27 de setembro de 2011

Circo, teatro e oficinas socioambientais estão entre os destaques da programação infantil do Toyota Trilhas da Natureza


No dia 8 de outubro (sábado), a Fundação Toyota do Brasil, com apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura por meio do projeto Artes para Todos, da Toyota do Brasil e do Banco Toyota, leva ao Paço Municipal da Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) o Toyota Trilhas da Natureza, das 9h às 22h, com entrada gratuita.

A iniciativa tem como objetivo oferecer cultura e lazer para a comunidade e conscientizar a população sobre as questões socioambientais. A estimativa é superar a marca de 35 mil pessoas, sendo mais de 10 mil crianças, participando das oficinas e jogos socioambientais, acompanhando as peças de teatro infantil, espetáculo circense, exposição “Talento e Artes das Comunidades” e as atrações musicais. As crianças que participarem das oficinas e jogos receberão fichas para preencher e concorrer a prêmios que serão sorteados durante o dia.

Circo e Teatro infantil no Trilhas
A companhia paulista Circo do Asfalto traz atividades circenses que aborda a preservação da natureza e reutilização de recursos. Com direção de Douglas Marinho, uma família circense, formada por pai, mãe e um filho de 10 meses, viaja mundo afora passando uma mensagem de sustentabilidade em cada cidade visitada. A encenação contará com bicicletas e atores em figurinos de palhaço.

A peça Os gnomos de Gnu, do grupo Ateliê de Teatro (SP), mostrará um Explorador Galáctico que descobre um planeta chamado Gnu, onde um Gnu (um extraterrestre bem diferente) é o único morador. O Explorador e o Gnu são os personagens desse espetáculo que tem como tema principal a preservação ambiental. A direção é de Marcelo Cunha.

Descritivo das oficinas socioambientais
Todas as oficinas são realizadas pela Fundação SOS Mata Atlântica:
Plante em casa: as oficinas ensinam sobre o plantio de mudas de pequeno e médio porte, adequadas para o espaço urbano. O público terá acesso a técnicas de plantio de diversas espécies arbóreas nativas (frutíferas e ornamentais) e semeadura de hortaliças. Também poderão acompanhar demonstrações de como transformar materiais como folhas, restos de corte de grama, cinzas e casca de ovos em compostos orgânicos.

Sentidos da Mata: proporciona o resgate do ambiente da floresta, neste caso a Mata Atlântica, por meio dos sentidos. Os participantes serão convidados a passar pelo túnel da floresta onde o clima, os relevos, as texturas, os odores e os sons reproduzirão o ambiente. Cada participante terá os olhos vendados e será guiado por um monitor previamente capacitado.

Diversão ambiental: conhecimento e curiosidades sobre espécies nativas e exóticas da Mata Atlântica e jogos interativos com diferentes temáticas sobre o meio ambiente. São eles:
a) Jogo da Biodiversidade: adaptação do jogo das cadeiras para explicar a importância de cada animal na cadeia alimentar e no equilíbrio ecológico;

b) Fogo na Mata: adaptação da brincadeira “pega pega” para sensibilizar sobre a questão das queimadas e suas consequências para a degradação da Mata Atlântica;

c) Morcego e Mariposa: popularmente conhecida como “gata cega”, a atividade pretende estimular o aprendizado da fauna através do morcego, desmitificando-o e vivenciando uma situação cotidiana deste animal, além de estimular a coordenação e utilização dos sentidos;

d) Bichos na Floresta: por meio de mímicas, as crianças devem imitar um determinado bicho da floresta, enquanto as demais devem descobrir que bicho é esse. A brincadeira estimula o aprendizado da fauna brasileira por meio da socialização e da dramatização.

Minhocário: nessa oficina um minhocário real será apresentado e mostrará na prática como é possível obter adubo natural através de sobras de alimentos, diminuindo a quantidade de lixo depositado desnecessariamente na natureza.

Ano Internacional das Florestas: conhecer a importância das florestas e a sua relação com temas como a água potável, mudanças climáticas e aquecimento global.

Passeio na Floresta: trilha para observação e identificação de espécies vegetais e animais dentro do parque e atividades de sensibilização para a importância de se preservar as matas.

Orquestra
A orquestra faz a abertura das apresentações musicais do Toyota Trilhas da Natureza. “Samba de Verão”, de Caetano Veloso é uma das músicas presentes no repertório da orquestra que terá 36 representantes. Após o concerto, a instituição receberá uma doação de instrumentos da Fundação Toyota do Brasil.

Toyota Trilhas da Natureza
Essa será a oitava edição do Toyota Trilhas da Natureza e pela segunda vez será realizado em São Bernardo do Campo. Guaíba (RS) e Indaiatuba (SP) são cidades que também já receberam o projeto em 2011.

No Toyota Trilhas da Natureza é realizada a neutralização de emissões de carbono (CO2). Isto significa que em todas as etapas de produção, montagem e realização do evento - por exemplo, o consumo do combustível usado nos veículos que transportam os equipamentos ou a energia consumida pelas oficinas ambientais e atrações musicais – as emissões de carbono são mensuradas e, ao final das atividades, calcula-se a quantidade de árvores que deverão ser plantadas para que, ao longo de suas vidas, compensem as emissões de CO2 geradas no evento.

O Toyota Trilhas da Natureza é um evento ao ar livre e tem entrada franca. O local possui praça de alimentação, acesso para portadores de necessidades especiais, banheiro químico, bombeiros, posto médico de apoio e ambulância.

TOYOTA TRILHAS DA NATUREZA
Data: 08 de outubro de 2011 - sábado - ENTRADA FRANCA
Horário: das 9h às 22h
Local: Paço Municipal de São Bernardo do Campo – SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Praias, gastronomia e hospedagens de alto padrão

As praias de Anguilla são algumas das mais impressionantes do Caribe Anguilla  é o destino perfeito para quem busca relaxamento e luxo em um...