Com uma proposta inovadora, o Museu da Pessoa – que inspirou outros três núcleos similares no exterior: Canadá, EUA e em Portugal – tem uma história inédita no Brasil: um projeto pioneiro e democrático, que têm a memória oral das pessoas como sua maior matéria prima
O Museu da Pessoa – fundado em 1991 – é um museu aberto, gratuito e colaborativo, que tem como missão transformar as histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre as pessoas.
Destaca-se por ter sido concebido inicialmente para o meio virtual, mesmo antes de ter a internet em operação no Brasil– já que no início o acervo era organizado em uma base digital (CD ROOM) e distribuído para as pessoas – construindo uma rede de memória muito anterior ao surgimento das redes sociais.
Desde o princípio seu objetivo é democratizar a construção da memória social por meio da valorização de histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. Todo o material coletado é organizado e disseminado por meio de produtos culturais como livros, exposições, documentários, sites, etc, e utilizado posteriormente em projetos socioculturais, colaborando com a transformação da cultura e dos valores, promovendo o diálogo e contribuindo na difusão das memórias individuais e coletivas.
Segundo Karen Worcman, historiadora e fundadora do Museu da Pessoa “completar 20 anos de existência do Museu da Pessoa no Brasil é uma vitória tanto da iniciativa quanto do país. Quando o Museu começou, antes da Internet, dos blogs e da explosão das redes sociais, pensar que a história de pessoas comuns pudesse ter um significado histórico era algo ainda muito inusitado. Saber que essa ideia surgiu, cresceu e se consolidou no Brasil é muito recompensador. Hoje temos, certamente, um acervo precioso que mostra um Brasil que pouca gente conhece.”
20 anos do Museu da Pessoa em números
· Acervo com aproximadamente 15 mil histórias de vida e 72 mil fotos e documentos digitalizados que contam a história dos últimos 100 anos do Brasil.
· Com seus projetos socioculturais o Museu da Pessoa já mobilizou um total de 395 organizações sociais presentes em 22 Estados;
· O portal www.museudapessoa.net recebe uma média de 500 mil visitantes únicos por ano;
· Mais de 200 projetos nas áreas de educação, comunicação, memória institucional e desenvolvimento social;
· Programa Memória Local na Escola, em dez anos capacitou mais de 1.500 professores
beneficiando cerca de 30 mil alunos de 650 escolas de vários estados brasileiros;
· 46 livros publicados;
· 8 museus temáticos produzidos;
· 15 sites;
· 24 documentários;
· 48 exposições;
· 15 prêmios em educação, memória empresarial e web;
Museu da Pessoa em destaque na mídia internacional
Em 1999, após sua participação na conferência “Museums and The Web”, em New Orleans, o Museu da Pessoa foi considerado pelo jornal New York Times, devido sua experiência criativa com a memória social, o site mais interessante da conferência internacional de museus.
Dez anos depois, em março de 2009, a metodologia do museu – registro histórico por meio da valorização das narrativas orais – foi um dos principais destaques do jornal norte americano The Wall Street Journal. O artigo – intitulado “Dez mil vozes contam a história de um país” – assinado pelo jornalista Matt Moffet, conta as histórias e particularidades do trabalho do Museu da Pessoa desenvolvido no Brasil e destaca algumas histórias de vida entre os mais de 10 mil depoimentos disponíveis na época, no acervo do museu.
Museu da Pessoa e parceria com instituições e empresas patrocinadoras
O Museu da Pessoa sistematizou, com o apoio da Fundação Banco do Brasil, a sua Tecnologia Social da Memória e liderou campanhas nacionais e internacionais para a valorização de histórias de vida, como o Dia Internacional de Histórias de Vida, comemorado todo 16 de maio.
Hoje, seu acervo contempla histórias de instituições como Vale, Votorantim, BNDES, Fundação Gol de Letra, Dieese e Petrobras – de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro – além de grupos sociais diversos.
Entre seus atuais patrocinadores estão a Petrobras, Fundação Toyota do Brasil, Instituto Camargo Correa, White Martins, Chevron e Techint. O Museu da Pessoa conta ainda com o apoio institucional do Movimento Mais Feliz, My Fun City – Cidades Sustentáveis, SESC SP, Ashoka Empreendedores Sociais, BNDES, BR Distribuidora, Banco Itaú, entre outros.
Tem como parceiros de mídia e disseminação de conteúdo a rádio CBN, Site Almanaque Brasil e o portal AsBoasNovas.com, e grande parte de suas atividades contam com o apoio do Ministério da Cultura
Ações 2012
Em 2012 o Museu da Pessoa dará continuidade às ações permanentes que são desenvolvidas ao longo das suas duas décadas de existência e ampliará sua área de atuação com a publicação de novos produtos.
No primeiro semestre o programa Conte Sua História retoma as gravações de registro das experiências de vida dos brasileiros incluindo as narrativas dos Doadores de Sabedoria, iniciativa que possibilita pessoas que tiveram doenças graves, como o câncer, a oportunidade de compartilhar suas vivências e aprendizados.
Nesse mesmo período haverá o lançamento do novo portal do Museu da Pessoa (www.museudapessoa.net), que com diferentes interações, ferramentas e conteúdos, terá como intuito aproximar diversos públicos e interagir com as redes sociais - despertando atenção para a pluralidade do povo brasileiro – além de mostrar e valorizar um Brasil com ideias criativas e inovadoras.
Entre os produtos que serão publicados neste período estão o livro 20 anos do Museu da Pessoa no Brasil, com 12 depoimentos de personagens instigantes que participaram da história do Museu da Pessoa e o livro da série Memória dos Brasileiros, Transformações Amazônicas, contando histórias de moradores do norte do país.
Em 16 de maio o Museu da Pessoa participa do Dia Internacional de Histórias de Vida, e ainda, de 14 a 20 de maio da Semana Nacional de Museus (iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus) e do Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio.
No decorrer do ano o programa Memória Local na Escola percorre oito cidades capacitando professores para preservar e valorizar a memória de suas comunidades. Em 2012 o programa beneficiará alunos dos municípios de São Bernardo do Campo (SP), Sorocaba (SP), Guaíba (RS), Indaiatuba (SP), Pontal do Paraná (PR), Caxias (RS), Itaipava (RJ) e Itapemirim (ES).
Em 2012 também está previsto o projeto 200 anos da Imigração Chinesa no Brasil, que fará o levantamento, organização, constituição e disseminação do acervo de história oral, iconográfica e documental sobre a comunidade chinesa no país e o lançamento de publicação sobre Mulheres Empreendedoras que relata as histórias de vida relacionadas ao empreendedorismo feminino da região Sudeste.
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