11 de outubro de 2012

Praça Victor Civita Apresenta Exposição Resultado Do “Projeto De Ocupação A Pipa”



O trabalho do artista Túlio Pinto, desenvolvido em quatro semanas com ajuda do público, será apresentado entre os dias 14 e 28 de outubro

O Museu de Sustentabilidade da Praça Victor Civita tem sido cenário do “Projeto de Ocupação a Pipa” desde junho deste ano, quando recebeu a primeira fase do trabalho da artista Letícia Rita. Agora em sua segunda etapa, apresenta o trabalho de Tulio Pinto – resultado do projeto desenvolvido entre 15/09 à 13/10 – que fica em exposição de 14 a 28 de outubro. Ao todo, o projeto terá seis semanas de duração para cada artista, divididos entre a ocupação do espaço para a preparação do trabalho e a exposição.

Idealizada pelo atelier “A Pipa” em parceria com a produtora Porto das Artes e da Praça Victor Civita, e com patrocínio da CCR, a proposta tem como foco principal evidenciar o processo criativo do artista e trazer oficinas educativas oferecidas gratuitamente para o público de todas as idades, além de instalações abertas ao público.

O projeto busca intensificar o diálogo com as artes visuais contemporâneas, ampliando possibilidades de acesso a uma produção que não está inserida no eixo restrito de galerias e espaços institucionais.

A ideia é desmistificar a atuação do artista plástico diante do público, promovendo uma fruição mais direta não só do produto final da arte (a obra acabada), mas também dos caminhos que levam a ele, o que amplia sua compreensão e rompe a barreira do fetichismo e distanciamento que o espectador muitas vezes sente em um espaço de exibição tradicional.

O processo de criação do artista plástico muitas vezes é tido como algo distante do público em geral, o que gera um sentido de alienação do universo artístico e da produção de significados da obra. Neste contexto, a Praça convida a todos para participar da experiência de acompanhar passo a passo da montagem de uma exposição.


Tulio Pinto
De 15/09 a 13/10 - ocupação
De 14/10 a 28/10 - exposição

Ao longo dos últimos cinco anos o artista vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa em escultura e instalação com materiais industriais, os quais denotam na constituição e na forma como são apresentados. Sua intenção de promover encontros de diferentes potencialidades e temperamentos; de oposições que se sustentam no limite de suas possibilidades e por meio do diálogo entre suas diferenças entender e desvendar os enigmas do mundo.

Para a ocupação e exposição na Praça Victor Civita, Tulio preparou o projeto Práticas de Reconhecimento e Algumas Aproximações, que traz em si o diálogo entre dois vetores de tempo que apontam para sentidos opostos no espaço.
A articulação de materiais industriais se dará sobre uma horta constituída dentro do espaço expositivo, estabelecendo uma relação com o que de fato existe fora da edificação. Serão plantadas hortaliças e leguminosas que possam estar prontas para o consumo no último dia de exposição, a fim de que os participantes possam se alimentar destes produtos.
Durante o tempo de processo e exposição, acontecerá o desenvolvimento do potencial escultórico daquilo que cresce na horta, ao mesmo tempo em que ocorrerá o paulatino desmantelamento de algumas estruturas em função de seu caráter precário e efêmero. Para isso serão usados: terra, sementes, adubo, água, madeira, concreto, balão, borracha, tecido e vidro.
Túlio Pinto nasceu em Brasília em 1974. É formado em Artes Visuais com habilitação em escultura pela UFRGS (2009). Vive e trabalha em Porto Alegre onde é cofundador e integrante do Atelier Subterrânea. Entre os prêmios conquistados, destacam-se: Prêmio Energisa de Artes Visuais (2011 – 2012), Prêmio Aquisição Salão de Arte de Mato Grosso do Sul (2011) e o  Prêmio Aquisição Leonello Berti 35° SARP (2010).

• SOBRE A PRAÇA VICTOR CIVITA
Projeto pioneiro na América Latina, inaugurada em 2008, a Praça Victor Civita é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás. A partir de um espaço com aproximadamente 14 mil metros quadrados e área verde com cerca de 80 árvores, a Praça oferece à população um espaço que propõe uma reflexão acerca da preservação ambiental. Também abriga o Museu da Sustentabilidade, instalado no antigo incinerador de Pinheiros, e desenvolve atividades de educação socioambiental, com cursos, palestras e visitas escolares, além de localização privilegiada e de fácil acesso através de transporte público ou carro. A Praça Victor Civita dispõe de um palco para espetáculos com arquibancada coberta para 300 pessoas, onde ocorrem apresentações musicais, passando pelo rock, samba e música clássica, também espetáculos circenses, aulas de arte, yoga e pilates, além de atividades no centro de convivência para a terceira idade (CIIPE). O projeto foi implementado a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de detritos ao longo dos anos, uma vez que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos urbanos.Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental do terreno. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo. A Praça Victor Civita é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, e toda a sua programação é gratuita. Para visita de grupos escolares é necessário agendamento. A Praça divulga suas atividades através do site http://pracavictorcivita.org.br e também  nas redes sociais twitter (@pracavc) e facebook (fb.com/pracavictorcivita). No site, o público pode se cadastrar para receber a newsletter da programação.

Serviço:
Túlio Pinto
De 15/09 a 13/10 - ocupação
De 14/10 a 28/10 – exposição
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30
Local: Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros
Valor: Entrada Gratuita
Outras informações: (11) 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br
Inscrições para Oficinas: 2506-0096 ou email educativo@atelierapipa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Haval H6 2025 reforça eficiência da tecnologia híbrida

SUV é oferecido no mercado brasileiro em quatro versões Texto: Sérgio Dias Fotos: Sérgio Dias A linha  Haval H6  2025, que tivemos a oportun...