CANTORA USA TECNOLOGIA PARA UNIR SOM E IMAGEM EM NOVA TURNÊ
Com participação do power trio do Nação Zumbi e obras em vídeo de 15 artistas plásticos, Verdade Uma Ilusão chega a SP no dia 21 de junho
Ao longo de 25 anos de carreira, Marisa Monte presenteou seu público com seis espetáculos que resultaram em turnês de grande sucesso. Desde a primeira temporada do show MM (1987) até a recente Universo Particular Tour (2006-08), plateias de todo o mundo têm acompanhado, a cada performance, a materialização ao vivo da esmerada sonoridade que a cantora elabora em seus trabalhos de estúdio — sua discografia contabiliza oito títulos, três Grammy latinos e mais de nove milhões de cópias vendidas. Agora, após o lançamento do álbum O Que Você Quer Saber de Verdade (2011), distribuído no Brasil e em mais 27 países, Marisa reencontra seu público com a turnê Verdade Uma Ilusão. Nela, apresenta um novo repertório, uma nova banda e traz como grande trunfo uma afinada relação entre sons e imagens. No novo show, que chega a São Paulo no dia 21 de junho para uma temporada de quatro semanas no HSBC Brasil, Marisa vai além da mera transposição das canções do disco para o palco e reinventa, definitivamente, a sua relação com a plateia, apostando na fina sintonia de sua música com intervenções plásticas de grande impacto visual.
Marisa e as canções
Na parte musical, é o último álbum que fornece a espinha dorsal do roteiro, mas nem todas as suas faixas estão presentes no show. O trio de compositores formado por Marisa, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown assina uma série de canções incluídas no repertório, como a faixa-título do disco O Que Você Quer Saber de Verdade, a música que batiza a turnê Verdade Uma Ilusão, além de Infinito Particular. Da parceria exclusiva entre Marisa e Arnaldo surgem também Não Vá Embora e De Mais Ninguém, revelada em Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão (1994), que ela jamais cantou ao vivo. Além destas, aparecem ainda Ilusion, composta pela dupla com Julieta Venegas; Amar Alguém, com Dadi; Beija Eu, com Arto Lindsay; entre outras. Das canções assinadas com Carlinhos aparecem ainda Tema de Amor e Amor I Love You, além de ECT, criada com Nando Reis, que assina sozinho a faixa Diariamente, pinçada do disco Mais (1991). Em ECT, Marisa homenageia uma de suas referências musicais, Cássia Eller, intérprete original da canção. Além de cantá-la pela primeira vez, ela marca com palmas flamencas o ritmo do vigoroso arranjo de influências mouras. País vizinho, a Itália também é lembrada quando Marisa evoca a diva Mina Mazzini numa versão — em italiano perfeito, aprendido no tempo em que morou no país — da canção Sono Como Tu Mi Vuoi.
“Partimos de um repertório maior e fomos enxugando até chegar às 21 canções que formam o show, fora o bis”, conta a cantora e compositora.
Imagens musicais
Muitas das novidades que Marisa preparou para Verdade Uma Ilusão, que tem a direção mais uma vez co-assinada por Leonardo Netto e Claudio Torres, foram criadas a partir do estabelecimento de parcerias artísticas inéditas: o videoartista Batman Zavarese foi convocado para assumir a direção de arte, Marcelo Lipiani criou a cenografia e Luisa Duarte é a responsável pela curadoria dos vídeos que são projetados num jogo de seis multi-telas dispostas em camadas, e em diferentes pontos do palco: entre a cantora e a plateia, entre a cantora e a banda, atrás e ao lado dos músicos, e em várias outras combinações.
“Acredito no show não apenas como uma experiência sonora, mas multimídia, em que a parte visual está a serviço da música e serve para potencializar o sentido das canções”, explica Marisa, que estreou em Curitiba no dia 1º deste mês e passou ainda por Porto Alegre antes de chegar a São Paulo.
Valendo-se de recursos tecnológicos de última geração, a maior parte das canções do roteiro é acompanhada de projeções, em alta resolução, de 16 obras – quase todas em vídeos - criadas por 15 nomes consagrados do cenário das artes visuais do país. Assim, High definition (2010), de Luiz Zerbini, por exemplo, ilustra a faixa Descalço no Parque; Miravento (2007), de Alexandre Brandão, se acopla à canção Arrepio; Ão (1980), de Tunga, se une à música De Mais Ninguém; e Amarésimples Amarécomplexo (2011), de Marcos Chaves, emoldura Amar Alguém. Participam ainda os artistas Cao Guimarães, Rivane Neuenschwander, José Damasceno, Mana Bernardes, Thiago Rocha Pitta, Marilá Dardot, Guilherme Peters, Jonathas de Andrade, Ticiano Monteiro e Janaina Tschäpe, que tem o seu trabalho mesclado à caligrafia de Arnaldo Antunes na faixa Depois, escrita pelo próprio Arnaldo, em parceria com Marisa e Carlinhos Brown.
Estrutura e tecnologia
Ao todo, são mais de 30 pessoas envolvidas na produção, dentro e fora do palco. E somando cenários a equipamentos de vídeo, som e luz, o aparato técnico utilizado em Verdade Uma Ilusão chega a quase dez toneladas. Toda a infraestrutura e tecnologia têm como objetivo tecer uma refinada combinação entre sons e imagens, como se o público pudesse acompanhar, agora, o que a artista imagina ao interpretar cada verso e melodia.
Para alcançar os efeitos visuais que Marisa e os diretores buscavam, Batman Zavareze teve de buscar especialistas capazes de desenvolver um software especial de gerenciamento de imagem. Achou o que precisava em Barcelona, com o coletivo Emotique, que reúne artistas, programadores e engenheiros reconhecidos por seus trabalhos com o festival multimídia Sónar e a Fundação Miró. Além de projeções em full HD e simulação de efeitos em 3D, em alguns momentos é a voz de Marisa que comanda os movimentos em silhueta que o público assiste nas projeções.
Luisa Duarte explica a sua colaboração com Marisa, uma assídua frequentadora de exposições em museus e galerias de arte:
“Começamos de um universo amplo, com mais de 50 obras, e depois fomos estabelecendo filtros, até decidirmos que as obras seriam de artistas plásticos brasileiros contemporâneos e, de preferência, próximos da nossa geração”, explica a curadora.
A equipe do show conta ainda com antigos colaboradores de Marisa: Rita Murtinho é a responsável pelo figurino da artista e da banda que a acompanha; Zeluis Joels assina a complexa iluminação, que ora interage diretamente com as projeções, ora crias climas independentes dentro delas.
A nova banda
Para executar as canções e interagir organicamente com as inovações do espetáculo, uma formação de nove músicos toma o palco. Além dos inseparáveis parceiros Dadi (violões, guitarra e ukulele) e Carlos Trilha (teclados, voz e programações), a banda conta com um quarteto de cordas (Pedro Mibielli, 1º violino e adaptação de arranjos para cordas; Glauco Fernandes, violino; Bernardo Fantini, viola; e Marcus Ribeiro, cello), e com o luxuoso auxílio do power-trio do grupo Nação Zumbi, que já havia participado de algumas faixas de O Que Você Quer Saber De Verdade.
“Dei uma sorte imensa. Jamais imaginei que pudesse tê-los ao vivo por causa da agenda disputada do Nação. Mas felizmente pudemos conciliar as datas e os ‘peguei emprestados’. É um luxo poder tocar com eles”, comemora a cantora.
A presença de Pupillo (bateria e cocktail drums), Lúcio Maia (guitarras, violões e sitar) e Dengue (baixo) ajudou a definir a sonoridade que se ouvirá em cena. Segundo Marisa, que em diversos momentos do show toca ukelele, violão ou guitarra, todos os músicos participaram ativamente do processo de criação musical.
“Tenho que aproveitar o privilégio de estar cercada de músicos excepcionais. Todos são super sensíveis e fizemos uma experimentação sonora constante, até chegar às soluções que melhor se adaptavam e serviam às músicas. Reelaboramos arranjos antigos e criamos outros novos”, revela.
Após São Paulo, a parada seguinte da turnê acontecerá no Rio de Janeiro, com estreia prevista para o dia 23 de agosto, no Vivo Rio.
Sobre o álbum O Que Você Quer Saber de Verdade:
Com O Que Você Quer Saber de Verdade, Marisa utilizou a internet, de forma ostensiva, não apenas como a fonte oficial de informação sobre o novo trabalho, mas também para criar um canal direto de comunicação com o público, o que acabou se revelando um sucesso. Liberada em primeira mão no hotsite www.marisamonte.com.br , a canção até então inédita Ainda Bem, em que a cantora aparece dançando com o lutador Anderson Silva, campeão mundial dos pesos médios do UFC, ultrapassou a marca de seis milhões de acessos no Youtube. Antes do lançamento oficial do novo trabalho, o site ainda disponibilizou para download gratuito a faixa-título, além de um vídeo com a canção e, para audição em streaming, todas as faixas do novo disco.
Sobre Marisa Monte:
Reconhecida como uma das grandes cantoras da música brasileira moderna, ao fazer a ponte entre a tradição e o pop contemporâneo, integrando gêneros e gerações musicais, Marisa Monte continua surpreendendo o público com a qualidade de seu canto, seu talento de compositora, a solidez e a independência de suas escolhas musicais. A revista Rolling Stone Brasil a elegeu a mais importante cantora brasileira viva e incluiu os CDs MM e Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão em sua lista dos 100 Melhores Discos da Música Brasileira de todos os tempos. Em 2002, o disco intitulado Tribalistas, que Marisa gravou com Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes, vendeu três milhões de cópias mundialmente, atingindo números expressivos de venda em países como Espanha, Portugal e Itália. Além dos Grammy Latinos, a cantora conquistou sete VMBs (MTV Video Music Awards Brasil), nove Prêmios Multishow e seis prêmios TIM. E está mais uma vez indicada ao Prêmio da Música Brasileira (ex-TIM).
Serviço:
SÃO PAULO
De 21 de junho a 15 de julho
Quintas, às 21h30; sextas e sábados, às 22h; domingos, às 20h
Local: HSBC Brasil
Rua Bragança Paulista, 1281 – Chácara Santo Antonio
Informações e compra de ingressos:
# BILHETERIAS HSBC BRASIL - Rua Bragança Paulista, 1281 / Chácara Santo Antônio.
(Horário de atendimento: segunda a sábado, das 12h às 22h e domingos e feriados, das 12h
às 20h)
# COMPRA POR TELEFONE - Ingresso Rápido - Tel: 4003-1212
(Horário de atendimento: segunda a sábado, das 9h às 22h)
(Formas de Pagamento: cartões de crédito Visa, Mastercard, Credicard, Diners);
# COMPRA PELA INTERNET (www.hsbcbrasil.com.br / www.ingressorapido.com.br)
(Formas de Pagamento: cartões de crédito Visa, Mastercard, Credicard, Diners);
# PONTOS DE VENDA CAPITAL, INTERIOR E OUTROS ESTADOS
Consultar www.ingressorapido.com.br
Taxa de Compra através da Ingresso Rápido
Compra em ponto-de-venda: 15% do valor do ingresso
Entrega em domicílio Grande São Paulo: R$ 15,00
Entrega em domicílio São Paulo Capital: R$ 10,00
Retirada na bilheteria: R$ 5,00
Para a compra de ingressos para estudantes, aposentados e professores estaduais, os mesmos devem comparecer pessoalmente portando documento na bilheteria respectiva ao show ou nos pontos de venda da Ingresso Rápido. Esclarecemos que a venda de meia-entrada é direta, pessoal e intransferível e está condicionada ao comparecimento do titular da carteira estudantil no ato da compra e no dia do espetáculo, munido de documento que comprove condição prevista em lei.
BILHETERIA
Camarote A R$ 320,00
Camarote B R$ 300,00
Camarote C R$ 280,00
Frisa R$ 300,00
Cadeira Alta R$ 120,00
Setor Vip R$ 320,00
Setor 01 R$ 300,00
Setor 02 R$ 280,00
Setor 03 R$ 260,00
Setor 04 R$ 240,00
* Clientes HSBC têm 25% de desconto. O limite é de 04 ingressos por pessoa e a promoção
não é cumulativa com outros descontos.
Capacidade: 1.800 lugares
Classificação etária: 14 anos (desacompanhados). Menores dessa idade somente acompanhados dos pais ou responsáveis.
Duração: 90 minutos
Abertura da Casa: 2h antes do espetáculo
Estacionamento: Hot Valet (com manobrista)
Aceitam-se dinheiro e cartões de débito e crédito (Visa, Mastercard, Credicard e Diners)
Não se aceitam cheques
Acesso para deficientes físicos
Ar condicionado
Nenhum comentário:
Postar um comentário