Jornal britânico The Guardian aponta o apresentador e comediante como um dos nomes fortes do gênero stand-up no país
Reportagem de Tom Phillips
Na edição do último sábado, dia 2 de outubro, o jornal britânico The Guardian deu destaque à cena de comédia stand-up brasileira. Entre os assuntos abordados estão a variedade de temas, a consolidação e a profissionalização do estilo no país − onde fervilham cenas locais cada vez mais fortes −, para o terror dos poderosos em geral.
“Num país com uma tradição histórica de deferência a políticos e celebridades, a comédia stand-up aparece para criar uma ruptura”, escreveu o correspondente Tom Phillips.
“Em qualquer lugar do mundo as pessoas entendem que o papel do comediante é fazer piada. Eu espero que um dia as pessoas entendam que no Brasil também é assim”, declarou o comediante e apresentador Danilo Gentili, um dos humoristas ouvidos pelo periódico inglês.
Gentili é apontado como um dos líderes do movimento − sendo artista e empresário fomentador do gênro à frente do Comedians Comedy Club −, com destaque para o seu show “Politicamente Incorreto”. No espetáculo, apresentado e registrado em DVD às vésperas da histórica eleição de Dilma Rousseff para a presidência da república, Gentili faz uma análise ácida da vida política contemporânea no Brasil.
Apontado como um homem que gosta de “viver no limite”, Gentili acredita que poderia ter sido até mesmo morto se fizesse esse tipo de humor há pouco mais de trinta anos, quando o país ainda estava sob o Regime Militar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário