16 de maio de 2011

Centro de Tradições Nordestinas completa 20 anos em Maio


O CTN é um espaço cultural e de lazer da comunidade nordestina que mora em São Paulo.

O Centro de Tradições Nordestinas, que foi fundado em 1991 e é considerado o local de encontro da Comunidade Nordestina residente em São Paulo, comemora 20 anos neste mês de Maio. “A criação do CTN surgiu através da grande procura de nordestinos pelos seus parentes e amigos na antiga Rádio Atual. Sentíamos, na época, que a comunidade, tão importante no crescimento de São Paulo, não tinha muito reconhecimento e carecia de um espaço social, cultural e de lazer onde se sentiria em casa, ou seja, como se estivesse em seus estados ou cidade.”, conta Cristina Abreu, que criou a associação juntamente com o marido José de Abreu.

Com uma área de 27.000 m² e um estacionamento para 400 veículos, o espaço com 9 restaurantes e 10 quiosques, servindo comida típica nordestina e um palco onde se apresentam shows de música e dança todo final de semana, é de fácil acesso pela Marginal Tietê e por transportes públicos. “O CTN surgiu para ser o lugar que defende os nordestinos de qualquer tipo de preconceito e é referência dos migrantes em São Paulo.”, destaca Cristina, que é autora do livro ‘CTN - Um pedaço do Nordeste em São Paulo’.

Porém, o Centro de Tradições Nordestinas não é apenas um local de shows de forró e lazer, sua função social é primordial. Entre as ações está o CTN Cidadão, cuja inauguração será em 12 de junho, e oferecerá uma série de atendimentos gratuitos à população que frequenta o espaço, com o objetivo de facilitar-lhes o acesso aos seus direitos de cidadãos, nos segundos domingos do mês. Em parceria com o ITD (Instituto Tecnológico Diocesano de Santo Amaro) e o programa Alfabetiza São Paulo, a entidade irá iniciar o Supletivo de 1ª a 4ª série para jovens e adultos, que tem por objetivo a alfabetização e inserção social das comunidades carentes, localizadas nas proximidades do CTN.

Há previsão de implantação também do projeto ‘Beleza Pura’, que será a implantação de um ‘Salão Escola’, com o objetivo de capacitar profissionalmente pessoas para desempenharem atividades na área da beleza, bem como oferecer à população que frequenta a entidade e às comunidades locais tais serviços, como manicure, pedicure, cabeleireiro, entre outros, uma vez a cada mês, dentro das atividades do CTN Cidadão. Já o ‘Reforma Legal” será executado uma série de palestras e vivências sobre temas ligados à área da construção civil a partir de Junho de 2011.

Se o brasileiro já é conhecido como um povo feliz, o nordestino tem ainda a fama de ser um povo que gosta de festas e animação. Isso é o que não falta no CTN, que também tem personagens como Maria Bonita e o Cozinheiro Chapéu de Couro que, além de cozinhar pratos típicos nordestinos, se veste como tal. “Faço esse personagem há sete anos, sou de Tauá, no Sertão do Ceará, e desde que vim para São Paulo passei a usar chapéu de couro, assim começaram a me conhecer, me considero um folclore nordestino e esse personagem representa a minha terra natal.”, conta o comerciante Vicente Lunato da Silva, de 58 anos. “Através da Maria Bonita, represento um pouco da história nordestina, faço as pessoas felizes no pedacinho do nordeste em São Paulo.”, completa a dona de casa Isaura Melo, de 59 anos, que há 40 anos veio de Caruaru, Pernambuco.

A cada show, o CTN recebe um público de aproximadamente sete mil pessoas, totalizando ao longo de um mês, cerca de 100 mil pessoas, com o intuito de vivenciar a cultura nordestina. Mas em eventos especiais, como o São João, que está próximo, esses números aumentam ainda mais, chegando a uma média anual superior a um milhão de frequentadores. Para conhecer mais acesse http://www.ctn.org.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

República Tcheca registra crescimento de turistas latino-americanos

O Brasil continua sendo o líder em termos de pernoites, com 104.849 noites A República Tcheca registra crescimento nas chegadas de turistas ...