9 de junho de 2011

Eduardo Filipe, o "Mestre Sama", lança A Balada de Johnny Furacão



Trata-se de um livro de quadrinhos que tem como ponto de partida o rock de Erasmo Carlos


Eduardo Filipe, conhecido como Sama, lança dia 02 de julho, às 19h, na Mercearia São Pedro, a graphic novel "A Balada de Johnny Furacão". Com um traço vigoroso que mostra conhecimento anatômico e uso de aguadas (sumiê) com muita sensualidade, Sama parte da memória do primeiro rock brasileiro que escutou (Johnny Furacão, de Erasmo Carlos), para contar a aventura de um grupo de jovens na estrada.

Permeado com as mais diversas referências e metamensagens, o livro traz um texto que instiga o leitor e ilustrações que já se tornaram a marca do artista.


Eduardo Filipe ingressou no mundo artístico como ator e há mais de uma década migrou para as artes visuais. Foi o vencedor, na categoria charge, do 15o. Salão Carioca de Humor, realizado em 2004, com o polêmico trabalho Bradesco Bin Laden, um ready made no qual o artista adicionou dois aviões à logomarca do Bradesco, transformando-a numa analogia ao atentado de 11 de Setembro. Também publicou a HQ “A Volta Dos Que Não Foram”.

Segundo Sama, "A Balada de Johnny Furacão é uma história de vingança e redenção que ocorre numa brecha do espaço-tempo, envolvendo jovens que acabam se perdendo numa estrada. Com uma diagramação inspirada nos créditos que Saul Bass criava para as aberturas de filmes de Hitchcock e Otto Preminger, o texto e os diálogos são perturbadores. O livro é permeado com as mais diversas referências ao cinema e à literatura Pulp".

Segundo o ator Selton Mello, que assina a contracapa e é o maior colecionador de peças do Sama, o leitor terá em suas mãos "um produto manufaturado de alta voltagem".

Biografia

Eduardo Filipe, o Sama, nasceu em Minas Gerais, cresceu em São Paulo e começou a trabalhar no Rio. Estudou Teatro no Tablado, Jornalismo na FACHA e Artes Plásticas na EAV - Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Como artista gráfico, realizou trabalhos em arte sequencial que foram premiados na 1ª e na 2ª Bienal Internacional de Histórias em Quadrinhos, ainda nos anos 90. Depois publicou quadrinhos e ilustrações para as revistas Placar, Galileu, General, Bundas, Heavy Metal, Argumento e Piauí. Recentemente publicou histórias nas antologias: "Irmãos Grimm em Quadrinhos" e Revista Golden Shower.

Como ator, trabalhou nas novelas "A Próxima Vítima", "A Viagem" e na minissérie "Riacho Doce", da Rede Globo. No teatro, atuou em "O Ateneu", "Os 12 trabalhos de Hércules" e "Adoráveis Picaretas", esta de sua autoria. No cinema protagonizou "Era uma Vez", de Arturo Uranga, e o média-metragem "A Cartomante" (Filme vencedor do 1º Festival “Ver e Fazer” Cineport, realizado pela equipe da UFMG).

Assista ao teaser do livro

http://www.youtube.com/watch?v=XjeCyhWVJFA

A Balada de Johnny Furacão
Editora Flâneur
16x23cm - 146 páginas
R$ 32,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Citroën surpreende com preço do Basalt 2025

A partir de R$ 89.990,00 é possível comprar uma das versões do SUV Coupe Texto:  Sérgio Dias Fotos: Divulgação A Citroën fez a estreia no me...