1 de setembro de 2011

ROCK IN RIO PROMOVE CAMPANHA “EU VOU SEM DROGAS” COM ARTISTAS NACIONAIS


Maior evento de música e entretenimento do mundo lança música para mobilizar a sociedade contra as drogas

Certo de seu poder de atração e mobilização, principalmente com o público jovem, o Rock in Rio lança a campanha ―Eu Vou Sem Drogas. A ideia é usar a força da marca para tratar de um assunto de extrema importância e conscientizar a população sobre os perigos das drogas, especialmente pelo avanço do crack e oxi no Brasil. Para falar desse assunto de saúde pública e difícil solução, o festival — em parceria com o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) —, usará sua expertise e a imagem dos artistas para se comunicar com jovens de todo o país por meio de dois filmes publicitários que começarão a ser veiculados nas emissoras de TV e em toda mídia nacional, com anúncios impressos, para a web e spots.

Músicos como Milton Nascimento, Sandra de Sá, Cláudia Leitte, Rogério Flausino (Jota Quest), Toni Garrido (Cidade Negra), Rodrigo Santos (Barão Vermelho), Di Ferrero (NX Zero), Herbert Viana (Paralamas do Sucesso), Eduardo Falaschi (Angra), Ivo Meireles, Emicida, e os atores Marcos Frota, Paola Oliveira e Luiza Valdetaro, Thiago Lacerda e Vanessa Lóes, entre outros, estão envolvidos nesta ação. Eles se reuniram em um estúdio na Zona Sul do Rio de Janeiro para gravar a música tema da campanha. A canção foi feita por Eduardo Souto Neto, o mesmo que criou o tema do Rock in Rio – gravado em 1984 pelo grupo Roupa Nova e regravado no ano passado com diversos artistas que se apresentarão no Rock in Rio 2011.

De acordo com Roberto Medina, criador do Rock in Rio, a campanha reforça a autonomia e independência dos jovens. ―Este público não gosta que ditem o certo e o errado, quer ter liberdade para tomar suas próprias decisões. ―Eu Vou Sem Drogas‖ reflete exatamente esta questão e mostra que é possível dizer sem qualquer ajuda que você irá a qualquer lugar que seja sem drogas porque esta é a sua decisão, reforça.

Para a SENAD, ao criar oportunidades artísticas e culturais, a sociedade constrói uma rede proativa que reduz os fatores de risco social e possibilita a afirmação da autoestima e da cidadania das pessoas, além de diversificar as opções de lazer. Desse modo, a arte e a cultura podem se configurar como importantes fatores de proteção do uso de drogas. Uma das atribuições da SENAD é articular e integrar Governo e sociedade para a redução da demanda de drogas no país, em consonância com as diretrizes estabelecidas na Política Nacional sobre Drogas – PNAD.

Em 2010, a SENAD realizou o I Levantamento Nacional sobre Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas entre Universitários das 27 Capitais Brasileiras com uma amostra de 100 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas e quase 18.000 universitários. O primeiro ponto surpreendente da pesquisa foi a constatação de que o consumo de drogas entre os universitários é mais frequente que na população em geral e estudantes de ensino fundamental e médio. Dentre os universitários pesquisados, 49% já experimentaram alguma droga ilícita pelo menos uma vez na vida. Cerca de 40% dos universitários usaram duas ou mais drogas nos últimos 12 meses, e ainda 43% relataram já ter feito uso múltiplo e simultâneo de drogas na vida. Desses 43%, 47,8% alegaram como motivação do uso ―simplesmente porque gostavam ou porque lhes possibilitava esquecer os problemas da vida.

Campanha “Eu Vou Sem Drogas”

A campanha ―Eu Vou Sem Drogas é focada em atitude e tem o endosso do Rock in Rio, uma marca que transita entre jovens e artistas, falando a mesma linguagem e com um discurso único. Durante a gravação, os artistas usaram camisetas remetendo ao tema, como: "Eu Vou Sem Drogas", "Sexo, Atitude e Rock n`Roll", "Sexo, família e Rock n`Roll" e "Sexo, Futebol e Rock n`Roll".

A veiculação está prevista para hoje, segunda-feira (29), com dois filmes de 60 e 30 segundos para TV. Também serão criados anúncios de mídia impressa, spots de rádio e um hotsite onde o usuário pode entrar sem se identificar e tirar dúvidas com profissionais da área, além de jogos e informações gerais sobre as consequências do uso das drogas.

Além da campanha publicitária, serão realizadas diversas ações nas redes sociais, a partir da página oficial do Rock in Rio 2011, para chamar atenção do público para a questão. Um dos objetivos é falar com os jovens em diversos momentos do seu dia a dia e não apenas em uma ação isolada. Nas redes sociais, o Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo e usará esta plataforma para estar ainda mais próximo dos jovens e disseminar a campanha.

Esta campanha integra o projeto Por Um Mundo Melhor, criado há 10 anos, quando o festival assumiu a responsabilidade de também ser um veículo de comunicação para causas sociais e ambientais. Até hoje, já foram investidos mais de 11 milhões de reais, que beneficiaram milhares de pessoas no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países. A primeira ação foi no Rock in Rio 2001, quando foram construídas 70 salas de aula que permitiram que 3.200 jovens brasileiros terminassem os seus estudos.

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