Canto Cidadão comemora aniversário em festa que integrará novos voluntários em diversos hospitais e asilos de São Paulo.
No dia 19 de julho de 2002, baseada na Lei 9790/99 (Lei das OSCIP’S), a Organização para a produção e Democratização da Informação Canto Cidadão foi fundada na cidade de São Paulo, a partir da decisão dos comunicadores Felipe Mello e Roberto Ravagnani. A ONG tem o intuito de orientar sobre a importância do exercício da cidadania, da ética, do respeito aos Direitos Humanos e do altruísmo para o bom convívio da sociedade. “Acreditamos que com a alegria coletiva construída por gente talentosa apaixonada por bons encontros podemos promover a cidadania na sociedade”, diz Felipe Mello.
Dentre as diversas atividades realizadas pelo Canto é possível citar a realização de palestras em espaços corporativos - sendo que parte dos valores conquistados por estas é revertida para a manutenção e ampliação dos programas sociais da ONG - palestras voluntárias e visitas realizadas em hospitais e asilos. Estas visitas são realizadas pelos Doutores Cidadãos, um dos maiores grupos de palhaços do mundo.
A ação de um Doutor Cidadão é totalmente voluntária. A pessoa que se interessar em fazer este tipo de trabalho deve passar pelo caminho do protagonista (atividades que o futuro voluntário deve realizar antes de começar o treinamento), treinamento e estágios. O foco dessa ação social são os pacientes adultos e idosos, que geralmente não são beneficiados por ações de arte-terapia em ambiente hospitalar ou asilos. Os hospitais e asilos visitados não pagam nenhum valor aos voluntários ou à ONG.
O Canto Cidadão também oferece cursos gratuitos de computação e idiomas para pessoas de baixa renda. E desde 2010 arrecada na APAS - uma das maiores feiras supermercadistas do mundo - alimentos e produtos de limpeza e higiene, que são destinados a várias instituições de caridade. Só neste ano o Canto conseguiu arrecadar 22 toneladas de produtos, o que beneficiou 16 organizações sociais.
“O Canto Cidadão deseja intensamente e se prepara com alegria e responsabilidade para realizar iniciativas sustentáveis e duradouras que convidem as pessoas para o desenvolvimento pessoal e o equilíbrio social. Pela informação, arte e alegria, as ações acontecem a partir da consciência de que a mudança da sociedade parte da mudança do indivíduo”, afirmam Roberto Ravagnani e Felipe Mello.
Para comemorar os nove anos de existência a ONG Canto Cidadão realizará uma festa beneficente no próximo dia 23 de julho. No evento também acontecerá a formatura dos novos voluntários Doutores Cidadãos, estes iniciaram o processo de preparação em agosto de 2010 e agora já estão aptos para atender em diversos hospitais e asilos de São Paulo. A festa nomeada de BoteCanto Julino oferecerá aula de forró, “Clowndrilha”, barracas de comidas, bebidas e brincadeiras. A entrada custa R$10,00 e dá direito a 2 refrigerantes ou 1 cerveja.
Informações de serviço
Data: 23 de julho de 2011
Horário: O BoteCanto começa às 18h e a formatura dos novos voluntários às 18:30. O término será meia noite.
Local: Rua Galeno de Almeida, 557 (a 10 minutos do metrô Sumaré) – Sede do Canto Cidadão.
Entrada: R$10,00
Informações: info@cantocidadao.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário