Projeto conta com elementos do jazz, soul music e reggae
Há sete anos nascia na capital paulista uma das mais promissoras bandas de reggae da atualidade, a Alma Livre. Formada pelos irmãos Naldinho e Alves, acompanhados por Chico, Sabiá, Gilvan e Kleberson, a banda lançou logo no primeiro ano de formação um trabalho demo que rendeu o troféu Os melhores do Reggae - 2006 e, também, um destaque no importante site francês “reggae-live.com”. Esse primeiro álbum superou a marca de 51 mil audições no site europeu Jamendo.com e despertou o interesse de produtores internacionais.
Em 2010, o grupo gravou o segundo CD, El amor vencio, que rendeu um contrato com a produtora portuguesa Ritmos e Temas Produções. A parceria proporcionou ainda abertura comercial na Europa, Ásia e África. Agora, mais madura e disposta a conquistar também o mercado argentino, a banda lança o CD homônimo Alma Livre, com canções em português, inglês e espanhol.
Totalmente autoral, o álbum navega pelos estilos que fizeram parte da história da banda e também por canções românticas. A faixa A verdade é a prova disso: uma canção elegante e dançante, sem os exageros do estilo, que destaca a bela e segura voz do vocalista Alves. No reggae Culpados, a presença de metais logo no início é sedutora e a música soa como um desabafo, um pedido de socorro, que traz na letra a triste realidade de inúmeras famílias dilaceradas pela violência, o desespero e a falta de esperança. A faixa É tarde também conta com um arranjo de metais, é contemporânea e delicada e ganhou suavidade com a inserção de backing vocals, imprimindo com classe o tom romântico da canção. Já Its a New Day mostra a versatilidade e intimidade de Alves com os idiomas inglês e espanhol. A faixa é uma saborosa surpresa no disco, um reggae rico de elementos que remetem aos grandes nomes do gênero.
Jesus is with me é uma das músicas que a banda já havia gravado anteriormente. “Escrevi essa música não por motivos religiosos”, conta Alves. “Mas pra falar dessa inversão dos pontos verdadeiramente importantes da vida de Cristo. Enfatizam a forma como Ele nasceu e morreu, mas se esquecem de como Ele viveu, seus exemplos seus ensinamentos. Decidi fazê-la em reggae porque o gênero traz naturalmente uma certa ligação espiritual sublime”, explica o músico. Ser eterno é um reggae que vibra positivamente com questões delicadas, como as dificuldades que podem ser superadas e sobre o crescimento que há no sofrimento: “Não temo a vida/Não temo a dor/É como ferida/Que já cicatrizou”.
Naldinho, tecladista da banda, conta sobre a relação dos músicos com o trabalho. “O reggae é um estilo que sempre nos cativou por ter nascido nos guetos, num cenário de miséria, violência e preconceito. Em poucos anos se espalhou pelo mundo levando sua força, carregando nações inteiras com seu suingue e seu grito de paz e liberdade. Nós não queríamos ser uma banda rotulada dentro de um único estilo, queríamos ter a liberdade de tocar pela essência da música, por isso o nome Alma livre”, revelou.
O CD foi gravado no estúdio Midas, em São Paulo, e levou seis meses para ficar pronto. Produzido pela própria banda, o disco contará com a distribuição da Tratore em solo nacional e, ainda, terá divulgação na Argentina e Europa.
Para o lançamento, a banda preparou uma apresentação no Na Mata Café, em São Paulo, no dia 11 de julho. Um super show que apresentará as faixas do novo trabalho e, também, contará com o repertório produzido pela banda nesses sete anos de estrada.
Serviço
CD Alma Livre
Preço sugerido: R$ 23,90
Distribuição: Tratore
Gravadora: Independente
Show de lançamento: Na Mata Café
Quando: 11/07/2013, às 22h30
Rua: Na Mata, 70 - Itaim Bibi, São Paulo, SP
Quanto: R$ 35,00
Info: 3079-0300
Imprensa: Iara Filardi
Nenhum comentário:
Postar um comentário