A Praça XI, conhecida como o berço do samba, deu passagem a vários ritmos musicais com o Projeto Sexta Básica. Criado pela Coordenação de Arte e Educação, Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura e com produção de Carla Rodrigues, toda sexta-feira, como o nome sugere, acontecem shows gratuitos, no Terreirinho do Samba, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian.
Desde janeiro, passaram pelo projeto nomes como: Samba Urbano, Nilze Carvalho, Boitatá, SongoroCosongo, Thaís Gulin, Rodrigo Maranhão, AfroReggae, Abayomy Afrobeat, Milton Guedes, Kiko Horta e Céu na Terra.
A proposta do Sexta Básica é fazer o “esquenta” do fim de semana, em clima de happy-hour, começando sempre às 19h.
Nessa sexta-feira, dia 25, o Sexta Básica no Calouste apresentará a Orquestra Republicana.
Orquestra Republicana:
A Orquestra Republicana, formada por 10 craques de diversos grupos de samba e choro do Rio de Janeiro, comanda a gafieira, aos sábados, no salão do Clube dos Democráticos. A estréia foi em 2005, no dia 19 de fevereiro, que por coincidência foi a data da primeira constituição Republicana no Brasil, e lá se vão 6 anos de sucesso absoluto, mais de 80 mil pessoas passaram por lá. Lançou o cd Orquestra Republicana – ao vivo na lapa, que já vendeu 3 mil unidades no baile. Está fechando repertório para o segundo cd.
No repertório, Pixinguinha, Aldir Blanc, Djavan, Jackson do Pandeiro, Zeca Pagodinho, Jacob do Bandolim, Chico Buarque, Noel Rosa, Cartola, Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Jorge bem jor, Paulinho da Viola, Geraldo Pereira, Ernesto Nazareth, Adorinan Barbosa, Germano Matias, Dona Ivone Lara, Wilson Moreira, entre outros, além de composições próprias.
Serviço:
Sexta Básica no Calouste – Orquestra Republicana
Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian
(Rua Benedicto Hipólito, 125 – Praça XI)
Dia 23, sexta, a partir das 19h.
Entrada gratuita
Classificação: livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário