8 de fevereiro de 2012

Bob Burnquist lança mundialmente seu 1º jogo de skate para smartphones e tablets



Bob Burnquist’s Dreamland marca a entrada do ícone do skate mundial nos games, levando o jogador a um passeio radical pelo quintal de sua casa

São Paulo (SP) -Bob Burnquist, uma das figuras mais importantes do skate mundial, lançou nesta terça-feira (7), em São Paulo (SP), o game para smartphones e tablets Bob Burnquist´s Dreamland. Feito para rodar nos sistemas iOS e Android, com produção 100% brasileira, o jogo já está disponível nas duas plataformas, gratuitamente.

O aplicativo simula, de forma simples e divertida, um passeio radical pelo quintal de Bob Burnquist, com a representação das pistas que estão montadas na propriedade. O "Dreamland" (Terra dos sonhos) do título é justamente o nome que o skatista dá ao quintal de sua casa.

O objetivo é completar as fases com as manobras mais radicais, os saltos mais altos e coletando o maior número possível de itens que aparecem pelo percurso. São três níveis de avaliação: Sweet!, Rad! e Awesome!, que levam em conta número de manobras, combinação de movimentos (combos), coleta de itens (sonhos) e altura nos saltos.

O download é gratuito nas duas plataformas. Na App Store, o game vem com 1 pista e 5 fases gratuitas e o jogador pode adquirir mais 25 fases por 99 centavos de dólar para iPhone/iPod e por 1,99 dólares para iPad. No Android, o game é inteiramente grátis. Segundo a equipe do game, mais de 80 mil downloads foram feitos em menos de uma semana só para iPhone.

"As manobras foram estudas e aplicadas no game. Quem é fã do skate terá familiaridade com o aplicativo, verá que as posições são as mesmas que eles usam. E quem não anda se divertirá também", relata Bob Burnquist.

O produto é uma sociedade entre o estúdio Doubleleft , responsável pela produção e comercialização, a agência BLG, que cuida da marca Bob Burnquist, e o próprio skatista.

"A primeira impressão do público é surpreendente. Em uma semana, tivemos mais de 80 mil downloads e 75% de retorno dos usuários (pessoas que voltaram para jogar após o primeiro contato). E vamos usar o feedback que essas pessoas darão para novas atualizações (packs), que serão desenvolvidas ainda em 2012", reforça Paulo Perez, da Doubleleft. "Não descartamos a ideia de evoluir e usar o game no Xbox e PS3. Também devemos migrar para outras plataformas, como navegadores".

O jogo conta com o modelo "in-game advertising", no qual as empresas parceiras têm suas marcas expostas nos cenários do jogo e interagem com o personagem. O atleta tem patrocínio de Hurley, Oakley e Urgh!, entre outros. 

Equipe totalmente brasileira - Com produção 100% brasileira, o game foi desenvolvido em 12 meses com custo aproximado de R$ 500 mil. A expectativa é alcançar a marca de 500 mil downloads no mês de lançamento.

Além dos sócios do projeto, o aplicativo contou com a participação da Petit-Pois Studio, responsável pela criação dos personagens e da banda Filial, que fez a sonorização.

"Eu acredito muito no Brasil. O País merece respeito no cenário internacional com profissionais altamente qualificados. Nos Estados Unidos, me reuni com algumas empresas do mercado e, depois de alguns encontros, vi que havia empresas competentes pelo mundo inteiro. Pensei: por que não formar uma equipe brasileira e estampar nossa identidade nesse mercado?", indaga Bob Burnquist, que com o personagem Bobito, seguiu exemplos de nomes como Pelé e Ayrton Senna licenciando produtos.

No site oficial do jogo - www.bbdreamland.com - é possível assistir a vídeos, fazer o cadastro para receber novidades e acompanhar o skatista nas redes sociais.

De acordo com a empresa de pesquisas sobre tecnologia Gartner, o mercado de games arrecada anualmente U$ 74 bilhões em todo o planeta. O mercado brasileiro tem 197 milhões de celulares e quatro em cada 10 brasileiros usam os aparelhospara games. 

"O mercado de games cresce a cada ano. A ideia é ampliar a participação do Bob em vários segmentos, o que mostra a seriedade do atleta e sua visão empreendedora", conta Ricardo Fiuza, da BLG, empresa que cuida da marca Bob Burnquist no Brasil, considerada a número do segmento. A marca está aplicada em vários tipos de produtos licenciados em parceria com grandes empresas como Tilibra (cadernos), C&A (confecção e acessórios), Urgh (tênis), Long Jump (skates e equipamento de segurança), Kikers (mochilas e estojos) e 3M (adesivos para celular, laptop e tablets). 

Bob Burnquist’s Dreamland nasce com ação inovadora -Para divulgação do projeto, foi feita uma grande parceria com a Sprite, que fará uma ação inovadora em suas latas de refrigerante. Serão produzidas mais de 22 milhões de unidades falando do jogo, disponíveis no mercado nos próximos meses. Dentro do game, a Sprite terá espaço especial onde o jogador conseguirá acessar conteúdos diretamente do Facebook da marca.

Além disso, a Sprite realizará concursos culturais, com o objetivo de divulgar ainda mais o projeto.

"O DNA de Sprite combina perfeitamente com a proposta do game. O objetivo da marca é levar emoção, liberdade, refrescar ideias, optar pelo inovador e integrar-se à cultura urbana, o que representa total sinergia com o projeto do game. Mais uma vez nosso consumidor experimentará a proposta da marca de exercitar sua criatividade, como aconteceu nas recentes campanhas que escolheram os grafismos das latas de Sprite e a trilha sonora do comercial da marca", explica Andrea Mota, diretora de Marketing de Sabores da Coca-Cola Brasil. 

Sobre Bob Burnquist
Nome: Robert Dean Silva Burnquist
Idade: 35 anos
Local de nascimento: Rio de Janeiro
Principais títulos: 20 medalhas do X-Games, sendo 8 de ouro
Tricampeão da Megarampa entre outros

Bob Burnquist é um dos principais nomes da história do esporte no planeta. Ele é dono de 20 medalhas nos X-Games, incluindo oito de ouro. Além disso, inventou uma série de manobras, saltou de skate no Grand Canyon, nos EUA, e é um dos responsáveis pelo sucesso mundial da Megarampa, uma estrutura de 100 metros de comprimento e 30 de altura, equivalente a um prédio de nove andares.

Em 2012, Bob Burnquist promete realizar mais uma edição da Megarampa no Brasil e disputar os principais eventos de skate do mundo como os X-Games. Entre outras ações estão um recorde mundial de salto no Brasil, o lançamento de um livro e o licenciamento de uma linha de tênis com a Urgh!.

Sobre o mercado de skate 
O Brasil é o segundo país do mundo em número de praticantes de skate, atrás apenas dos Estados Unidos. Pesquisas indicam 4 milhões de adeptos no País, o que significa que, em número de praticantes do sexo masculino, a modalidade perde apenas para o futebol. Anualmente, a indústria ligada ao skate movimenta algo em torno de U$ 3 bilhões no mundo. Destes, mais de 20% está no Brasil.

Dados do jogo
Nome: Bob Burnquist´s Dreamland
Criação: Doubleleft, BLG e Bob Burnquist.
Desenvolvimento: Doubleleft
Custo: R$ 500 mil
Onde baixar: AppStore e Android Market
Expectativa de download no primeiro mês: 500 mil downloads

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