Ocupação Vaga Viva, Passeata A Cidade é Nossa! e show do trompetista Guizado fazem parte da programação cultural
Durante a semana da mobilidade, que começou no dia 16 e vai até 24 de setembro, o Setembro Verde 2011 concentrou várias ações de rua para levar o conteúdo da ocupação da Matilha Cultural para as ruas e ao mesmo tempo apoiar mobilizações e iniciativas de parceiros envolvidos.
Depois da Vaga Viva noturna realizada no Baixo Augusta na noite da última sexta (16), nesta quinta-feira, 22 de setembro, Dia Mundial sem Carros, a Ocupação Vaga Viva chega à região da Paulista e será realizada pela Rede Nossa São Paulo ao lado do Conjunto Nacional, na R. Padre João Manuel, das 8h às 17h, em parceria com o Setembro Verde.
A Vaga Viva consiste na ocupação temporária de vagas de estacionamento de carros por áreas de convivência para pessoas. As vagas são transformadas em pequenas praças e usadas como plataforma de divulgação de campanhas sobre mobilidade e de engajamento social por outro modelo de transporte para a cidade. A Rede Nossa São Paulo foi criada em 2007 para construir uma força política, social e econômica capaz de comprometer a sociedade e melhorar a qualidade de vida na cidade.
A semana será encerrada em grande estilo no dia 24 de setembro, quando as atenções estarão voltadas para a ação global Moving Planet, promovida pela 350.org – campanha global sobre mudanças climáticas. Pessoas do mundo inteiro ocuparão as ruas onde quer que estejam para participar de uma manifestação global contra a dependência do petróleo, carvão e gás.
Em São Paulo, a data será marcada pela ação “A cidade é nossa: passeata pelo plano de mobilidade sustentável, que está começa às 15h no vão livre do MASP. O plano municipal de mobilidade, parado na prefeitura desde 2006, pode melhorar a qualidade de vida das pessoas com transporte público 24 horas, tarifas mais acessíveis, construção de ciclovias/ciclofaixas que permitam o uso seguro da bicicleta como meio de transporte e a redução da violência no trânsito. A marcha partirá do MASP à tarde e seguirá em direção à Matilha Cultural, onde será encerrada ao som do trompetista Guizado em projeto solo. Essa ação se somará às mais de 700 ações programadas para o Moving Planet no Brasil e no mundo.
Além da Rede Nossa São Paulo, a passeata e a Vaga Viva terão apoio do Movimento Passe Livre (MPL), um grupo de pessoas comuns que discutem e lutam por outro projeto de transporte para a cidade e não é filiado a nenhum partido político ou instituição. O movimento ficou conhecido pelos recentes protestos contra os aumentos de tarifas na gestão do prefeito Gilberto Kassab. No dia 19 de agosto de 2011, o MPL iniciou uma grande campanha pela aprovação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular "Tarifa Zero" e, para isso, almejam coletar cerca de 500.000 assinaturas.
Ainda no dia 24 de setembro, o vão livre do MASP recebe “Ersília”, ocupação que será construída pela artista norte-americana Swoon como parte da exposição “De Dentro e De Fora” instalada no MASP até 23 de dezembro e que aborda assuntos como habitação e mobilidade na cidade. A abertura de “Ersilia” ao público acontece às 12h e fica disponível até o dia 14 novembro. A programação em parceria deve incluir ainda a “Expedição: cidade para carros?” uma caminhada de estudo do meio urbano, planejada para encerrar o Setembro Verde no dia 02 de outubro.
Realizada pelo coletivo Comboio, deverá partir do MASP e seguir em direção à Matilha Cultural com foco na estética da cidade. Paradas planejadas durante o percurso serão aproveitadas para encontrar especialistas em temas relacionados ao Setembro Verde e ao trabalho de Swoon e do Comboio, como: mobilidade, áreas públicas e verdes e o centro da cidade.
Ocupação Vaga Viva (diurna) – Quinta-feira, 22/09 - das 08h às 17h
R. Padre João Manoel, ao lado do Conjunto Nacional
Abertura instalação Ersília - Swoon - De Dentro e De Fora – Sábado, 24/09 – às 12h
Vão livre do MASP
Marcha Moving Planet – Sábado, 24/09 às 15h
Concentração no vão livre do MASP, às 15h e às 16h saída da marcha em direção à Matilha Cultural
O Setembro Verde é uma programaçãoo cultural multimídia com foco em conflitos sócio-ambientais brasileiros realizada pela Matilha Cultural e uma rede de parceiros que vai até o dia 02/10/2011. Programação completa disponível em www.matilhacultural.com.br
Matilha Cultural
A Matilha Cultural é uma entidade independente e sem fins lucrativos, instalada em um edifício de três andares, localizado no centro de São Paulo. A Matilha integra um espaço expositivo, sala multiuso e café, além de um cinema com 68 lugares.
Fruto do ideal de um coletivo formado por profissionais de diferentes áreas, a Matilha foi aberta em maio de 2009 e tem como principais objetivos apoiar e divulgar produções culturais e iniciativas sócio-ambientais do Brasil e do mundo.
Matilha Cultural
Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo
Tel.: (11) 3256-2636
Horários de funcionamento: terça-feira a sábado, das 12h às 20h
Wi-fi grátis
Cartões: VISA (débito/crédito)
Entrada livre e gratuita, inclusive para cães
www.matilhacultural.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário