Texto e Fotos: Sérgio Dias
A Peugeot está sabendo aproveitar o fato de fazer parte do Grupo Stellantis, que aqui no Brasil também comercializa os modelos das marcas Citroën, Fiat, Jeep e Ram. Em 2021 a marca do Leão cresceu 126% e fechou o primeiro quadrimestre de 2022 com crescimento de 122%.
Esses resultados são baseados nas vendas de uma linha de veículos comerciais e dos modelos 208, que também é comercializado na versão 100% elétrica e dos SUVs 2008 e 3008 – esse último tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar.
O Peugeot 3008 disputa mercado com modelos como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. A briga é bem difícil, mas ele entrega algo que nenhum outro concorrente entrega: o SUV coloca o condutor como destaque por onde passa, pois chama muita atenção. Ele é oferecido nas versões Griffe, considerada de entrada e com preço a partir de R$ 254.190,00 e a que avaliamos, GT Pack, topo de linha com preço a partir de R$ 273.790,00.
Ambas as versões são equipadas com o motor 1.6 THP – Turbo High Pressure, desenvolvido em parceria com a BMW, que entrega 165 cavalos de potência. A transmissão é automática de seis velocidades, com opção de trocas através dos paddle shifters e três opções de condução: Normal, Eco e Esportivo.
No design, certamente um dos destaques do Peugeot 3008 é a sua dianteira grade Frameless, com suas aletas se prolongando sob os faróis, realizando a fusão de todos os elementos.
Para acentuar a esportividade, aberturas laterais em preto brilhante e uma placa de proteção inferior integram o para-choque a partir do primeiro nível de acabamento e a GT Pack conta com uma grade específica para distinguir as versões.
Os faróis dianteiros contam com tecnologia LED nos dois níveis de acabamento, com um prolongamento de DRL na forma de presa com a extremidade cromada.
A versão topo de linha do Peugeot 3008 que avaliamos é empolgante. Além dos faróis Full LED, a extensão da assinatura luminosa e a função de iluminação em curvas (EVS) otimiza a visibilidade até 90 km/h. Os faróis de neblina foram substituídos pela função “Foggy Mode” integrada aos faróis Full LED, que acende os faróis de luz baixa com intensidade reduzida quando as luzes de neblina traseiras são acionadas.
As lanternas traseiras adotam a tecnologia Full LED, inclusive para a luz de ré, exibindo garras 3D que tornam a assinatura luminosa reconhecida de longe.
As setas de direção são do tipo “scrolling”, enquanto as lanternas são recobertas com acabamento em black piano, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas de ambos os lados do veículo, aumentando visualmente a largura da traseira com os emblemas GT nos para-lamas dianteiros e na tampa do porta-malas.
O i-Cockpit 2.0 tem cluster digital de 12,3 polegadas, configurável e personalizável, com bloco de mostradores digitais com tecnologia “Normally Black”.
A central multimídia com tela tátil tem dez polegadas e alta definição, acompanhada por sete teclas “toggles switches”, que permitem acesso direto e permanente às principais funções de conforto: rádio, ar-condicionado, navegação 3D conectada com comando de voz, configurações do veículo, aplicativos móveis e pisca-alerta.
Outros destaques que auxiliam e entregam conforto aos usuários do modelo são a tampa do porta-malas com acionamento automático, o teto solar panorâmico, os bancos massageadores multipontos e o freio de estacionamento elétrico.
Imprescindíveis no dia a dia, as informações dos smartphones podem ser exibidas na central multimídia graças à compatibilidade com o sistema MirrorScreen que inclui os protocolos de conexão Apple CarPlay e Android Auto.
Para a recarga de seus aparelhos, na parte dianteira do console central há a tecnologia de recarga sem fio, por indução, além da entrada USB. Na parte traseira, duas novas portas USB complementam as possibilidades de recarga. Para o conforto sonoro dos ocupantes o sofisticado sistema Hifi premium de 515 Watts da FOCAL, marca francesa de áudio de alta-fidelidade.
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