O que dizer de Caravaggio? Tudo e nada.
Sou suspeita porque sempre apreciei a obra e a personalidade desse artista, desde que, fui apresentada através de um folhear de um livro. Lá estava a figura de uma de suas obras: A cabeça de Medusa... com sua expressão tão assustada, suas serpentes, sua pálida pele e olhando para algum ponto que não saberemos nunca, aonde Caravaggio queria chegar com toda sua expressão na obra.
Aliás, autor de técnica única. Sombra, luz, realismo, criticas sociais, o divino e o profano,... tudo isso, encontramos com Caravaggio e suas obras.
Faço destaque a uma em especial, que é minha preferida: São Tiago. Perfeita! Caravaggio pintou de forma que o retrato ficasse cara a cara para quem o visse... quase um espelho, onde se ver o olhar de São Tiago triste, profundo, intimidador... parece que a qualquer momento uma lágrima irá cair da pintura.
Caravaggio mostra toda a expressividade, realista... A obra fala com o visitante... Não é exagero. Mas se compararmos algumas obras de outros artistas após Caravaggio, eles tentam, de alguma forma desenvolver a técnica em suas pinturas.
O lamentável que quando for visitar o museu, não é permitido tirar fotos e muito menos chegar perto das obras. Então, tem que usar a fotografia humana (olhar) para que possa ficar registrado em mente toda a beleza do artista.
Vale muito a pena, para quem não conhece o trabalho, irá entender muito bem a dor e o realismo do artista. Quem aprecia, ficará como eu: Encantada!
A exposição fica até o dia 30/09. Apenas nas terças feiras é entrada franca. As quintas feiras o museu fica aberto ate as 20hrs. Para maiores informações acesse o site do Museu do Masp.
Por Camila Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário