Projeto Encontros recebe apresentação grandiosa da Dança do Dragão
A entrada do Ano Novo é o evento mais importante do calendário chinês. Em São Paulo, pelo 7º ano consecutivo, a cidade recebe as comemorações do Ano Novo Chinês com uma série de atividades que marcam a entrada do Ano do Dragão, pintando a capital de vermelho, amarelo e dourado, cores típicas do evento. Nas estações do Metrô, a comemoração acontece no palco do projeto Encontros hoje (18/01) e amanhã (19/01).
Para esta quarta-feira, dia 18 de janeiro, está marcada a apresentação da tradicional Dança do Leão, que acontece no espaço cultural Encontros dentro da estação Paraíso, às 17h. Na quinta-feira, 19 de janeiro, a estação Luz recebe a grandiosa Dança do Dragão, executada por 12 atletas que manipulam a figura de um Dragão com mais de 10 metros de comprimento.
No dia 12 de janeiro, antecipando as apresentações de dança da cultura chinesa, uma aula experimental de Tai Chi Chuan foi realizada na estação Paraíso, também no palco do projeto Encontros. As comemorações culminam em uma grande festa realizada na praça da Liberdade entre os dias 21 e 22 de janeiro, com atrações de palco e barraquinhas de comidas e artesanatos.
Sobre o Ano Novo Chinês
Diversas nações orientais seguem o tradicional calendário chinês. Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze se apresentaram, e, em sinal de agradecimento, Buda os transformou nos signos da astrologia chinesa. Os doze animais do horóscopo chinês são o rato, o búfalo/boi, o tigre, o coelho, o dragão, a cobra, o cavalo, a cabra, o macaco, o galo, o cão e o porco – de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda. O ano de 2012 é atribuído ao Dragão.
Sobre o projeto Encontros
Numa iniciativa inédita no mundo, o projeto Encontros transforma as estações do Metrô de São Paulo em espaços culturais, com atrações gratuitas. A primeira estação inaugurada foi a Paraíso, em outubro de 2010, após a Cinemagia vencer a licitação para gerir o projeto por 10 anos. Ao todo, 18 estações serão contempladas, levando cultura para todas as regiões da cidade de São Paulo. Shows musicais, cinema, espetáculos de dança, teatro, exposições permanentes e itinerantes, oficinas culturais e muitas outras atividades fazem parte da programação, acessível a aproximadamente 4 milhões de pessoas que circulam diariamente pelo Metrô de São Paulo.
SERVIÇO
Dança do Leão
18 de janeiro de 2012, a partir das 17h
Estação Paraíso do Metrô (Rua Vergueiro, 1465) – plataforma de embarque Tucuruvi
Entrada GRATUITA
Dança do Dragão
19 de janeiro de 2012, a partir das 12h
Estação Luz do Metrô (Av. Prestes Maia, 925) – próximo a saída para a Rua Whashington Luís
Entrada GRATUITA
Nenhum comentário:
Postar um comentário