Marca é a 17ª colocada numa lista de 50
A cachaça Mazzaropi Carvalho Francês foi apontada pelos especialistas da Cúpula da Cachaça como a 17ª colocada em um ranking com as 50 melhores do Brasil.
Envelhecida um ano e meio em barril de carvalho francês, a bebida foi degustada às cegas e recebeu o seguinte comentário dos jurados: “Aromas frutados com bom acabamento, fino. Untuosa e de acides leve, tem toque de baunilha na boca. Cachaça harmônica, de personalidade notável.”
Ao longo de quatro meses, mais de mil cachaças foram selecionadas para compor uma lista de 50 e é desta lista que saiu o ranking com classificação das melhores do 1.° ao 50.° lugar. A seleção final aconteceu no fim de semana passado.
O processo de escolha das candidatas começou em agosto, com voto pelo site. Foram mais de 22 mil votos para cerca de mil rótulos, mais do dobro da primeira edição, realizada em 2014 (a proposta do evento é ser bienal). Assim, foram excluídas as que não se enquadravam nas regras do Ministério da Agricultura e ficaram 250. Para chegar às 50, um júri com 38 especialistas analisou e degustou os rótulos ao longo de três semanas, entre eles nomes importantes do segmento como o chef Rodrigo Oliveira, o barman Jean Ponce e o sommelier Manoel Beato.
Para Arthur Ribeiro, responsável pela produção da Cachaça Mazzaropi, a avaliação dos especialistas confirma mais uma vez a qualidade da cachaça envelhecida em carvalho francês. Recentemente, a professora doutora da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – USP), Aline Bortoletto, havia se referido à cachaça Mazzaropi envelhecida em carvalho francês com os seguintes dizeres: “Com coloração caramelo, possui aromas amadeirados intensos, com notas de especiarias e frutas secas. A notável presença de lágrimas densas e duradouras indica a evolução de ésteres e a qualidade do envelhecimento.”
A Cúpula da Cachaça surgiu em 2013, em Analândia, um grupo de amigos se reunia no Chalé e Cachaçaria Macaúva, a convite do proprietário Milton Lima, e teve a ideia e de formar a cúpula e elaborar um ranking.
Nenhum comentário:
Postar um comentário