As raízes afro-brasileiras do Carnaval estarão representadas nas peças do artista plástico Ubiratã Trindade, expostas durante o mês de fevereiro, no Shopping Frei Caneca
O samba de roda é uma forma de preservação da cultura dos negros africanos escravizados no Brasil. As peças representam os movimentos da música e da história das baianas do período da Colônia, quando as “negras de ganho” percorriam as ruas da cidade com tabuleiros equilibrados sobre a cabeça, comercializando acarajé, vatapá e abará, como obrigação do Candomblé. Para vender as iguarias, as africanas se vestiam impecavelmente com batas, saias rendadas brancas, tecidos nas costas e enfeitavam-se com pulseiras, brincos e colares na cor do seu orixá.
A influência do estado da Bahia no Carnaval foi sempre tão intensa que, desde 1933, as baianas se tornaram definitivamente figuras obrigatórias nos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, com a função de aludir às origens negras do samba, dando início a uma trajetória de prestígio e emoção no Carnaval. Para Andréia Perini, gerente de marketing do Shopping Frei Caneca, essa exposição é uma oportunidade para resgatar a história de uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo.
Serviço
Atração: Exposição “Samba de Roda”
Local: Shopping Frei Caneca – 3º piso – Rua Frei Caneca, 569 – Cerqueira César
Período: 08 a 28 de fevereiro de 2013
Horário: Das 10h às 22h
Evento gratuito.
Informações: (11) 3472 2000
Site: www.freicanecashopping.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário