Modelo com 408 cavalos de potência foi o primeiro da marca que nasceu para ser unicamente elétrico
Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias e Divulgação
Você que acompanha essa coluna toda semana sabe que sempre estamos conhecendo e avaliando carros diferentes, de várias marcas, fabricados aqui no Brasil e importados.
Das cerca de 40 marcas que comercializam veículos aqui no País, uma que certamente teria um modelo na nossa garagem é a sueca Volvo. E agora tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar o crossover 100% elétrico C40 Recharge.
Como pouco falamos pouco sobre crossovers por aqui, uma breve explicação sobre esse tipo de veículo: são modelos fabricados utilizando a base de um carro de passeio com adaptações para adquirir características de um SUV.
O Volvo C40 Recharge que avaliamos é comercializado em versão única, tem preço a partir de R$ 410.950,00 e é equipado com dois motores elétricos P8 AWD – AAll Wheel Drive, que entregam 408 cavalos de potência e 660 N.m de torque.
De saída, uma novidade sobre como ligar o veículo: o Volvo C40 Rechage não tem botão de partida. Quando o condutor entra com a chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio na posição D, ele já está pronto para sair. Para desligar, basta colocar em P e sair do veículo.
Com a tração integral totalmente elétrico e a alta tecnologia da bateria de 78 kWh, o carro oferece uma autonomia de aproximadamente 440 quilômetros com uma única carga. E com um sistema de carregamento rápido, a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos.
Vale destacar que a autonomia pode ter uma variação considerando os locais que o veículo trafega, com muitas subidas, por exemplo, e principalmente os hábitos do condutor. É preciso aprender a dirigir um carro 100% elétrico, para extrair o melhor que ele tem – inclusive sua autonomia.
Sobre extrair o melhor que o Volvo C40 Recharge tem, sua aceleração de 0 a 100km/h é feita em apenas 4,7 segundos, com limitador de 180km/h. A fabricante sueca Volvo colocou esse limite de velocidade em todos os seus modelos em 2020.
Outro recurso para ajudar na condução de um veículo 100% elétrico é o One Pedal Drive, que pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem muito mais práticas através de um único pedal. Ou seja, para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida. Uma vez utilizando essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna ainda mais eficiente, e ainda amplia a autonomia.
O crossover C40 Recharge tem design marcante, com seus aerofólios e spoilers traseiros bem evidentes, que além de trazer um aspecto futurista, ajuda na aerodinâmica e autonomia através da menor resistência ao ar. Completando o visual, suas grandes rodas de liga leve de cinco raios com superfícies contrastantes de alumínio polido bruto e pintura preta brilhante.
No interior, seus bancos, volante, estofamentos e a alavanca de câmbio são 100% livres de couro. As superfícies dos tapetes são feitas de garrafas PET recicladas e a decoração Topography é feita de plásticos reciclados.
Sobre a decoração Topography, tem detalhes translúcidos em formas de mapas topográficos, inspirado no Parque Nacional de Abisko, no norte da Suécia.
Outro destaque é o teto panorâmico, que se estende desde os bancos traseiros até os bancos dianteiros. Com vidro escuro fixo laminado de alta tecnologia com revestimento IR, otimiza o conforto em todas as condições climáticas, auxiliando na redução de ruídos externos, minimiza a entrada de luz em até 95%, oferece proteção UV de 99,5% e bloqueia cerca de 80% da radiação de calor do sol.
O C40 Recharge é equipado com o sistema multimídia Google Automotive Services, que integra o carro aos mais avançados recursos do Google. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante. Além disso, possui atualizações over-the-air (OTA), deixando o sistema sempre atualizado com a versão mais recente.
Sem o motor à combustão na parte dianteira, O C40 Recharge tem um bagageiro frontal, além do porta-malas traseiro de 413 litros, que tem ainda a abertura e fechamento elétrico com a função hands-free – é só passar o pé abaixo do para-choque que a tampa abre ou fecha.
O Volvo C40 Recharge oferece as mais avançadas assistências à condução, como a moderna câmera 360 graus que, junto ao Alerta de tráfego cruzado (CTA), com frenagem automática, auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. Conta também com Sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e Sistema de alerta de ponto cego (BLIS).
Outra tecnologia é o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão.
O veículo vem equipado com o Pilot Assist e Controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.
Também pensando em segurança, o C40 Recharge possui a Care Key, que permite a regulagem do limite de velocidade através de uma programação com a chave principal. Assim, ao usá-la no carro, a máxima velocidade estabelecida fica demarcada e o veículo opera conforme programado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário