11 de junho de 2012

Comida di Buteco oferece ombro amigo no Dia dos Namorados



Solteiros e antirromânticos podem montar roteiro com bares inspirados na amizade para degustar tira-gostos e votar no Melhor Boteco de São Paulo

Quem não estiver interessado no clima de romantismo do Dia dos Namorados este ano em São Paulo pode trocar a luz de velas por uma boa conversa de bar entre amigos. Desde 1º de junho, um circuito com 49 bares está mobilizado na cidade com a chegada do concurso Comida di Buteco, que vai eleger o Melhor Boteco de São Paulo.

Se botecos já são sinônimo de encontros de amigos, alguns participantes do concurso têm intimidade extra com o assunto. No Centro da capital, estão Amigo Leal, casa de influência alemã inaugurada em 1967, o Bar Amigo Giannotti, fundado há 40 anos por descendentes de italianos, e o caçula Petisco Amigo, aberto por três amigos de infância no Cambuci em 2010.

Outros participantes não têm amigos na placa do bar, mas nasceram da amizade entre os donos. As Mineiras, na Vila Mariana, transformou em sócias duas amigas que nasceram em Itabirito (MG) e se mudaram para São Paulo. O Leporace, no Campo Belo, uniu uma dupla que trabalhava no mercado jornalístico e resolveu ter o próprio negócio. O Bar do Kabeça, no Tatuapé, recrutou um amigo da família para ajudar na administração da casa.

Já o Lewis Bar, na Lapa, além de nascer da amizade entre um garçom e um copeiro que trabalhavam juntos no Aperitivo Valadares, reforça o valor da camaradagem com os ex-patrões, que são vizinhos de porta e, vira e mexe, emprestam ingredientes para os “concorrentes”.

Na Bela Vista, o Meninas Bar também tem histórias de amizade para contar. No bar aberto há oito meses, mãe e filha tiveram ajuda de clientes que se tornaram amigos e contribuíram na reforma do ponto.

Critérios de seleção

Os bares selecionados pelo Comida di Buteco são avaliados em vários quesitos antes de serem convidados a participar do concurso. Qualidade do cardápio, atendimento, temperatura da bebida e higiene do local são levados em conta pelos organizadores. Mas um dos critérios mais emblemáticos é o envolvimento direto do proprietário no negócio. “Nós buscamos botecos com alma”, resume Maya.

Dinâmica

Neste ano, o Comida di Buteco acontece em duas etapas. Na primeira, as 15 cidades que já faziam parte do circuito nacional deram partida no concurso em 13 de abril: Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA), Campinas (SP), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Ipatinga (MG), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Montes Claros (MG), Poços de Caldas (MG), Ribeirão Preto (SP), Rio Preto (SP), Salvador (BA) e Uberlândia (MG).

A segunda etapa acontece agora, em São Paulo (SP), cidade que está na sua primeira edição. Na capital paulista, o Comida di Buteco começou em 1º de junho e vai até o dia 1º de julho. Outra particularidade em relação à metrópole é que os bares não precisaram criar um tira-gosto inédito, como acontece nos outros locais. Alguns escolheram petiscos que fazem sucesso entre a clientela, outros optaram por desenvolver receitas novas.

Para eleger os melhores botecos paulistanos, o público e um corpo de 50 jurados percorrem os concorrentes e avaliam com notas de 0 a 10 o tira-gosto, a higiene do local, o atendimento e a temperatura da bebida. O peso do júri e do público é de 50% cada.

Premiação

Em São Paulo, os vencedores serão anunciados na Festa da Premiação, evento fechado para convidados e imprensa no Mercado Municipal previsto para meados de julho. A apuração dos votos ficará sob responsabilidade da Vox Populi.

Todos os botecos recebem um registro de participação no concurso e os cinco primeiros colocados são premiados com troféus, além do título de melhor boteco da cidade. Os dez últimos da lista são desclassificados e ficam de fora da edição seguinte, para permitir uma rotatividade entre os participantes.

Além da premiação oficial, os donos dos bares com melhor classificação concorrem a prêmios oferecidos pelos patrocinadores do Comida di Buteco. A marca Hellmann’s premia três concorrentes que utilizarem maionese espontaneamente em seus petiscos e se classificarem entre os melhores do ranking. Os vencedores recebem a quantia de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil pelo primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

A Pepsico, fabricante do Doritos, premia com R$ 5 mil o vencedor do Desafio Doritos, uma eleição paralela de um segundo tira-gosto que precisa ter o salgadinho na receita. A adesão dos botecos ao Desafio é espontânea e a escolha do melhor petisco é feita pelo júri do Comida di Buteco.

A primeira edição do Comida di Buteco em São Paulo conta com o patrocínio da Hellmann’s, Pepsico, Orloff e Azeite Gallo; promoção da Globo São Paulo; apoio do Sebrae-SP, Divirta-se/Estado de S. Paulo, Estácio, São Geraldo/Gontijo, Philip Morris e Abrasel; Apuração: Vox Populi.

Histórico

O Comida di Buteco foi criado em Belo Horizonte no ano 2000. Desde então, tem se destacado pela valorização da culinária de raiz, capacidade de atrair turistas de vários lugares do país e exterior, além de geração de empregos e fomento à sustentabilidade dos estabelecimentos que participam do concurso. Em 2011, o evento atraiu um público total de 2,3 milhões de pessoas, sendo pelo menos 27 mil turistas. Os 329 botecos participantes venderam mais de 260 mil tira-gostos concorrentes e contabilizaram mais de 320 mil votos. Com a entrada da maior cidade brasileira no circuito este ano, a expectativa é que as estatísticas cresçam significativamente.

Serviço:
Comida di Buteco São Paulo 2012
Data: 1º de junho a 1º de julho 
Informações gerais: www.comidadibuteco.com.br
Twitter: @_comidadibuteco
Facebook: https://www.facebook.com/comidadibuteco

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