19 de setembro de 2011

ABERTURA DO FESTIVAL ENTRETODOS AMANHÃ (20/09) TEM CAO HAMBURGER NO CINESESC


De 19 a 25 de setembro acontece a quarta edição do Festival de Curtas Metragens de Direitos Humanos ENTRETODOS. Promovido pela Comissão Municipal de Direitos Humanos e pela FESP-SP, com o apoio da UNESCO e da Matilha Cultural e curadoria de Manu Sobral e Jorge Grinspum, o Festival reúne 21 curtas que serão exibidos na mostra competitiva no CineSesc e na Matilha Cultural.

Na cerimônia de abertura , que acontece no dia 20/09 às 21h no CineSesc, Cao Hamburger conversa com o público explorando a relação do cinema com os direitos humanos, entremeando a exibição de trechos de produções de sua autoria. Para os fãs do diretor de "O ano em que meus pais saíram de férias" e do ainda inédito "Xingu", será oportunidade de rememorar a trajetória do diretor e conferir o curta metragem "O menino, a favela e as tampas de panela", realizado no início de sua carreira, dentre outros trechos de filmes de sua autoria.

Ao longo da semana serão realizados três debates: "Cinema e Literatura" (21/09 às 21h no CineSesc), "Bioética" (22/09 às 21h no CineSesc) e um debate entre júri e os realizadores (23/09, às 22h, na Matilha Cultural).

No dia 22 de setembro às 21h, no CineSesc, Débora Diniz, Alice Miceli e Roberto Baptista Dias da Silva estarão numa mesa de debate mediada por William Saad. Duas grandes questões da Humanidade, a Bioética e a Energia Nuclear, seus desdobramentos dentro e fora do corpo humano, serão a pauta desta mesa bombástica.

No dia 21/09, a partir das 21h, no CineSesc, o ENTRETODOS promove o debate "Cine Palavras" com Marçal Aquino, Beatriz Bracher e convidados do coletivo EDITH. Quando o foco é na palavra, a presença de objetos cênicos podem "distrair" o espectador. Cada imagem, cada objeto, pode significar uma evasão do texto ou um acréscimo, acúmulo de significados, além da palavra. Quando o foco é no personagem literário, o tom, a voz é o que desenha uma personalidade.Já no cinema, um personagem em silêncio ou submerso numa trilha sonora, muitas vezes, revela mais sobre uma personalidade, sobre seus desejos, do que um diálogo, um monólogo ou uma descrição. A dimensão física do ator presente no cinema incorpora o que na literatura seria uma dimensão abstrata.

No dia 24/09, sábado, às 11h, o CineSesc abriga uma sessão infantil do Festival de Curtas Metragens de Direitos Humanos ENTRETODOS, já em sua quarta edição. A garotada poderá assistir seis curtas, numa sessão que dura aproximadamente 50'. São seis histórias que abordam as questões relativas aos direitos humanos no universo das crianças. Um garoto catador de lixo que brinca com um boneco encontrado na rua, que ganha vida. O cotidiano de uma criança de seis anos que vive numa capital brasileira uma rotina decompromissos em ambientes isolados, sendo o espaço urbano externo a estes ambientes proibido a ele. Uma fábula sobre a corrupção. Dois náufragos à espera. A resposta para a questão: de onde vem a água do rio? A história de Naiá, jovem índia que se apaixona pela lua ao ouvir da anciã de sua aldeia a história do surgimento das estrelas no céu.

Os curtas estão reunidos em cinco blocos: Origens e Deslocamentos (curtas que expressam questões relacionadas às correntes migratórias, fronteiras geográficas, étnicas, sociais, econômicas e Identidade); Mundo Interior (curtas que tratam da espiritualidade, do pensamento metafísico, do espírito, das questões de paz e da religião); Núcleos e Nichos (curtas que expressam o universo em torno do indivíduo, a família, a comunidade e o meio ambiente); Lugar do Corpo (curtas que falam da saúde física e mental, das questões ligadas à sexualidade e ao bem estar); Cotidiano (curtas que tratam das questões relacionadas ao trabalho, à educação e à noção de cidadania).

A variedade e temas abordados pelos curtas permitem reflexão sobre os direitos humanos em nosso dia a dia e contribuem para a ampliação do debate. Os trabalhos abordam guerra, tecnologias cotidianas, sincretismo, fé, identidade, ativismo, situações de família, minorias, sexualidade, agrotóxicos e muitas outras situações cotidianas.

Dentre os mais conhecidos do público, há um trabalho de Silvio Tendler na mostra competitiva - Matzeiva Mer-Khamis (Freedom) - e uma participação de Carlinhos Brown no curta Olho de Boi.
O juri do Festival (composto por Cao Hamburger, Kiko Goifman, Eugenio Bucci, Alice Miceli, Danilo Miranda, Débora Diniz, José Vicente, Mari Corrêa, Renata Falzone, Roberto Baptista Dias da Silva, Sérgio Vaz e Soninha Francine) selecionará melhor curta, melhor diretor estreante, melhor roteiro e visão social. A curadoria seleciona o melhor candidato ao prêmio mochileiro. O público pode assistir e votar nos curtas preferidos ao final das sessões, conferindo também o prêmio popular ao melhor trabalho.

Kleber Gomes, o Criolo, está entre nós em 2011 nesta quarta edição do Festival, dando um "Nó na orelha" no ENTRETODOS. No domingo, 25/09, às 14h a cerimônia de premiação e encerramento do Festival acontece no Parque da Aclimação. Paulistano nascido em Santo Amaro e Criado no Grajaú, Criolo mistura agressividade, humor e delicadeza, compondo e entoando gêneros diversos como samba, afrobeat, bolero, reggae, rap e romântico.

O ENTRETODOS conta também com o apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, da Subprefeitura de Cidade Tiradentes e da SPTuris.

Para conhecer os curtas da mostra competitiva, dias e horários das sessões, acesse www.entretodos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Safári oferece experiência gastronômica de alto luxo

O Cheetah Plains adapta seu oferecimento aos diversos paladares e restrições dos viajantes Lar de um dos safáris mais exclusivos e sustentáv...