13 de setembro de 2012

Um Novo Olhar Sobre O Jacarezinho Com Imagens Produzidas Por Crianças



Instalação fotográfica interativa “O Muro” exibe múltiplos registros da comunidade feitos por quem vive nela

Oitenta crianças da comunidade do Jacarezinho, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, registraram através de fotografias como veem o local onde moram. Meninos e meninas, de 8 a 17 anos, usaram a criatividade a fim de mostrar a todos um novo olhar de dentro da favela. As imagens dos jovens fotógrafos compõem “O Muro”, uma instalação interativa, que pretende dar oportunidade a qualquer visitante de enxergar a comunidade através dos olhos de quem vive fora do asfalto.

A mostra itinerante começa no dia 19 de setembro (quarta-feira), no próprio Jacarezinho, onde tudo começou. Ela ficará exposta das 9h às 18h no Largo do Estuba.  De lá, segue no dia 24 (segunda-feira) para o Museu da República e permanecerá até 9 de outubro. Depois, será a vez da Biblioteca Parque de Manguinhos, de 20 a 27 de outubro. Em 2013, a instalação ruma para outros estados brasileiros e para o exterior, Portugal e França.

“O Muro” é resultado do projeto “Eu Sou”, que desde 2005 desenvolve um trabalho de artes plásticas com crianças e adolescentes do Jacarezinho. A proposta para montar a instalação interativa era que as crianças fotografassem o lugar onde moram com o objetivo de mostrá-lo a pessoas que não o conhecem, seguindo a estética artística à qual foram apresentadas.

O trabalhou resultou em mais de 200 fotos, das quais 80 serão expostas. Registros de flores, passarinhos e árvores se misturam a fotos que mostram crakeiros e lixo, retratando parte do cotidiano das crianças na comunidade. Segundo o idealizador de tudo, o escultor, artista plástico e arte-educador Helio Rodrigues, o resultado final foi surpreendente e emocionante:

- Ajudamos as crianças a terem um olhar estético sobre o que já existe e a transformar em arte o que elas veem todos os dias. Agora vamos mostrar ao asfalto esse novo olhar da comunidade, outros ângulos, novas perspectivas.

A exposição e o projeto “Eu Sou” têm o patrocínio da Farmoquímica e apoio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet - Lei de Incentivo do Ministério da Cultura.

Descrição “O Muro” 

- Medida total do muro: 6m X 2m; 

- Número total de blocos: 80;  

- Centro do olho: imagem da íris, com pequeno orifício para que, através dela, os espectadores possam enxergar a imagem da comunidade registrada pelo olhar da criança;

- Parte interna: fotos feitas pelas crianças;

- Parte externa (o outro lado do muro) - três “Cd players” que apresentam continuamente o making off do processo de produção das fotos.

Serviço exposições 

Jacarezinho  / Largo do Estuba: 19 de setembro, de 9h às 18h

Museu da República: de 24 de setembro a 9 de outubro; diariamente de 8h às 18h; rua do Catete 153 - Catete / Tel: (21) 3235 3693
Informações e solicitações: mr@museus.gov.br;  museu@museudarepublica.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Qualidades deixam o Hyundai HB20 no pódio

Linha 2025 do hatch é oferecida em seis versões e está entre as três mais vendidos do segmento Texto: Sérgio Dias Fotos: Sérgio Dias A linha...