Cia do Giro apresenta LARVÁRIAS
Uma Poesia Sensorial em Movimento
Estreia dia 9 de junho no Viga Espaço Cênico - Somente 4 apresentações
Inspirado na estética das máscaras larvárias do carnaval de Basel na Suíça
- inéditas na cena nacional - , o espetáculo é uma inusitada produção e pesquisa sobre as possibilidades de comunicação da obra artística nas artes cênicas contemporânea.
“... Cia do Giro ocupa o Teatro Poeira com um trabalho de excepcional sutileza. (…) uma pesquisa brilhante na área da comunicação alternativa, que valoriza o quieto e o vazio que desapareceram na nossa cultura atual.(…) O trabalho de interpretação de DanielaCarmona e Adriano Basegio e' comovente.” Barbara Heliodora - Jornal O Globo - RJ
“(...)Um trabalho corporal impecável e uma estética inédita nestes rincões andaluzes em que quase tudo tende ao exagero barroco e à extroversão festiva.” Andrés Molinari - Hoy/Granada – Espanha
(...) Larvárias traduz, com os atores Adriano Basegio e Daniela Carmona, o preciosismo do movimento.” Maksen Luiz - Jornal do Brasil – RJ
(...) É nos espaços em branco de ‘Lárvarias’ que somos convidados, nós mesmos, a escrever, a dar fala aos silêncios e a preencher e assinar o espetáculo.” Astier Basílio – Jornal da Paraíba – PB
“(...) é um momento de exceção na cena gaúcha, e desde logo se coloca como dos melhores espetáculos não apenas dessa temporada, quanto de muitas outras. Larvárias é, simplesmente, extraordinário, imperdível e inesquecível.” Antônio Hohlfeldt – Jornal do Comércio – RS
A Cia do Giro, sediada em Porto Alegre, volta a São Paulo para 4 apresentações do espetáculo “Larvárias” pelo Prêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz. A estréia é dia 9 de junho, quinta-feira, no Viga Espaço Cênico, ficando ate domingo 12 de junho.
Desde sua estréia, em 2005, o espetáculo vêm participando de diversos festivais tanto no Brasil como na América do Sul e Europa e já circulou por grande parte das capitais brasileiras. Por seu ineditismo, qualidade técnica e inovação na investigação de novas linguagens e dramaturgias, Larvárias vêm recebendo reconhecimento de público e critica por onde tem passado.
LARVÁRIAS é uma produção inusitada na cena teatral atual. Uma montagem instigante que acentua o aspecto sensorial da comunicação, baseada na estética das Máscaras Larvárias - advindas do carnaval de Basel, na Suíça alemã. O aspecto de pioneirismo vêm do fato de ser o primeiro espetáculo, tanto no Brasil quanto no mundo, a estabelecer uma narrativa utilizando somente estas máscaras. Outros grupos já utilizaram-nas em seus espetáculos (Mummenchanz, Suiça) ou demonstrações técnicas (Moitará, Brasil) no formato de pequenas cenas de 5 a 8 min.
As Máscaras Larvárias foram introduzidas no universo teatral na década de 60 pelo francês Jacques Lecoq, e depois incorporadas na pesquisa de outras escolas - como a Ecole International Philliphe Gaulier. Estes mestres desenvolveram princípios técnicos para sua utilização no espaço cênico. As máscaras são estruturas enormes, brancas, semelhantes a uma escultura. Quando colocadas sobre a face, remetem imediatamente a figura humana a um universo delicado e sutil. O corpo incorpora sua capacidade de metamorfose e transforma-se em larva, que tudo pode ser. Não há texto, apenas uma elaborada comunicação gestual. De vários formatos, estas máscaras de expressões fixas oferecem uma incrível capacidade de transformação, sendo que uma mínima alteração no ângulo que se apresenta para o espectador sugere uma outra figura, como em uma constante metamorfose. Daí a origem do seu nome: LARVÁRIAS.
O espetáculo retrata os aspectos delicados e graciosos do cotidiano, seu humor e poesia. De um imenso mundo branco, surgem máscaras-larvas em diferentes estados e formas: figuras intermediárias que contêm o homem e o bicho, que não estão resolvidas em características humanas, mas que também não são animais. O espetáculo fala dos encontros e desencontros destes seres - seus atritos, confusões, equívocos e aproximações-, ampliando o mundo fenomenal que envolve o contato entre eles.
O cenário inteiramente branco remete o espectador a um passeio por um universo de sensações e imagens que é valorizado em sua expressão plástica através dos minuciosos recursos da luz, figurino e música. A ambientação da cena aponta em direção aos eternos, sábios e perenes movimentos do universo, revelando que junto ao gesto diário está o movimento das marés, das estrelas, dos planetas: realidades paralelas e tangentes que, numa explosão de sensibilidade mútua, podem se interrelacionar. Larvárias é um convite a imaginação através de uma experiência sensorial única. Uma página em branco a ser colorida pelo universo simbólico e arquetipal do próprio espectador.
O espetáculo tem 55 minutos de duração e conta com 2 atores em cena, além de um elemento cênico de extrema importância, uma bola inflável branca, com 2,5m de altura com a qual os personagens interagem todo o tempo.
O trabalho de interpretação de Daniela Carmona e Adriano Basegio é de excepcional sutileza ao valorizar o quieto e o vazio, características que vem desaparecendo de nossa cultura atual.
Além de São Paulo, faz parte do roteiro da turnê da Cia do Giro as cidades de Belo Horizonte, Natal e Salvador. Em cada cidade onde o espetáculo Larvárias é apresentado, os diretores promovem debates, intercâmbios com grupos de teatro e ministraram workshop sobre as técnica das máscaras. Em São Paulo, o workshop irá ocorrer no dia 11 de junho no espaço do grupo teatral IVO 60, informações e inscrições pelo e-mail: juliabarnabe@gmail.com
Serviço
LARVÁRIAS
Direção: Daniela Carmona
Elenco: Daniela Carmona e Adriano Basegio
Música: Fábio Mentz
Temporada: de 9 a 12 de junho
Horário: de quinta a sábado 21h / Domingo 20h
Ingresso: R$ 20,00 / meia R$ 10,00
74 lugares
Duração: 55 minutos
Censura: Livre
Gênero: Teatro de Máscaras
Local: Sala Viga
Viga Espaço Cênico
Rua: Capote Valente, 1323
Telefone: (11) 38011843
entre a rua Heitor Penteado e a Amália de Noronha
Metrô Sumaré
Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo
Ar condicionado / café
Workshop: Máscaras Larvárias
Data: 11 de junho – das 10h ás 14h
Local: Teatro IVO 60
Nenhum comentário:
Postar um comentário