26 de junho de 2012

"FAUSTO” ESTREIA NESSA SEXTA Filme de de Alexander Sokurov estreia em São Paulo



Dr. Fausto é personagem de um conto alemão do século XVI que inspirou Johann Wolfgang von Goethe a escrever o poema “Fausto”, obra monumental dividida em duas partes e um marco da literatura ocidental. “Fausto” de Goethe veio a ser a mais famosa adaptação da lenda do homem que se dedicou aos saberes do mundo porém, desiludido com o conhecimento de seu tempo, faz um pacto com o demônio Mefistófeles, que lhe promete dinheiro e a mulher que deseja em troca de sua alma.

Alexander Sokurov revisitou o mito em sua versão de FAUSTO e, enquanto filme, sua intenção é a de reviver a obra de Goethe, incentivado os espectadores a lerem a obra do escritor alemão: “Eu, como diretor de filmes, sou um pequeno homem que joga uma pedra para que ela vá o mais longe possível. Se eu puder suscitar a curiosidade do espectador...”

Dentro de sua obra, com FAUSTO, Sokurov encerra sua tetralogia sobre o totalitarismo, o poder e a corrupção: Molokh (1999), Taurus (2001) e O SOL (2005). Nesses filmes ele trata de personagens como Lênin, Hitler e o imperador japonês Hirohito, antes de abordar o Dr. Fausto. Segundo o diretor: “Gostaria que a tetralogia não fosse linear, mas sim um círculo. Uma vez que as pontas se encontrassem, e o circulo fosse fechado, personagens de diferentes momentos históricos estariam conectados.”

Alexander Sokurov se inspirou na pintura alemã para compor as imagens de FAUSTO. Especialmente em pintores como Albrecht Altdorfer e Carl Spitzweg e para compor a fotografia do filme, Sokurov chamou o francês Bruno Delbonnel. Através da fotografia, a idéia do diretor era a de “reconstruir um mundo e um mito daquela época, também historicamente, com bastante detalhe.”


* Recebeu o “Leão de Ouro” no Festival de Veneza 2011;

Ficha técnica: Título original: Faust, Ano: 2011, País: Rússia, Gênero: Drama, Duração, 135min., Direção: Alexander Sokurov, Roteiro: Alexander Sokurov, baseado na obra homônima de Johann Wolfgang von Goethe, Fotografia: Bruno Delbonnel, Música: Alexander Zlamal, Elenco: Johannes Zeiler, Anton Adasinskiy, Isolda Dychauk, Classificação: 14 (quatorze) anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Sabores requintados, praias paradisíacas e cenotes incríveis

A Riviera Maya é um dos destinos mais escolhidos do México Reconhecida por suas praias paradisíacas com mar azul-turquesa, a Riviera Maya, n...