Compositor apresenta canções do novo disco e percorre repertório de 45 anos de carreira
A venda de ingressos para a turnê “Chico”, no Vivo Rio, Rio de Janeiro, começará neste sábado, 10 de dezembro (shows de 5 a 29 de janeiro). Para São Paulo, no Hsbc Brasil, a venda começará no domingo, 11 de dezembro (Shows de 1º a 25 de março).
Clientes da Icatu Seguros – empresa patrocinadora das temporadas carioca e paulistana – terão pré-venda exclusiva. No Vivo Rio, dias 8 e 9 de dezembro, e no Hsbc Brasil, de 8 a 10 de dezembro.
Clientes Vivo e HSBC também poderão adquirir seus ingressos na pré-venda, respectivamente no Rio e em São Paulo (ver informações detalhadas no serviço).
O SHOW
Ausente dos palcos desde 2007, Chico Buarque estreou a nova turnê, ‘Chico’, no início de novembro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Além das dez músicas que compõem o novo CD, que dá título ao show, o compositor surpreendeu os fãs com mais 18 canções que percorrem diversos momentos de sua carreira, do início dos anos 60 até hoje, em um roteiro em que todas são meticulosamente amarradas através de afinidades musicais ou temáticas.
A abertura do espetáculo fica por conta de duas canções diretamente relacionadas às incursões do compositor pela literatura. Enquanto ‘Velho Francisco’ (do álbum ‘Francisco’, de 1978) serviu de inspiração para o seu livro mais recente, ‘Leite Derramado’ – vencedor do Prêmio Jabuti em 2010 –, ‘De volta ao samba’ (‘Paratodos’, 1993) marcou o fim de um de seus muitos jejuns musicais, quando ficou longe dos refletores por dois anos para se dedicar ao seu primeiro romance, ‘Estorvo’ (1991).
Músicas que não eram apresentadas por Chico havia muito tempo também integram o novo show, como ‘Anos dourados’ (parceria com Tom Jobim), ‘Desalento’ (com Vinicius de Moraes), ‘Geni e o Zepelim’ e ainda outras pouco conhecidas do grande público, como ‘Ana de Amsterdam’, composta para a peça ‘Calabar – o elogio da traição’ (1972), ‘Baioque’, do filme ‘Quando o carnaval chegar’ (1972), e ‘A Violeira’, também feita para a tela grande, parte da trilha do longa ‘Para viver um grande amor’ (1983).
O roteiro abre espaço para o artista homenagear explicitamente seu maestro soberano com a releitura de ‘Tereza da Praia’, parceria de Tom Jobim com Billy Blanco, que Chico interpreta em dueto com Wilson das Neves, seu baterista e revelação tardia do samba como cantor. Também estão presentes músicas de discos mais recentes, casos de ‘Injuriado’, de ‘As cidades’ (1998), e ‘Choro Bandido’, de ‘Paratodos’ (1993), além de uma breve releitura de um de seus maiores clássicos, ‘Cálice’, que Chico entoa com os versos recriados pelo cantor paulistano Criolo: “Pai, Afasta de mim a biqueira, pai /Afasta de mim as biate, pai / Afasta de mim a coqueine, pai / Pois na quebrada escorre sangue”.
Na parte central do show, o artista enfileira uma sequência de músicas românticas, que se inicia com ‘Essa pequena’, ‘Tipo um baião’, ‘Se eu soubesse’ e ‘Sem você 2’, todas do novo álbum, e termina com as clássicas ‘Bastidores’, ‘Todo o sentimento’, ‘O meu amor’ e ‘Teresinha’.
Os músicos que acompanham Chico Buarque na turnê – a sexta que apresenta nos últimos 36 anos – são os mesmos dos últimos dois shows. O maestro e violonista Luiz Claudio Ramos, fiel parceiro de Chico há 39 anos, rege o time formado por João Rebouças (piano), Bia Paes Leme (teclados e vocais),Wilson das Neves (bateria), Chico Batera (percussão), Jorge Helder (contrabaixo) e Marcelo Bernardes (flauta e sopros).
A equipe que atua nos bastidores, por sua vez, é composta por Vinícius França (produção geral), Helio Eichbauer (direção de arte e cenários), Maneco Quinderé (iluminação), Cao Albuquerque (figurinos) e Ricardo ‘Tenente’ Clementino (direção técnica).
Com três grandes reproduções sobre tecido - um desenho de Oscar Niemeyer (A Mulher Nua) e duas pinturas de Cândido Portinari (O Bloco Carnavalesco e O Circo) –, além de uma escultura móvel de uma Fita de Möbius (objeto topológico muito utilizado em estudos matemáticos), o palco é iluminado por projeções que interagem com a cenografia e os músicos, cujos figurinos são inspirados nas cores das telas.
A temporada de ‘Chico’ no Rio e em São Paulo tem patrocínio da ICATU Seguros. A GOL Linhas Aéreas é a transportadora oficial da turnê.
O ÁLBUM
Lançado em julho de 2011, a partir de uma estratégia inédita de comercialização no site www.chicobastidores.com.br, o CD ‘Chico’ já alcança hoje a marca de mais de cem mil cópias vendidas. A página permanece sendo o canal de comunicação oficial do artista com o público durante a temporada de shows (com informações sobre datas, locais das apresentações, horários, venda de ingressos etc.).
Compra pela Internet ( www.vivorio.com.br / www.ingressorapido.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário