No espetáculo : Die Grosse Messe (A Grande Missa)
Ballet de Uwe Scholz
Quatro apresentações de 21 a 24 de setembro
O Balé de Leipzig, uma das mais renomadas companhias no panorama internacional da dança, traz 38 bailarinos para apresentar o espetáculo Die Grosse Messe (A Grande Missa), a impressionante obra de um mestre da coreografia dotado de excepcional musicalidade, Uwe Scholz (1958-2004), em 21, 22, 23 e 24 de setembro no recentemente centenário Theatro Municipal de São Paulo.
O Leipziger Ballett Mario Schröder é parte integrante de uma centenária instituição alemã: a Ópera de Leipzig. Com seus mais de três séculos dedicados à arte operística — sua história remonta a 1693 —, a Ópera de Leipzig é o terceiro palco operístico mais antigo da Europa, fundado após os de Veneza e Hamburgo.
Uwe Scholz foi diretor e coreógrafo-chefe do Ballet de Leipzig de 1991 a 2004, postos ocupados por Mario Schröder a partir da temporada 2010-2011.
Die Grosse Messe dedica-se à música sacra de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), que tem por obra mais famosa a Missa em Dó menor, KV.427, composta entre 1782 e 1783 e também chamada “A Grande Missa”. Essa grandiosa criação mozartiana permaneceria, porém, em estado fragmentário. Complementar as lacunas deixadas pelo compositor exigiu de Scholz solução a um só tempo bastante complexa e criativa. No espetáculo por ele concebido, as partes da liturgia não contempladas pela Missa de Mozart foram preenchidas com outras criações do genial compositor austríaco, bem como com canto gregoriano, obras contemporâneas de Thomas Zahn, György Kurtág e Arvo Pärt e com versos do grande poeta de expressão alemã Paul Celan (1920-1970).
Nas palavras de Scholz, resultou daí “uma estrutura baseada na liturgia da missa. Die Grosse Messe é uma tentativa de abordar as grandes questões da fé, que são também questões fundamentais da humanidade — uma abordagem talvez nada ortodoxa e, por certo, secular, mas de grande respeito pela transcendência”.
Bailarina paulista é solista do Balé de Leipzig
A brasileira Isis Calil de Albuquerque (esquerda) e a australiana Amelia Waller em A Grande Missa, espetáculo do Balé de Leipzig
A bailarina brasileira Isis Calil de Albuquerque é uma das solistas do espetáculo A Grande Missa que o Balé de Leipzig apresenta no Theatro Municipal de São Paulo na próxima semana.
Nascida em Ribeirão Preto, Isis Calil de Albuquerque estudou em sua cidade no Studio Contemporâneo das Artes e foi primeira bailarina do Cubain Ballet e do Grupo Jovem de Ribeirão Preto. Na Europa desde a metade dos anos 2000, dançou no Ballett Dortmund e no Ballett des Staatstheaters Braunschweig. A partir da temporada 2010/11 é bailarina do Balé de Leipzig. É solista em duas importantes coreografias do repertório atual da companhia, A Grande Missa e Chaplin, onde interpreta a atriz Paulette Goddard, uma das mulheres de Charles Chaplin.
DIE GROSSE MESSE (A Grande Missa) Coreografia, cenografia, montagem e figurino: Uwe Scholz
Encenação: Tatjana Thierbach e Christoph Böhm
Música: Canto Gregoriano – Introitus / Wolfgang Amadeus Mozart - Missa em Dó menor, KV.427 / Thomas Jahn - Zeit und Zeiten / György Kurtág – Spiele - Bach-Transkriptionen / Wolfgang Amadeus Mozart - Adágio e Fuga em Dó menor, KV.546 / Paul Celan – Fadensonnen / Canto Gregoriano – Credo / Wolfgang Amadeus Mozart - Missa em Dó menor / Arvo Pärt – Credo / Wolfgang Amadeus Mozart - Ave verum corpus, KV.618 / Paul Celan – Psalm / Wolfgang Amadeus Mozart - Missa em Dó menor / Thomas Jahn - Viele Länder durchfuhr ich… / Wolfgang Amadeus Mozart - Missa em Dó menor - Agnus Dei
Mario Schröder - Estudou na conceituada Academia de Dança Gret Palucca e teve por mestres nomes ilustres, como a própria Gret Palucca, Hans-Joachim Metz e Patricio Bunster. Concluída sua formação, em 1983, ingressou no Leipziger Ballett como bailarino solista, sob a direção de Dietmar Seyffert. Dois anos mais tarde, seria promovido a primeiro solista da companhia, sob a tutela de Enno Markwart e, depois, de Uwe Scholz. Entre 1989 e 1994, Schröder deu prosseguimento a seus estudos de coreografia na Academia Ernst Busch, em Berlim. Em 1999, foi convidado para os postos de diretor artístico e coreógrafo-chefe do Ballet de Würzburg, as mesmas posições que assumiria dois anos mais tarde no Ballet de Kiev, que chefiou ao longo da temporada 2001-2002. Mario Schröder tornou-se diretor e coreógrafo-chefe do Leipziger Ballett a partir da temporada 2010-2011. Autor de mais de sessenta coreografias, tem se apresentado pelo mundo todo, como bailarino e coreógrafo, e trabalhou com nomes como Ruth Berghaus, Maxim Dessau, Nikolas Lehnhoff e Uwe Scholz.
Uwe Scholz (1958-2004) - Nascido em 1958, Uwe Scholz teve suas primeiras lições de Ballet aos quatro anos de idade. Além do estudo da teoria musical, do violino e do piano, Scholz entrou para a Escola de Ballet do Teatro Municipal de Darmstadt e, em 1973, ganhou uma bolsa para ingressar na escola do legendário coreógrafo John Cranko, fundador do Ballet de Stuttgart, no qual Scholz foi aceito tão logo concluída sua formação. Márcia Haydée nomeou-o coreógrafo residente. Em Stuttgart, Scholz criou espetáculos como Sinfonia em Três Movimentos, Septeto (Stravinsky) e Prismas (Bach), dentre outros. Seu talento, porém, levou-o além dos palcos de dança. Scholz concebeu a cena do Ballet da montagem de Aída de Hans Neuenfel para a Ópera de Frankfurt e dirigiu A Flauta Mágica em Nuremberg. Em 1985, aos 26 anos de idade, assumiu os postos de diretor de Ballet e coreógrafo-chefe da Ópera de Zurique. Seu primeiro trabalho, A Criação, com música de Josef Haydn, faria enorme sucesso: nada menos que 25 apresentações com casa lotada. Em 1991, num passo de extrema coragem, Scholz deixaria a Ópera de Zurique para enfrentar o desafio de dirigir o Leipziger Ballett, trazendo rápido reconhecimento internacional para a companhia para a qual concebeu, por exemplo, A Grande Missa e Bach-Kreationen. Dotado de enorme sensibilidade e musicalidade inigualável, Scholz sucumbiria a uma longa enfermidade, vindo a falecer ainda muito jovem, em 2004.
Ficha Técnica - Ballet de Leipzig - Diretor e Coreógrafo-chefe: Mario Schröder / Mestres de Ballet: Anja Becker, Roman Slomski, Valentin Vassilev / Gerente: Thomas Hörath / Chefia de Relações Públicas: Uwe Möller / Coordenador de Projeto e Gerente de Turnê: Rémy Fichet / Gerente de Palco: Sebastian Angermaier / Pianista: Visnja Kirst
Bailarinos - Isis Calil de Albuquerque, Romy Avemarg, Claudia Bernhard, Carolina Boscán, Tina Heßler, Yoo Jin Jang, Urania Lobo Garcia, Yui Kyotani, Fang Yi Liu, Alessandra Molinari, Ana Moratilla, Maiko Oishi, Tatjana Paunović, Henrietta Phelps, Vanessa Shield, Tina Slabon, Federica Vincifori, Paulina Wieczorek, Stéphanie Zsitva-Gerbal, Illia Bukharov, Deniz Cakir, Tyler Galster, Shota Inoue, Yoshito Kinoshita, Bogdan Muresan, Kiyonobu Negishi, Tomáš Ottych, Fabio Palombo, Robert Phillips, Benjamin Poirier, Oliver Preiß, Vadim Rzaev, Takeru Shimizu, Martin Svobodnik, Alexander Teutscher, José Urrutia, Mohamed Youssry, Tenald Zace.
Ballet de Leipzig no Theatro Municipal - Serviço
Local: Theatro Municipal (Praça Ramos de Azevedo, s/n° - Bilheteria: 11.3397-0327 – www.teatromunicipal.sp.gov.br)
Datas e horários: 21 a 23 de setembro, quarta e sexta, 21 horas
24 de setembro, sábado, 20 horas
Duração: 1a. Parte, 64 minutos – intervalo, 30 minutos – 2a.parte, 50 minutos
Preços dos ingressos: R$ 70,00, R$ 40,00 e R$ 15,00
Funcionamento da Bilheteria: 2ª a 6ª, das 10h às 19h, ou até o início do espetáculo. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, ou até o início do espetáculo.
Vendas pela Internet: www.ingressorapido.com.br/prefeitura e 11.4003 2050
Lotação: 1530 lugares
Classificação etária: livre, recomenda-se a partir dos sete anos
Ar Condicionado – Acesso para portadores de necessidades especiais – Café
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