29 de agosto de 2011

Acervo da Choque apresenta Samuel Casal em primeira exposição individual


Ativa em sua missão de lançar talentos na cena contemporânea urbana, galeria traz o artista gaúcho para expor em São Paulo

A partir de 01 de setembro, Samuel Casal realiza a exposição Em Toda Parte na Galeria Choque Cultural, em São Paulo. Até 27 do mesmo mês, sua primeira individual revelará nove xilogravuras e um livro-objeto feito manualmente, o Autópsia.

Conhecido do universo editorial, Samuel Casal inicia parceria com a Choque Cultural mostrando sua principal linha artística, a xilogravura (técnica de gravura que usa madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte) em bases de grandes dimensões e até mesmo polípticos. Todas as obras terão suas versões em lambe-lambe e o artista deverá fazer intervenções na cidade no período que antecede a exposição.

Segundo Casal, o conceito da exposição, baseado no título Em Toda Parte, tem a ver com o fato de as grandes imagens e o livro serem compostos por várias matrizes menores, que unidas compõem um todo e, por meio de texturas abstratas, formam imagens figurativas.

A exposição vai conter, mais especificamente, seis xilogravuras de 66x92 cm, duas de 90x180 cm (políptico de três matrizes) e uma de 270x180 cm (políptico de nove matrizes). “Ao contrário de eu já ter uma imagem pronta na cabeça, antes de começar o entalhe, na exposição Em Toda Parte eu fui me deixando levar pelos movimentos que iam acontecendo e só depois é que as imagens foram surgindo. Foi uma composição que surgiu quase que inconscientemente”, reflete Casal, relembrando a série de gravuras lançadas na galeria em dezembro de 2010.

O livro-objeto intitulado Autópsia foi produzido manualmente, utilizando a técnica da xilogravura e do gofrado, técnica de impressão de relevo que não usa tinta, apenas deixa uma espécie de marca d’água. Ele mede 150x200 cm, se desdobra em formato de cruz e é uma criação em parceria com o encadernador contemporâneo Daniel Barbosa.

Serão sete exemplares de Autopsia para a exposição. “É uma espécie de humanização do objeto livro. Para concebê-lo, usamos a forma mais antiga de impressão, a xilogravura e ele foi todo composto em um suporte que explora o movimento de interação em seu manuseio. Ele exige que o leitor se movimente para que possa explorar seu conteúdo”, conta o artista.

Acompanhe o processo de entalhe da matriz da xilogravura neste vídeohttp://www.youtube.com/watch?v=anU5jn_lDUc. E aqui, o processo de impressão das gravuras: http://vimeo.com/25572807.

Em Toda Parte, de Samuel Casal @ Acervo da Choque
Abertura: 01 de setembro, das 18h às 21h
Periodo expositivo: 02 a 27 de setembro de 2011
Rua Medeiros de Albuquerque, 250, Vila Madalena
Telefone: (11) 3061-2365
www.choquecultural.com.br
galeria@choquecultural.com.br
Segunda-feira a sexta-feira, das 11h às 19h (visitas sob agendamento); sábado, das 13h às 18h (visitação livre)
Grátis/ livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Citroën surpreende com preço do Basalt 2025

A partir de R$ 89.990,00 é possível comprar uma das versões do SUV Coupe Texto:  Sérgio Dias Fotos: Divulgação A Citroën fez a estreia no me...