Concerto inédito reúne Dori Caymmi, Nelson Ayres, Renato Braz e Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação CSN dia 13 de novembro, no Auditório Ibirapuera, com entrada franca
Sob regência de Marcelo Vizani, orquestra interpretará composições do CD “Novos Brasis”, que traz no repertório Villa-Lobos, Zequinha de Abreu, Dorival Caymmi e Tom Jobim
Em comemoração aos seus 70 anos, a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) realiza em São Paulo o concerto de lançamento do CD “Novos Brasis”, que reúne os consagrados músicos Dori Caymmi, Nelson Ayres e Renato Braz com os 75 bolsistas da Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação CSN.
Sob regência do maestro Marcelo Vizani, em uma apresentação única, o concerto será realizado no domingo, dia 13 de novembro, às 11 horas, no palco do Auditório Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – Parque do Ibirapuera, Portão 2 (pedestres) e Portão 3 (automóveis). Telefone: 11-3629-1075). A entrada é gratuita, por ordem de chegada, até completar a capacidade de 800 lugares.
O projeto “Novos Brasis” é mais uma realização da Fundação CSN, braço da CSN responsável por iniciativas que contribuem para o desenvolvimento social e econômico das comunidades onde atua. Seu objetivo é aliar inclusão com compromisso, qualidade técnica e valorização da cultura brasileira. Fruto de um trabalho desenvolvido desde 2007, “Novos Brasis” reúne preciosidades da música brasileira executadas por um grupo de 75 bolsistas da Orquestra da Fundação CSN, junto com os artistas convidados.
O projeto é aprovado pelo Ministério da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura).
O projeto Novos Brasis e a Orquestra Jovem
Rodolfo Stroeter assina a produção e a direção musical do projeto. Com arranjos de Ruriá Duprat, Nelson Ayres e Dori Caymmi, o repertório selecionado transita entre o erudito e o popular, com obras de Heitor Villa-Lobos (“Condessa” e “O trenzinho do caipira”), Antonio Carlos Jobim (“Tema do amor de Gabriela”), Dorival Caymmi (“Canoeiro”), Zequinha de Abreu (“Tico-tico no fubá”), Vinicius de Moraes (“Valsa de Eurídice”), Alberto Nepomuceno (“Batuque”) e dos próprios Dori Caymmi (“O cantador”, parceria com Nelson Motta) e Nelson Ayres (“Mantiqueira”).
O CD foi gravado em abril em Volta Redonda. "Eu fiquei boquiaberto com a execução dos meninos. É uma orquestra muito jovem, mas muito boa'', elogia Dori Caymmi. "Com a garotada você tem um amor, uma paixão pelo trabalho, uma dedicação que falta aos músicos das orquestras tradicionais'', comenta Nelson Ayres. “É diferente! Você sente a força, o amor daquilo", completa Renato Braz.
“O encontro dos jovens da orquestra com artistas tão importantes é um incentivo para que continuem se aperfeiçoando”, afirma André Leonardi, Gerente de Projetos da Fundação CSN. “A oportunidade de tocar um repertório brasileiro de qualidade também é um estímulo para os músicos em formação”.
A Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação CSN
A Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação CSN é formada por 75 jovens, que, por meio da música, recebem lições de cidadania, disciplina, responsabilidade e trabalho em equipe. Os alunos recebem bolsa mensal e são selecionados em concurso, que engloba, além de conhecimentos musicais, análise sócio-econômica. O projeto é voltado para alunos da rede pública de ensino do sul Fluminense.
Muitos desses jovens começaram a tocar um instrumento sem experiência alguma, com 11 ou 12 anos, em outro projeto social que a CSN desenvolve nas comunidades onde atua, o Garoto Cidadão. Hoje, cinco anos depois, sobem ao palco com grandes nomes da música e se tornam verdadeiros artistas.
A Orquestra já se apresentou, por exemplo, com o grupo Pau Brasil, Mônica Salmaso, Jair Rodrigues, Fátima Guedes, Boca Livre, Gilberto Gil, Maestro Arthur Moreira Lima, Renato Teixeira, Lô Borges e Wagner Tiso. Entre 2006 e 2010, fez 43 concertos, para um público total de 120 mil pessoas.
O maestro Marcelo Vizani conta que essa experiência para os jovens é fundamental para o crescimento deles e revela o sentimento dos músicos da orquestra. "Essas pessoas que hoje são grandes monstros da música brasileira, um dia foram estudantes como eles. Mas ao mesmo tempo eu estou no palco junto com ele. Então eu sou tão importante quanto ele".
Sobre essa parceria com a Orquestra Jovem da CSN, Dori Caymmi vibra com o futuro desses jovens músicos: "Alguns já estão se empregando em orquestras vizinhas, em cidades vizinhas. Pô, isso é genial!."
Rodolfo Stroeter afirma: "Eu sinto que grande parte deles tem grande anseio de seguir carreira como músico. Nesse sentido o projeto é maravilhoso. A gente precisa de músico formado em todo lugar."
Turnê inclui São Paulo, Volta Redonda e Congonhas
O concerto “Novos Brasis” em São Paulo abrirá a turnê que passará pelas cidades onde a CSN atua: no dia 15 de novembro, em Congonhas (MG) e em 17 de novembro, em Volta Redonda (RJ). Os outros municípios são Araucária (PR), Arcos (MG), Itaguaí (RJ) e Mogi das Cruzes (SP). O CD e um DVD com bastidores do projeto serão sorteados ao público em todos os concertos.
SERVIÇO
ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DA FUNDAÇÃO CSN
Dia 13 de novembro de 2011
Horário: 11h
Duração: 90 minutos (aproximadamente)
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos
Ingressos: ENTRADA FRANCA, por ordem de chegada, até completar a capacidade de 800 lugares
Informações: www.auditorioibirapuera.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário