Exposição mostra, entre outras curiosidades, a Sagrada Família feita com latas recicláveis e até os três reis magos viajando de avião;
Peças de Estevão Conceição, o Gaudí brasileiro, e do badalado estilista Celso Munhoz representam o Brasil;
Já imaginaram um monge budista e um sacerdote hindu juntos em um presépio. Ou ainda, que os três Reis Magos viessem de avião ao encontro da Sagrada Família? Essas e outras curiosidades fazem parte da exposição inédita “Presépios do Mundo”, que reúne 40 peças de 20 países. A mostra será realizada pelo Shopping Jardim Sul a partir do dia 29 de Novembro.
Crenças e tradições da África, Ásia e América Latina serão retratadas. Em uma das peças, por exemplo, nota-se a abundante presença da flor de Lótus e da cor vermelha, que significam, respectivamente, a felicidade e a pureza na milenar cultura Chinesa.
Metais, madeira, arames, cordão, contas e latas recicladas são alguns dos materiais que garantem a originalidade da exposição e apresentam ao público as mais variadas e criativas peças. Em um dos presépios, anjos não têm asas e até 15 animais da selva africana aparecem em uma única montagem.
“Presentear o público neste Natal com um pedacinho da cultura e da tradição de várias partes do planeta, por meio dos presépios, que são um dos principais símbolos da data, foi o que nos motivou a trazer a exposição”, afirma Carla Sabato, gerente de Marketing do Jardim Sul.
Além das culturas estrangeiras, o Brasil também será representado em grande estilo na mostra. Seis peças nacionais serão exibidas. Entre elas, duas do artista Estevão Conceição, jardineiro, artesão e morador da comunidade de Paraisópolis e foi considerado o Gaudí brasileiro.
Uma terceira, ganha a assinatura do badalado estilista Celso Munhoz, que trabalhou em diversas publicações de moda européias como, a Vogue Paris e a Marie Claire França, e vestiu celebridades hollywoodianas como Meryl Streep, Antonio Banderas e Penélope Cruz em grandes produções. Outros três presépios foram produzidos por artesãos de Belém do Pará. “Escolhemos os artistas de maneira que retratassem a diversidade da cultura brasileira”, ressalta Carla.
As peças estarão à venda para o público. Toda a renda arrecada será destinada a três entidades filantrópicas: o Instituto Verdescola, a Associação Beneficente Santa Fé e Projeto Casulo. O pagamento será efetuado diretamente à instituição, por meio de depósito bancário. A mostra vai até o dia 18/12
Confira, abaixo, alguns presépios que estarão na Exposição “Presépios pelo Mundo”, separados por região:
ÁFRICA
Nome: Maasai Nativiti
País: Quênia
Características principais: Feito em madeira rosa; Sábios são videntes Maasai e usam cocares e lanças; O artesão que o confeccionou dirige uma oficina artesanal em uma comunidade de Nairobi (Gikomba)
Nome: Patmore's Nativity 15 Animals
País: Zimbabwe
Características principais: Feito com arames, cordão, contas, esferas metálicas. José com dreadlock; 15 animais africanos (Leão, Girafa. Elefante...)
Nome: Soda Can (Coke) Nativiti
País: Zimbabwe
Características principais: Feito de tiras de lata de refrigerante recicladas e tecidas em uma armação de arame
Nenhum comentário:
Postar um comentário