25 de julho de 2011

TEATRO ALFA E CIA. ARTICULARTE


Estreou em 2 de julho, sábado, no Teatro Alfa, o novo espetáculo da Cia. ArticulartePequeno Polegar Capoeira, que será apresentado todos os sábados e domingos, às 16 horas, na Sala B, até 4 de setembro


Sinopse

Cinco crianças brincantes fazem de conta que imitam um casal vizinho que só consegue ter um filho através de magia. Assim nasce Polegar, uma criança tão pequena que volta e meia se envolve com dificuldades enormes, por ser muito curioso e pequeno ao mesmo tempo. Como o menino não cresce, seu pobre pai tem a ideia de ensinar-lhe a cultura da capoeira, para ele se defender do mundo gigantesco que o cerca. O esperto Polegar logo se revela um pequeno grande lutador e não vê a hora de tornar-se um Guerreiro do Rei. Com grande coragem, decide partir para a aventura de sua vida atravessando a perigosa Floresta Alta. Lá ele se defende, dança capoeira e doma um Rato Branco, pertencente a uma Bruxa gigante. Juntos, Polegar e Rato tornam-se amigos inseparáveis e partem para as terras do Rei. Mas para seguir no caminho, eles precisam enfrentar figuras e entes fantásticos, tais como o Caboclo de Lança, os Maculelês da Dança do Fogo, a Cavalaria de Soldados e desafios de sabedoria. Antes de Polegar conquistar o seu desejo de tornar-se finalmente um valente guerreiro do Rei, terá que voltar para casa e ajudar seus pais que estão em grande dificuldade. Assim, ganha de presente todo o ouro do tesouro que conseguir carregar, ou seja, uma única e grande moeda. Só que no caminho de volta, Polegar e o Rato Branco terão que enfrentar a temível Bruxa com sua Aranha Gigante em uma decisiva batalha entre a dança da capoeira contra a feitiçaria... É assim que aquelas cinco crianças brincantes do início contam sua versão do clássico Pequeno Polegar, visto sob o olhar da cultura da capoeira, sempre revelando surpresas, humor e movimentos bem divertidos.


A grandeza do Pequeno Polegar

A importância do personagem Pequeno Polegar vem de longe, de tempos antigos ou ancestrais e na maioria das versões desse conto clássico que atravessou oceanos e cordilheiras - mostra um menino extremamente pequeno, mas sempre muito esperto, parecendo até mesmo uma espécie de compensação lúdica e humana. Foi recontado pelo francês Charles Perrault, sendo também um conto popular tão antigo quanto às primeiras histórias e contos de fadas. A Cia. Articularte encontrou uma versão inglesa que foi o guia do atual espetáculo, contando de forma diferente as façanhas de um menino esperto e forte, que ficou famoso com suas pequenas façanhas, chamando à atenção do próprio Rei Artur, e vivendo por um bom tempo bem próximo ao importante Rei. Seguindo essa vertente, a história do pequeno herói encenado pela Cia. Articularte tem alguns outros ingredientes notáveis, tais como: com agilidade, força e Inteligência, aprende a lutar capoeira para se defender, sem deixar de brincar naturalmente com os amigos e crianças da vizinhança, destacando-se muito os quesitos se desenham como brincadeiras de pega-pega, lutas e peripécias. Como toda criança, é um menino bem curioso, qualidade que acaba colocando-o em vários apuros, por causa da desproporção do seu tamanho. Entendemos que o Pequeno Polegar Capoeira seja um menino que brinca de golpear e pisar no seu futuro, desejando, relacionando-se, ou provocando o seu próprio espaço social e lúdico. Assim acaba tornando-se naturalmente o protagonista da sua história, perseguindo de perto o seu objetivo de firmar-se no mundo, para ser feliz, e também – através da nossa licença poética - para avisar que tanto o Polegar quanto a Capoeira continuam bem vivos, prontos para qualquer peripécia, dança, ou batalha – sempre brincando e se divertindo.


Bonecos, Formas Animadas e Técnicas de Manipulação

A Cia. Articularte, que completa 11 anos em 2011, sempre pesquisando e perseguindo desafios sobre técnicas de animação e manipulação, Bonecos e Formas Animadas, também apresenta neste espetáculo uma mescla com a expressão corporal dos Atores-animadores. Uma das técnicas de manipulação que colocamos em cena por exemplo é uma adaptação da Kuruma Ningyo japonesa (títeres ambulantes, nesta montagem mostrando o boneco do Mago, que é preso nos pés de um ator-manipulador, que realiza deslocamentos sentado em um pequeno banco montado sobre rodízios). Outra Forma animada é a Bruxa Gigante, montada com uma grande capa, a partir de uma Atriz sentada sobre os ombros de um Ator-animador, mostrando vários níveis de envergaduras. Quanto ao Polegar Capoeira, divide-se em diversos momentos entre uma Atriz e um Boneco, igualmente acontecendo com o Rato Branco. A Aranha da Bruxa é um boneco grande articulado montado sobre buchas de limpeza. Outra novidade para nós é um Boneco-Galeria, que mostra a Cavalaria, montada sobre corpos de atores, dispostos sobre varas, com Bonecos de cavalos que se movimentam em grupo. Em uma das sequências, utilizamos também a técnica de Sombras e seu respectivo avesso, quando mostramos o oposto da Sombra, ou seja, o próprio boneco de sombra iluminado diretamente, sem o efeito de projeção da contra-luz. Outros bonecos elaborados por nós figuram pequenos seres da floresta, tais como um Sapo, um Louva-Deus, um Besouro Rola Bosta, entre outros habitantes do mundo das Formas Animadas. Uma das idéias que perseguimos é deixar sempre claro para as crianças a simplicidade que são os bonecos e formas animadas com os quais tratamos e trabalhamos. São também utilizados tecidos e cordas diversas – simulando cordas de capoeiras transformadas e manuseadas também com outros fins, tais como troncos e copas de árvores.


Cia. Articularte

Além do atual “Pequeno Polegar Capoeira”, a Cia. Articularte mantém em seu repertório ativo, 8 espetáculos que são apresentados constantemente em qualquer tipo de espaço em que seja possível realizar-se o fenômeno cultural humano que acontece a partir do contato físico e lúdico entre público e espetáculo teatral de formas animadas. Desde sua formação, em 1999, até 2011, já realizou mais de 2.000 espetáculos, com público de cerca de 700 mil pessoas. Após a conquista de diversos editais e prêmios, participando de Projetos Escolas, FDEs, Festivais e mostras por boa parte do Brasil, nossos espetáculos hoje ativos são:


1) A CUCA FOFA DE TARSILA – 1999 – Prêmio Panamco – Femsa - Coca Cola

2) O TRENZINHO VILLA-LOBOS - 2001

3) PORTINARI PÉ DE MULATO - 2002

4) O VALENTE FILHO DA BURRA – 2004 – indicado ao Prêmio Femsa Coca Cola de Direção

5) ERUMA VEZEU - de Luis Alberto de Abreu – 2006 – Prêmio Funarte Petrobras

6) JOÃO CABEÇA DE FEIJÃO – 2008 – indicado a 3 Prêmios Femsa Coca Cola

7) CHAPEUZIM VERMELHO E O LOBO MARROM – 2009

8) AVENTURAS DE GULLIVER – 2010 – Prêmio Funarte – Myriam Muniz


Ficha Técnica

Direção e Adaptação: Dario Uzam

Bonequeira: Surley Valério

Elenco de Atores, manipuladores e figurantes-brincantes:

Renato Bego, Paulo Mendonça, Luiza Andrade, Letycia Simões, Tanagra Andria, Surley Valério.

Cenografia: Júlia Portela

Figurinos: Ricardo Antunes

Música e sonoridade composta: Luciana Grillo

Percussão e pesquisa musical: Marília Calderón

Iluminação: Roseli Marttinely

Produção: Teatro Alfa e Cia. Articularte – 2011

Cia Articularte : www.articularte.com.br


Serviço – Pequeno Polegar Capoeira – Teatro Alfa

Recomendado para crianças a partir de 4 anos

Estreou: 2 de julho, sábado, às 16 horas

Temporada: de 2 de julho a 4 de setembro, sábados e domingos, 16h

Local: Teatro Alfa – Sala B – Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Sto. Amaro (Tel. 5693.4000)

Lotação: 200 lugares

Duração: 50 minutos

Preço: Crianças até 12 anos: R$12,00; Adultos: R$24,00


Como Comprar: Os ingressos dos espetáculos promovidos pelo Instituto Alfa de Cultura no Teatro Alfa estarão à venda sempre com 15 dias de antecedência.


Por Telefone: 5693-4000 e 0300-789-3377 (Serviço exclusivo do Teatro Alfa)
Venda efetuada com cartões de crédito (Amex, Visa, MasterCard e Diners Club), de segunda à sábado das 11h às 19h e domingos das 11h às 17h. Em dias de eventos até 1 (uma) hora antes do início dos mesmos. Os ingressos poderão ser retirados no próprio teatro no dia do espetáculo. Obs.: Sem taxa de conveniência.


Pessoalmente – Bilheteria do Teatro Alfa

Venda efetuada com cartões de crédito (Amex, Visa, MasterCard, Diners Club), cartões de débito (Visa Electron e Redeshop) ou dinheiro, de segunda à sábado das 11h às 19h e domingos das 11h às 18h. Em dias de eventos até o início dos mesmos.

Site: www.teatroalfa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

TE Connectivity abre inscrições para o Formare 2025

Em média cerca de 75% dos ex-alunos do projeto são contratados para trabalhar na empresa A TE Connectivity abriu inscrições para jovens inte...