26 de janeiro de 2012

São Paulo Companhia de Dança leva seus bailarinos ao Metrô



Exposição fotográfica e improvisação de dança percorrem as estações até março

Trinta bailarinos da São Paulo Companhia de Dança farão uma improvisação na estação Brás do Metrô neste sábado, dia 28 de janeiro, às 17h. Sensorial foi a coreografia desenvolvida para esta intervenção e é criação de um dos bailarinos da Companhia, Milton Coatti. Além dos bailarinos, os usuários do Metrô vão fazer parte da improvisação. A Companhia de Dança São Paulo disponibilizou na internet um vídeo ensinando como se executa parte da coreografia: http://www.youtube.com/watch?v=ug8yGzJ6A9U. “A idéia é que haja uma interação com o público. Quem estiver por lá poderá viver a dança, não apenas como espectador, mas como bailarino”, conta Lia Pinheiro, diretora da Cinemagia, empresa gestora do projeto Encontros nas estações do Metrô.

A presença dos bailarinos nas estações do Metrô acompanha a exposição de fotos Dança das Imagens que reúne fotos de espetáculos da São Paulo Companhia de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo em 2008. A mostra teve sua abertura no dia 10 de janeiro, na Estação Brás e segue para a Estação Paraíso, no mês de fevereiro, e para a Estação Luz, em março. 

A exposição reúne 18 fotos de João Caldas, Reginaldo Azevedo, Silvia Machado, Willian Aguiar e Alceu Bett. As imagens têm foco em 15 obras do repertório da São Paulo Companhia de Dança, em seus quatro anos de existência – que serão comemorados em 28 de janeiro, data em que os bailarinos fazem a improvisação na Estação Brás. “A dança é uma arte que se realiza na cena, no encontro entre as pessoas, artistas e platéia. Sua continuidade se dá nas imagens e nas palavras tornando essa arte ainda mais viva”, fala Inês Bogéa, diretora da São Paulo Companhia de Dança. “Esta é a primeira exposição de fotos da São Paulo Companhia de Dança. Estamos felizes que isso irá acontecer no espaço do metrô, onde as imagens da Companhia ganharão ainda mais movimento pelos olhares das milhares de pessoas que passam pelas estações diariamente”.

Em cada uma das estações que irão receber a exposição de fotos, os bailarinos da São Paulo Companhia de Dança farão improvisações, sempre convidando o público a participar e ter um contato mais próximo com a dança. Estas improvisações farão parte da programação cultural do projeto Encontros e serão sempre gratuitas. “Poder trazer para o usuário do Metrô um pouco do universo da dança, por meio de uma das mais importantes Companhias de Dança do país, é muito gratificante”, revela Lia Pinheiro.

Sobre a São Paulo Companhia de Dança 
Criada em janeiro de 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo e é dirigida por Iracity Cardoso e Inês Bogéa. Seu repertório contempla remontagens de obras clássicas e modernas, além de peças inéditas, criadas especificamente para o seu corpo de bailarinos. A Companhia atua em três distintas e complementares vertentes: Produção e Circulação de Espetáculos, Projetos Educativos e de Formação de Plateia e de Registro e Memória da Dança. A Companhia é um lugar de encontro dos mais diversos artistas - como fotógrafos, professores convidados, remontadores, escritores, artistas plásticos, cartunistas, músicos, figurinistas, e outros – para que se possa pensar em um projeto brasileiro de dança.

Sobre o projeto Encontros
Numa iniciativa inédita no mundo, o projeto Encontros transforma as estações do Metrô de São Paulo em espaços culturais, com atrações gratuitas. A primeira estação inaugurada foi a Paraíso, em outubro de 2010, após a Cinemagia vencer a licitação para gerir o projeto por 10 anos. Ao todo, 18 estações serão contempladas, levando cultura para todas as regiões da cidade de São Paulo. Shows musicais, cinema, espetáculos de dança, teatro, exposições permanentes e itinerantes, oficinas culturais e muitas outras atividades fazem parte da programação, acessível a aproximadamente 4 milhões de pessoas que circulam diariamente pelo Metrô de São Paulo.


SERVIÇO

Dança das Imagens - Exposição de fotos da São Paulo Companhia de Dança


De 10 a 30 de janeiro | Estação Brás
De 10 a 28 de fevereiro | Estação Paraíso
De 10 a 30 de março | Estação Luz
Improvisações dos bailarinos da SPCD nas Estações


Dia 28 de janeiro | Estação Brás
Dia 11 de fevereiro | Estação Paraíso
De 17 de março | Estação Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Um verdadeiro refúgio reservado para maiores de 18 anos

Dreams Curaçao Resort & Spa ganha área exclusiva para adultos Il Mare Adults-Only Preferred Club é a novidade do Dreams Curaçao Resort, ...