Centro Cultural Banco do Brasil apresenta
O cinema em carne viva: David Cronenberg - Corpo, Imagem e Tecnologia Evento destaca produção cinematográfica com exibições de filmes, palestras e um curso sobre a obra do cineasta canadense
O Centro Cultural Banco do Brasil realiza entre os dias 21 de setembro e 02 de outubro, a mostra “O cinema em carne viva: David Cronenberg - Corpo, Imagem e Tecnologia”. Além da exibição da filmografia completa do diretor, o evento, que teve um grande público no Rio de Janeiro, também terá palestras e um curso sobre a obra do cineasta canadense. Com o objetivo de discutir a importância cultural e política da obra de Cronenberg na atualidade, os encontros visam provocar reflexões que os filmes do polêmico diretor suscitam a respeito do estatuto do corpo, da subjetividade e do próprio cinema no mundo contemporâneo.
A sessão de abertura da Mostra ocorrerá às 15h30 do dia 21 de setembro, exibindo o filme de ficção cientifica, eXistenZ, que coloca em questão os ambíguos limites entre o mundo real e a realidade virtual. O segundo filme do dia será o curta-metragem Câmera, produzido por Cronenberg em comemoração aos cinco anos do Festival de Cinema de Toronto, seguido pelo longa-metragem Videodrome, a síndrome do vídeo, uma trama delirante onde “as visões se tornam carne, carne incontrolável” com uma narrativa complexa que envolve imagens eletrônicas e sadomasoquismo. Para encerrar, a palestra com Fábio Fernandes irá estimular a discussão apresentando a obra polêmica e cada vez mais atual desse inquietante cineasta.
Com curadoria de Tadeu Capistrano, professor de teoria da imagem da Escola de Belas Artes da UFRJ, e com a participação de um grupo de estudiosos interessados nas relações entre corpo, imagem e tecnologia, a Mostra destaca o importante papel do cinema de David Cronenberg como um dos eixos fundamentais dessas articulações.
Visando fortalecer um campo de discussão sobre cinema, tecnociência e cultura, ainda pouco explorado no Brasil, a Mostra também procura aprofundar a reflexão sobre o estatuto da imagem nos dias atuais e suas conexões com uma série de novidades que permeiam as paisagens contemporâneas: novas práticas corporais, máquinas de visualização, biotecnologias, novos modelos narrativos, de entretenimento, informação e espetáculo que estão surgindo e se popularizando no panorama globalizado.
Na sexta-feira, 23 de setembro será exibido, Scanners, um dos filmes mais famosos de Cronenberg, que mostra ao telespectador o universo dos interesses tecnocientíficos articulados ao campo da exploração de percepções extra-sensoriais com objetivos políticos e empresariais. Na sequência, um duo com os primeiros e raros filmes Stereo e Crimes do Futuro. Neste dia Tadeu Capistrano vai explorar temas que giram em torno dessas obras, destacando o próprio papel do cinema frente às questões trabalhadas por Cronenberg.
Um dos destaques da Mostra é Crash – Estranhos Prazeres, considerado uma das obras mais importantes do cineasta canadense. Baseado no romance homônimo de James Ballard, um ícone da estética ciberpunk, essa obra de Cronenbeg foi aclamada em Cannes por sua ousadia, porém o filme causou escândalo em vários países ao mostrar cenas de sexo protagonizadas por personagens erotizados com acidentes de carro. Outro filme de David Cronenberg que envolve carros é Fast Company, que narra a frenética história de um piloto de corridas de Funny Car, em uma narrativa engrenada a toda velocidade por sabotagens, espionagem e vingança.
Além das palestras e exibição da filmografia completa do cineasta, a Mostra promove um curso ministrado pelo curador do evento.
Confira abaixo a programação completa e para sinopses e mais informações sobre a programação, acesse o site: http://www.carneviva.com
Programação:
O cinema em carne viva: David Cronenberg - Corpo, Imagem e Tecnologia
Quarta-feira, 21 de setembro
15h30 – eXistenZ
17h30 – Camera + Videodrome
19h30 – Palestra com Fábio Fernandes
Quinta-feira, 22 de setembro
15h30 - Calafrios
17h30 - M. Butterflay
19h30 - Crash
Sexta-feira, 23 de setembro
15h30 - Scanners
17h30 - Stereo + Crimes do Futuro
19h30 - Palestra Tadeu Capistrano
Sábado, 24 de setembro
15h30 - The Brood
17h30 - Gemeos
20h - Camera + Mistérios e Paixões
Domingo, 25 de setembro
17h30 - A Mosca
19h30 – Spider
Quarta-feira, 28 de setembro
Das 10h às 13h – Curso sobre a obra de David Cronenberg
15h30 – Rabid
17h30 – The Brood
19h30 – Palestra Laura Cánepa
Quinta-feira, 29 de setembro
Das 10h às 13h – Curso sobre a obra de David Cronenberg
15h – Stereo + Crimes do Futuro
17h30 – Gêmeos
20h – Mistérios e Paixões
Sexta-feira, 30 de setembro
Das 10h às 13h – Curso sobre a obra de David Cronenberg
15h30 – Camera + Videodrome
17h30 – eXistenZ
19h30 – Palestra Paula Sibilia
Sábado, 01 de outubro
17h30 – Crash
17h30 – Fast Company
Domingo, 02 de outubro
15h30 – Marcas da Violência
17h30 – Camera + Senhores do Crime
SERVIÇO
Serviço:
De 21 de setembro a 02 de outubro
Horários: vide programação
Capacidade: 70 lugares
Valor: R$4,00 (inteira) / R$2,00 (meia)
Local:
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 - (Próx. às estações Sé e São Bento do metrô)
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652
www.bb.com.br
www.twitter.com/ccbb_sp
www.facebook.com/ccbbsp
Acesso e facilidades para deficientes físicos // Ar-condicionado // Cafeteria Cafezal // Loja CCBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário