Literatura, cinema, música e filosofia com renomados professores:
Jorge Coli, Olgária Matos, Marco Antonio Guerra, Irineu Franco Perpétuo, João Adolfo Hansen Adma Muhana, Leon Kossovitch e Evando Carlos Jardim.
A partir de 1º de março de 2012
A Augôsto Augusta Cultural é um espaço para pensar, discutir, aprender, entender e viver a arte e suas manifestações. A cada semestre, oferece cursos de quatro meses, aula e módulos breves, sempre ministrados por pensadores com profundo conhecimento do campo da filosofia e das artes.
Informações e reservas
Augôsto Augusta
www.augosto.com.br
Rua Augusta, 2161
tel. (11) 3082-1830
Agenda dos Cursos
VICISSITUDES FIGURATIVAS DA EUROPA
PROF. LEON KOSSOVITCH
1. As vertentes figurativas do Baixo Império, a leste e a oeste: a simetria, os afetos, a imitação e os gêneros, relativamente à figuração greco-romana precedente.
2. Composição sintética e simétrica, em oposição à justaposição oriental.
3. A figuração bárbara: a diversidade celta e a germânica até o século VIII.
4. Os compromissos figurativos em Constantinopla e Aschen.
5. Ano Mil e a diversidade européia ocidental: o Magrebe e a Península Ibérica
em contraste com a Europa restante, na qual se inclui a Espanha setentrional.
6. A supressão da heterogeneidade figurativa na Europa ocidental no século XIII.
Início 07/03/2012 a 27/06/2012
4ªs. feiras das 17h00 às 19h00
R$ 310,00 por mês.
HISTÓRIA DA ARTE NUMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA
Prof. Marco Antônio Guerra
O curso constará de quatro módulos. O primeiro abordará a arte dos primórdios, a Antiguidade Oriental e Clássica, a Idade Média e o Extremo Oriente. Serão estabelecidas relações Histórico Sociais bem como estéticas na análise das manifestações artísticas de cada período.
Início: 01/03/2012 até 28/06/2012.
5ªs. feiras das 10h30 às 12h00
R$ 310,00 por mês.
REFLEXÃO SOBRE HISTÓRIA DO DESENHO
PROF. EVANDRO CARLOS JARDIM
1 – Uma reflexão sobre história do desenho, técnicas e procedimentos no Ocidente.
2 – A prática do desenho como expressão gráfica: a anotação e o esboço como formas de apreensão e representação, possíveis, de uma realidade, a organização da figura.
3 – O desenho e a cor. O avanço e o recuo da cor. A luz e a cor.
4 – Uma aproximação dos itens acima enumerados com o projeto e a produção pessoal de cada participante.
Início12/03/2012 a 25/06/2012
2ªs. feiras da 16h30 às 18h30
R$ 310,00 por mês
O ROMANTISMO GERMÂNICO
Prof. Irineu Franco Perpetuo
Do intimismodas canções de Schubert à grandiosidade das sinfonias de Bruckner, passando pelo vigor de Mendelssohn, a imaginação visionária de Schumann, o rigor de Brahms e a ousadia das óperas de Wagner, o curso aborda as principais criações dos maiores compositores austro-alemães do século XIX.
Todas as aulas são ricamente ilustradas em DVD, com gravações de renomados intérpretes do passado e do presente.
De 01/03/1012 a 28/06/2012
5ªs feiras das 14h30 as 16h30
R$ 310,00 por mês.
DIVINA COMÉDIA
Prof. Adma Muhana
O curso se propõe à leitura da Divina Comédia de Dante Alighieri, com enfoque para a inserção da obra no mundo neolatino dos séculos XIII e XIV.
Procura-se, dessa maneira, analisar as concepções poéticas vigentes no período; a relação da obra com a antiga latinidade, por um lado, e com as letras em línguas vulgares, por outro; o diálogo constante com o pensamento filosófico, político e teológico contemporâneos; e, finalmente, a temporalidade da obra em relação a seu passado, seu presente e o porvir.
De 07/03/2012 a 27/06/2012
4ªs.feiras das 10h30 às 12h30
R$ 310,00 por mês.
FURIA FRANCESE
Prof. Jorge Coli
A evolução da ópera no século XIX é incompreensível sem a presença poderosa da música francesa. O Grand Opéra, gênero grandioso que se desenvolve em Paris, torna-se determinante para os mais importantes compositores. É sob essa influência que Verdi altera substancialmente as concepções artísticas que até então vinham conduzindo suas obras: de Lês vêpres siciliennes em diante, sua obra será marcada (muitas vezes de maneira interrogativa e inquieta) pelas concepções estéticas vindas da França. É assim com Un Ballo in Maschera e La Forza del Destino, composições nas quais o elemento francês tem parte determinante.
Para compreendermos essa força francesa, analisaremos ainda duas obras fundamentais: Lês Troyens, de Berlioz e o célebre Fausto, de Gounod.
De 06/03/2012 a 26/06/2012
3ªs.feiras das 14h15 às 16h15
R$ 310,00 por mês.
ALGUNS ASTROS
Prof. Jorge Coli
Visão da imagem masculina no cinema: modelos de beleza, de comportamento, de sedução. De Rodolfo Valentino a Brad Pitt, essa imagem variou, correspondendo a desejos e imperativos sociais.
A análise comparada dos filmes propostos permitirá compreender as metamorfoses dessas encarnações.
De 06/03/2012 a 26/06/2012
3ªs.feiras das 14h15 as 16h15
R$ 310,00 por mês.
O MUNDO COMO ESPETÁCULO
Prof. Jorge Coli
“?Qué es la vida? Uma ilusion, una sombra, uma ficción, escrevia Calderón de La Barca em 1636. no seu “drama filosófico” La vida es sueño. A vida como aparência é uma noção que penetra os comportamentos, o pensamento e as artes no século XVII. A aparência e o espetáculo, os homens são atores. As artes plásticas encarregar-se-ão de criar os mais esplêndidos cenários para o prazer ilusório dos homens. É esse o tema de nosso curso, que explorará as obras magníficas e suntuosas desse período.
De 06/03/2012 a 26/06/2012
3ªs.feiras das 16h30 às 18h30
R$ 310,00 por mês.
LITERATURA BRASILEIRA
Prof. João Adolfo Hansen
O curso propõe a leitura e o estudo de textos de quatro poetas modernos brasileiros, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, João Cabral de Melo Neto, tratando de suas relações com a chamada “tradição da poesia moderna”.
De 07/03/2012 a 27/06/2012
4ªs.feiras das 14h30 às 16h30
R$ 310,00 por mês.
FILOSOFIA/CINEMA-ANÁLISE DOS FILMES
Profa. Olgária Matos
O objetivo do curso é tratar da questão do tempo na contemporaneidade, a partir da análise de filmes que tem por eixo diferentes experiências do tempo e das relações entre Mito e História, necessidade e acaso, determinismo e liberdade.
Para tanto, serão centrais as categorias da filosofia de Walter Benjamin, em cujo pensamento não se separam a história individual e a história coletiva, pois cada indivíduo é uma “História Universal”.
Parte I - Apresentação e análise dos seguintes filmes:
1. Crash, no Limite – Dir. Paul Haggis
2. Antes da Chuva – Dir.Menchevski
3. O Ano Passado em Marienbad - Dir.Alain Resnnais
4. Match Point – Dir. Woody Allen
5. A Grande Viagem – Dir. Ismael Ferrokhi
6. Closer – Dir. Mike Nichols
7. O que você faria em meu lugar – de Marcelo Piñero
8. O Estrangeiro – Visconti
De 12/03/2012 a 25/06/2012
2ªs feiras das 10h30 as 12h30 – R$ 310,00 por mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário