso do aditivo ARLA32.
As duas versões com esse motor vêm com sistema de tração 4x4 com reduzida, 4x4 Low, seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto), HDC (Hill Descent Control), que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road e câmbio automático de nove velocidades da alemã ZF.
A versão Longitude chega com cluster Full Digital personalizável de 10,25” e central multimídia com tela touch de 10,1” Full HD com navegação embarcada e espelhamento para Apple Carplay e Android Auto por conexão sem fio e portas USB nas três fileiras de assentos.
O para-brisas e vidros laterais são térmicos, e o modelo também tem o rebatimento automático dos retrovisores, Keyless Enter ‘N Go e ar-condicionado Dual Zone com canal dedicado aos assentos traseiros. Também conta com acabamento premium do banco em suede, painel frontal em couro com acabamento cromado, rodas de liga leve de 18”, conjunto óptico Full Led, detecção de ponto cego, park assist e seis airbags de série: dois frontais, dois laterais e dois de cortina.
Independente da motorização, a versão de entrada Limited vem com rodas de liga leve de 18”, conjunto óptico Full Led e bancos em couro e suede preto e acabamento interno preto.
Traz ainda o cluster Full Digital de 10,25”, central multimídia de 10,1” com plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio, carregador de celular por indução, Keyless Enter ‘N Go, bancos dianteiros com ajustes elétricos e abertura elétrica do porta-malas. Além disso, conta com sete airbags e todos os sistemas de direção autônoma (ADAS).
Da mesma forma, independente da motorização, a versão topo Overland traz ainda rodas em liga leve de 19” e bancos em couro e suede marrom. Para completar, além dos conteúdos oferecidos na versão Limited T270, vem também com teto solar panorâmico, sistema de som premium Harman Kardon, banco de passageiro elétrico, porta-malas com sensor de presença, tomadas de 127v e o Adventure Intelligence Plus com Alexa in Vehicle.
No design o Jeep Commander conta com as tradicionais e marcantes sete fendas. Os faróis Full LED proporcionam mais segurança e possuem seta dinâmica.
As lanternas do Commander, também em LED, contam com desenho inédito e trazem acabamento em cromo acetinado, com quatro refletores inferiores, sendo um com a função de seta e os outros três com luz de posição e freio. Os faróis de neblina e DRL também são em LED.
No interior, os assentos possuem ainda costura aparente, com tom acobreado, bordado no encosto e nos assentos dos bancos. O logotipo da Jeep vem gravado em baixo relevo (versão Limited) no banco e no apoio de braço, que ainda traz o ano de fundação da marca (1941). Na Overland, o nome da versão é que vem gravado nos bancos.
Alinhado aos bancos, também há revestimento em suede e couro no painel com costura em burnished cooper nos acabamentos em marrom e preto e em light diesel grey no acabamento em cinza. Há ainda um filme decorativo hydrographic com acabamento metálico, que varia de acordo com o tom do interior: vertical brush com cromado cobre, silver metal brush com cromado e ainda vertical brush com cromado acetinado.
Vale dizer ainda que o Commander traz nove easter eggs espalhados no interior e exterior do veículo. Além de alguns tradicionais encontrados também em outros modelos Jeep, o novo SUV da Jeep traz novos desenhos.
O Jeep Commander conta com três fileiras de assentos, sete lugares e um dos maiores porta-malas da categoria com 1.760 litros com todos os bancos rebaixados, 661 litros na configuração com cinco ocupantes e 233 litros com os sete assentos levantados. Além disso, o modelo também conta com espaço de porta-objetos: 31 litros de volume.
Por fora, o modelo oferece seis opções de cores tradicionais (Branco Polar, Cinza Granite, Prata Billet, Azul Jazz, Deep Brown e Preto Carbon), além de uma cor nova e totalmente exclusiva do modelo: Slash Gold, um tom dourado sutil.
Nas versões Overland, além do teto preto, as molduras inferiores são na cor do veículo. Por dentro, há três cores como opções para o acabamento interno: couro e suede preto (Limited), couro e suede marrom (Overland) e couro cinza (opcional).
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