24 de outubro de 2012

Teatro Do Sesi-Sp Apresenta Concerto Multimídia De Marcelo Bratke Com A Artista Plástica Mariannita Luzzati



Radicados em Londres, o pianista Marcelo Bratke e a artista plástica Mariannita Luzzati juntam-se para homenagear a Semana de Arte Moderna de 1922 e suas origens estéticas em um recital de piano que une música e arte. A apresentação, gratuita, será realizada no dia 13 de novembro (terça-feira), às 20h30. 

“Villa-Lobos, na interpretação de Bratke, revelou momentos de uma beleza selvagem, ao mesmo tempo construída com elegância, com sutileza nos deslocamentos rítmicos e um colorido pianístico brilhante” The New York Times 

“Mariannita Luzzati é uma excelente pintora de paisagens, compondo grandes imagens abstratas de cores misteriosas repletas de essência e atmosfera” The Spectator 

O Teatro do SESI-SP apresenta o espetáculo musical Semana de Arte Moderna de 22 - Origens, de Marcelo Bratke e Mariannita Luzzati. Com inspiração nas origens do movimento modernista no Brasil, o concerto propõe um encontro entre a música e as artes visuais por meio da obra de Heitor Villa-Lobos e de projeções de imagens em movimento. A apresentação acontece no Teatro do SESI São Paulo no dia 13 de novembro (terça-feira), às 20h30, com entrada gratuita. 

Trata-se de um recital de piano solo em diálogo com um filme/cenário da artista plástica Mariannita Luzzati, que descreve os elementos artísticos que deram vazão ao Modernismo Brasileiro. O concerto integra a turnê 2012 do pianista, que ao todo percorrerá dez cidades do Estado de São Paulo, incluindo a capital. 

Na abertura do espetáculo, o público assistirá a um documentário em que são retratados alguns dos momentos mais importantes da Semana de Arte Moderna de 1922, com um depoimento de Tarsila do Amaral entre os destaques. 

No repertório, Bratke executa obras de Heitor Villa-Lobos em contraponto com suas grandes fontes de inspiração: a vanguarda francesa do início do século XX na música de Claude Debussy e Darius Milhaud e os ritmos da cultura popular brasileira – representada em cena por batuques em forma de colagem sonora. 
Durante a apresentação, o erudito e a música popular brasileira se entrelaçam, passando por ritmos como maracatu e frevo. Intercalando os solos de piano, Bratke também leva ao palco a sonoridade de instrumentos de percussão.   

O objetivo da turnê é promover uma fusão entre a música e a arte para revelar o que teria levado um grupo de jovens artistas brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Victor Brecheret e Mario e Oswald de Andrade à aventura estética que mudaria o rumo da cultura brasileira para sempre, a Semana de Arte Moderna de 1922, evento que celebra 90 anos em 2012. 


SERVIÇO 
Espetáculo: Semana de Arte Moderna de 22 – Origens (Marcelo Bratke e Mariannita Luzzati) 
Local: Teatro do SESI-SP (av. Paulista, 1.313, metrô Trianon-Masp) 
Data e horário: 13/11 (terça-feira), às 20h30 
Capacidade: 456 lugares

Duração: 60 minutos 
Classificação indicativa: 12 anos 
Informações: (11) 3146-7405 / 7406 
Entrada franca (a distribuição dos ingressos tem início a partir das 12 horas, horário de abertura da bilheteria. Serão distribuídos dois ingressos por pessoa). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Sabores requintados, praias paradisíacas e cenotes incríveis

A Riviera Maya é um dos destinos mais escolhidos do México Reconhecida por suas praias paradisíacas com mar azul-turquesa, a Riviera Maya, n...