Exposição começa dia 20 de agosto e vai até 25 de setembro de 2011 em Xangai, na China
A SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil – realiza o IlustraBrasil!, já na 8ª edição, em duas das maiores cidades brasileiras: Rio de Janeiro e São Paulo.
O evento, aberto e gratuito, reúne anualmente o melhor da ilustração brasileira e toda sua diversidade, seja pelo tema, técnica, fatia de mercado ou pela exploração de novas propostas. Além disso, promove seminários com debates, palestras, apresentação de portfólios e trocas de experiências entre profissionais, estudantes e interessados em geral.
Se o céu é o limite, Xangai será o limite em agosto. Os chineses receberão, em primeira mão, mais de cem ilustrações de destaque numa exposição criada e planejada especialmente para eles.
As obras, que estarão expostas na The Foundry Gallery a partir de 20 de agosto de 2011, trazem recortes da cultura brasileira; profissionais brasileiros, como Marcelo Martinez e Orlando Pedroso, ministrarão palestras e oficinas em universidades. E participarão de um seminário para editores e publicitários.
Com 400 mil estrangeiros morando em Xangai, a maior cidade chinesa de cerca de 20 milhões de habitantes, Bruno Porto – ilustrador brasileiro há cinco anos radicado na China e um dos organizadores do IllustraBrazil – acha difícil saber quantos visitantes a exposição terá. "Queremos espaço no mercado asiático. Existem inúmeras oportunidades de negócios para a ilustração brasileira na China", garante Porto.
A SIB articulou a edição do evento na China e conseguiu o apoio do Consulado-Geral do Brasil em Xangai. A representação brasileira investiu na impressão e montagem dos trabalhos, catálogos e material de divulgação.
O cônsul-geral adjunto do Brasil em Xangai, Joel Sampaio, acredita que o evento será essencial para aumentar a sensibilidade dos chineses em relação ao Brasil.
“Muitos estudantes e grupos de idosos virão à exposição. Será ótimo para que eles tenham um conhecimento mais amplo sobre o nosso país", afirma o diplomata.
A China, uma das grandes potências do século XXI, busca intensificar o intercâmbio com o Ocidente. Daí o grande interesse pela tipografia, design, ilustração e artes gráficas em geral. E também pelo conteúdo e talento que o Brasil dispõe.
Mais do que viabilizar negócios, a idéia é mostrar como os artistas brasileiros levam a sério a ilustração e como lidam com os mercados editorial, publicitário, de animação, de embalagem e design. Frente às imagens que chegam de todos os cantos do planeta, os chineses poderão conhecer um pouco mais sobre essa arte feita com diversidade pelos ilustradores brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário