O carioca Bob Burnquist, há anos radicado nos Estados Unidos, conquistou o título do Oi Vert Jam 2012.
O toldo de mil metros quadrados que cobre a rampa não foi capaz de conter a forte chuva de vento que caiu na cidade, na manhã deste domingo, e molhou parte da rampa montada na Praça do Ó, Barra da Tijuca. Em nome da segurança dos skatistas, a organização do Oi Vert Jam e a World Cup Skateboarding, que realiza o Circuito Mundial, decidiram que a final não seria corrida e que, para efeito de pontuação, valeriam os resultados das semifinais, disputadas no sábado.
O vice-campeão, segundo mais bem colocado no sábado, foi o inglês Paul-Luc Ronchetti, seguido pelo americano Andy MacDonald, que ficou com o terceiro lugar. Bicampeão do Oi Vert Jam, o skatista Marcelo Bastos, pré-classificado para a final, não teve a oportunidade de defender o título na rampa. A WCS decidiu, então, que a pontuação que ele obtiver na próxima etapa do Circuito, na China, valerá em dobro.
"A segurança dos skatistas está acima de tudo. Acredito que tenha sido a decisão mais sensata que poderíamos tomar", disse a organizadora do Oi Vert Jam, Márcia Casz. Dono da pista, o hexacampeão mundial Sandro Dias afirmou que, com a chuva forte da manhã, seria realmente impossível a disputa da final: "A madeira é inimiga da água. Não haveria tempo para a rampa secar".
Declarações dos skatistas
Bob Burnquist: "Não havia condições de a final acontecer. Mesmo assim, como o nível das semifinais foi muito alto, acho que o resultado acaba se justificando. Já vivi situações parecidas em outros campeonatos e o procedimento é sempre o mesmo".
Marcelo Bastos: "Queria ter andado, mas não há como controlar o tempo. Agora, é esperar abril (quando acontecerá a próxima etapa do Circuito Mundial, em Xangai) e buscar uma boa pontuação".
Andy MacDonald: "É sempre bom vir ao Rio e o tempo normalmente colabora. É pena não podermos andar na rampa hoje, especialmente por causa dos fãs, que prestigiaram o evento. Mas tivemos uma semifinal com o nível tão alto quanto seria o de uma final. Acho que (não haver a final) foi a decisão certa. Não seria seguro competir nessas condições".
O Oi Vert Jam tem o patrocínio de Oi, TNT e HD - Hawaiian Dreams. O evento é uma realização da IMX. O apoio é do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer. A supervisão técnica da competição realizada pela CBSk Confederação Brasileira de Skate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário