Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação
Tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar o E-JS1, modelo 100% elétrico comercializado no mercado brasileiro pela JAC Motors a partir de R$ 164.900,00 e que foi desenvolvido lá na China em parceria com o Grupo Volkswagen.
Hoje o E-JS1 é o modelo 100% elétrico mais acessível disponível no mercado brasileiro – isso não significa que seja barato. O preço ainda é um dos grandes impeditivos desse tipo de veículo ter vendas mais significativas por aqui.
O presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, Sérgio Habib, informou no lançamento do E-JS1 que o modelo é ideal para uso dentro da cidade, mas que é plenamente possível seu uso em rodovias, nas pequenas viagens. E foi exatamente isso que fizemos durante a avaliação do modelo.
Com autonomia de até 302 quilômetros, fomos com o E-JS1 até a cidade de Itatiba, distante cerca de 85 quilômetros da capital paulista. Ida e volta, portanto, com autonomia de sobra para o modelo que possui um excepcional rendimento, à medida que, por ser 100% elétrico, ele é leve. São somente 1.180 quilos para o motor com 62 cavalos de potência, 150 Nm de torque e 110 km/h de velocidade máxima.
Por garantia e também para conhecer e ir se habituando com essa realidade, paramos na ida e na volta em um posto de recarga na Fernão Dias, rodovia federal que liga os estados de São Paulo e Minas Gerais.
Em pouco mais de 30 minutos, suficiente para tomar um café, o pequeno modelo que se destaca pelo grupo ótico com lanternas trapezoidais invertidas, unidas por uma régua que atravessa toda a frente do carro estava com mais de 80% da bateria recarregada. E complementando o visual dianteiro do modelo, ele possui contornos na base do para-choque que envolvem os faróis de neblina nas extremidades e luzes diurnas em LED - sistema DRL de série.
Lateralmente o modelo tem rodas de desenho exclusivo, com pneus nas medidas 165/65 R14. Já a traseira exibe lanternas mais quadradas e os mesmos ornamentos no para-choque.
E para toda viagem, mesmo que seja uma curta como essa que fizemos, é importante ter conforto e comodidade. A parte interna do E-JS1 possui duas telas à serviço do motorista. A primeira, que é o quadro tradicional de instrumentos atrás do volante, compõe-se de uma tela de TFT de 6,2 polegadas, que concentra informações como velocidade, carga de bateria, consumo instantâneo, autonomia (informação de suma importância num carro 100% elétrico) entre outras coisas.
Como diferencial de acabamento, o JAC E-JS1 incorpora molduras em alto relevo de cores contrastantes com as superfícies revestidas em couro soft touch. Um console aéreo permite guardar pequenos objetivos, como um smartphone bem à mão, assim como funciona como descansa-braços. E o estofamento é de couro sintético.
Nesse console, inclusive, como é tradicional em qualquer veículo, o condutor do E-JS1 não vai encontrar o botão seletor de marcha. Por ser elétrico, o modelo não requer câmbio, sem os habituais engates mecânicos. O acionamento de sentido de marcha, para frente, é identificado convencionalmente com a letra D, de drive, e para trás, pela letra R e é realizado por uma alavanca fixada na coluna de direção, à direita do volante.
Não há controles ou comandos aparentes no painel frontal. Tudo é acionado pela central multimídia, oferecendo um conjunto prático, clean e de aparência futurista. Apenas à esquerda do volante concentram-se botões de necessidade mais imediata de uso, como desembaçadores e ajustes elétricos dos retrovisores externos.
O volante de direção é multifuncional: o motorista do modelo 100% elétrico praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do controlador de velocidade e controles do computador de bordo.
Com tela multimídia de 10,25 polegadas centralizada no alto do painel de instrumentos, o E-JS1 incorpora todos os recursos de conectividade mais modernos do segmento, inclusive compatibilidade para Android Auto e Apple CarPlay. Incorpora câmera de ré, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário