Teatro, dança, ópera e cursos novos
A SENHORA DE DUBUQUE
A Senhora de Dubuque", peça inédita no país do premiado dramaturgo norte-americano Edward Albee, marca a volta de Leonardo Medeiros à direção teatral, após dez anos dedicados à carreira de ator. A montagem também é o retorno de Karin Rodrigues que estava distante dos palcos paulistanos desde a morte de seu companheiro Paulo Autran, em 2007.
Em "A Senhora de Dubuque" --¬ escrita entre os anos de 1977 e 1978 -- Edward Albee retoma o questionamento das estruturas sólidas, dos conflitos familiares e entre os indivíduos, levando-nos à reflexão a respeito da consciência da morte e da existência.
"Com sua verve para o sarcasmo e seus conhecidos recursos de espelhamento e crueldade psicológica, Albee, sem que percebamos, vai encaminhando nossa expectativa de entretenimento em direção à angústia reflexiva. Com suprema delicadeza, nossos personagens da cotidiana realidade são transformados em vítimas de uma metáfora fantasiosa. Nossa montagem dessa pérola pouco conhecida da obra de Edward Albee trafegou durante todos os momentos nessa direção", diz o diretor Leonardo Medeiros.
Os anfitriões Jo e Sam reúnem-se no fim de semana com dois casais de amigos em uma casa. Ao final de um jogo de perguntas e adivinhações as relações se desintegram, as amizades são desfeitas e os rancores aparecem.
Na manhã seguinte, procurando juntar no tabuleiro os fragmentos da amizade, são surpreendidos pela chegada de Elizabeth, uma elegante e misteriosa senhora da cidade de Dubuque (interior dos EUA) e de seu acompanhante Oscar.
SERVIÇO
Gênero
Drama
Temporada
de 12 de março a 10 de abril de 2011
Dias
Sextas e sábados, às 21h30 e domingos, às 18h.
Duração
105 minutos
Indicação de faixa etária
14 anos
Local
TUCA - Teatro da PUC-SP (Rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes)
Capacidade
672 lugares
Ingressos
R$ 40,00 (Desconto de 50% para Estudantes, Maiores de 60 anos, Aposentados)
Preço especial PUC-SP
R$ 10,00 (Para estudantes, professores e funcionários da PUC sob comprovação)
Ingresso para cliente Porto Seguro
R$20,00
Acesso para pessoas com deficiência
Vendas
Pela Internet: www.ingressorapido.com.br ou Central de Vendas: (11) 4003-1212 (aceita todos os cartões de crédito)
Horários de funcionamento da bilheteria
De terça-feira à domingo das 14h00 às 20h00.
Formas de Pagamento:Amex, Aura, Diners, Dinheiro, Hipercard,
Mastercard, Redeshop, Visa e Visa Electron.
Estacionamento conveniado
Riti Estacionamentos - Rua Monte Alegre, 835 - R$10,00 - 11 3167-7111
PAMONHA & PANACA
Estréia 18/03
O espetáculo "Pamonha e Panaca" causa riso e simpatia já pelo nome, além de muita curiosidade: Cristina Pereira e Ricardo Blat numa dupla de humor? O que podemos esperar de personagens com esses nomes?
Diversão garantida!
Dois grandes atores do teatro, do cinema e da TV num duelo cômico, interpretando um casal inseparável num relacionamento absurdo, cheio de intrigas, onde os problemas são relegados a segundo plano, pela ambição de manipular o outro.
Com texto de Rogério Blat e direção de Ernesto Piccolo, "Pamonha e Panaca" se dirige a um público irrestrito, uma vez que a versatilidade do texto e da direção permite que o espetáculo tenha diferentes leituras: da mais ingênua e irreverente até a mais reflexiva e dramática.
"Pamonha e Panaca" tentam saciar a fome que os assola. Em contínua tentativa de dissimular a sua própria ignorância, ambos tornam-se risíveis pelas suas atitudes, irritam, mostram-se ameaçadores, perversos e até invejosos. Outras vezes revelam-se inofensivos e despertam comoção pela suas infantilidades, pela falta de referências e aspirações que obstruem suas vidas. Um empurra para o outro a missão de conseguir comida. Quando um deles resolve agir, este se torna um pretenso dono da verdade. Alternadamente, um lidera o outro. Tentam pescar, colher frutos e roubar um galinheiro. Jogam na loteria e ganham. Com dinheiro, tornam-se ainda mais ardilosos e chegam a destruir obras de arte e documentos históricos por desconhecer o seu valor. Pamonha e Panaca fazem um grande esforço para alcançar o fracasso, se boicotam, arrumam obstáculos para não atingir seus objetivos. Tal situação nos revela que o saber e o trabalho são os principais instrumentos de evolução do ser humano.
SERVIÇO
Ensaio aberto:
17 de março, às 21h.
Preço: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Estréia
18 de março
Temporada
Até 15 de maio
Dias
6ª e sábado às 21h e domingo às 19h
Onde
TUCARENA - PUC-SP - Rua Monte Alegre, 1024 - Entrada pela Rua
Bartira -Perdizes
Capacidade
300 lugares
Duração
60 minutos.
Indicação de faixa etária
Livre
Ingressos
6ª e domingo: R$ 30,00, sábado: R$ 40,00 (Desconto de 50% para Estudantes, Maiores de 60 anos, Aposentados)
Preço especial PUC-SP
R$ 10,00 (Para estudantes, professores e funcionários da PUC sob comprovação)
Acesso para pessoas com deficiência.
Vendas:
Pela Internet: www.ingressorapido.com.br ou Central de Vendas: (11) 4003-1212 (aceita todos os cartões de crédito)
Horários de funcionamento da bilheteria
De terça-feira à domingo das 14h00 às 20h00.
Formas de Pagamento:Amex, Aura, Diners, Dinheiro, Hipercard,
Mastercard, Redeshop, Visa e Visa Electron.
Estacionamento conveniado
Riti Estacionamentos - Rua Monte Alegre, 835 - R$10,00 - 11 3167-7111
ENCONTROS DE DANÇA 2011
3ª EDIÇÃO - SEGUNDO ENCONTRO
Release dia 05/04
Intervenção - 19h30:
Maria Fernanda Toledo apresenta Fora de Lugar
Fora de Lugar é o nome do projeto solo de Maria Fernanda Toledo, artista de dança e pesquisadora radicada em Londres (Inglaterra). Inspirada pela idéia de deslocamento, Mafê investiga a capacidade de adaptação que o ser humano adquire como resultado de qualquer experiência fora de seu contexto habitual. Além disso, Fora de Lugar propõe diferentes maneiras de se entender as noções de pertencimento e espaço pessoal.
Ao estudar o processo de deslocamento entre um lugar e outro, Mafê Toledo coloca em evidência a transição, o meio-termo, tudo aquilo que está entre o ponto de chegada e o de partida. Nesse contexto, o que vale mesmo é o movimento em si, uma vez que os limites entre diferentes destinos já não são mais possíveis de se definir.
Nesse trabalho, o espaço onde Mafê se locomove é delimitado por areia. Segundo a coreógrafa, esse material não apenas serve como símbolo para a noção de território, mas também como "memória de lugares onde já estive mas aos quais nunca pertenci; lugares fora do ambiente urbano onde fui criada e que sempre me despertam um sentimento por uma vida que não é a minha".
Fora de Lugar estréia em São Paulo como parte do Encontros de Dança do TUCA, que em 2011 se propõe a apresentar atividades interdisciplinares que ultrapassam a sala de espetáculo. A intervenção será acompanhada por uma sessão de improviso com Suiá Ferlauto e lançamento da revista " Sobre o Imprevisível", do Núcleo de Improvisação (São Paulo). Após o evento, haverá um bate papo com Zélia Monteiro e Christine Greiner (Comunicação das Artes do Corpo - PUC/SP).
Espetáculo e lançamento - 20h:
Núcleo de Improvisação
Improviso com Suiá Ferlauto Vitor Vieira e Lu Favoreto e lançamento da Revista "Sobre o Imprevisível".
Núcleo de Improvisação
Dirigido por ZéliaMonteiro é um grupo de pesquisa em dança contemporânea que reúne artistas da dança, teatro, música e artesvisuais. Inspirado na abordagem e pensamento de Klauss Vianna pesquisa a improvisação com o meio de estudar, descobrir e criar interfaces entre diferentes linguagens artísticas.
Integrantes: DonizetiMazonas, Hernandes de Oliveira, Lu Favoreto, Manuel Pessôa, Melissa Bamonte, MônicaBammann, Suiá Burger Ferlauto, Valéria Cano Bravi, Vitor Vieira, TalitaBretas, ZéliaMonteiro.
Sobre a Revista
A revista "Sobre o Imprevisível" aborda a improvisação em artigos, ensaios, poesias e desenhos de artistas e intelectuais que participaram dos processos de criação do Núcleo de Improvisação: Christine Greiner, Gilberto Mendes, João de Bruçó, Luis Carlos de Menezes, Nichan Dichtchekenian, Paulo Monteiro, Paulo Von Poser, Sandra Ximenez e Sérgio Bolliger. (distribuição gratuita). Projeto contemplado pelo Programa de Fomento à Dança, 7ª Edição/DEC/SMC/PMSP.
Bate-papo com Zélia Monteiro e Christine Greiner (PUC-SP) - 21h:
Zélia Monteiro
Estudou dança clássica e foi assistente de Maria Melô (aluna de Cecchetti no Scalla de Milão). Trabalhou por oito anos com Klauss Vianna, de quem também foi assistente. Premiada pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) em 1987, 1988, 1992, 1998 e neste último ano de 2010. Em 1993 recebeu a Bolsa Vitae de Artes para pesquisa coreográfica realizada em Paris, onde residiu por quatro anos. É professora do curso de Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP. Dirige o Núcleo de Improvisação desde 2003.
SERVIÇO
DATA
Terça-feira, 5 de abril de 2011.
LOCAL
Tucarena (TUCA), Rua Monte Alegre, 1024
Perdizes - São Paulo - SP - Telefone:(11) 3670-8453
HORÁRIOS
Intervenção: 19h30
Espetáculo e lançamento: 20h
Bate-papo: 21h
ENTRADA GRATUITA
Capacidade
200 lugares
Indicação de faixa etária
14 anos
Acesso para pessoas com deficiência.
ÓPERA LA SERVA PADRONA
A ópera cômica La Serva Padrona, de Pergolesi será apresentada pela companhia Ópera Portátil, no Tuca.
O espetáculo em um ato faz sucesso no cinema ( filme de Carla Camurati) e nos palcos, pelo seu grau de comunicação com as peripécias de uma criada que quer se tornar patroa. A novidade é que desta vez a ópera será apresentada toda em português e a encenação está atualizada.
La Serva Padrona paz parte do ciclo de programação de óperas curtas no TUCA, que já apresentou em 2010, além da primeira versão de La Serva Padrona cantada em italiano, as óperas Bastião e Bastiana, de Mozart e Rita, de Donizetti.
O COMPOSITOR
Giovanni Baptista Pergolese (1710-1736)
Este compositor, de origem napolitana, destacou-se tal como muitos da mesma região, pelas suas criações operisticas, que em Nápoles encontravam um gênero especifico, o da "Ópera Buffa" (que significa ópera cômica) embora também tivesse composto obras instrumentais (ainda que poucas), e religiosas. Possuidor de uma grande habilidade melódica e de grande maestria harmônica e de contraponto, as suas criações destacam-se pela sua elegância e beleza extremamente sedutoras, e pela sua aguda expressividade sentimental (principalmente no "Stabat Mater").
No ano de 1731, quando Pergolesi contava somente vinte e um anos, estreou no Teatro São Bartolomeu a sua mais famosa ópera, chamada "La Serva Padrona". Desde então obteve um imenso sucesso, e a 4 de Outubro de 1746 a obra estreava em Paris. Tal sucesso não é nada inesperado: o argumento é simples, divertido e leve, e principalmente a música representa o aperfeiçoamento máximo da ópera napolitana, com recitativos expressivos e ricos, e árias espirituosas de uma qualidade insuperável.
A sua outra obra mais marcante é o "Stabat Mater", obra que segundo uma lenda, mais romântica que outra coisa qualquer, foi a sua última, estreada pouco antes da sua morte. Este trabalho foi aquele que foi reinterpretado durante mais tempo, e aquele que mais se difundiu por toda a Europa, espalhando o nome deste compositor causando admiração por toda Europa.
A vida de Pergolesi, apesar de curta, foi no entanto frutuosa: com duas obras-primas como "La Serva Padrona" e o "Stabat Mater" revolucionou o mundo da música, deixando o seu nome hoje gravado nas páginas da história da música.
SINOPSE
Uberto é um senhor que tem como criada uma jovem órfã, Serpina, que trabalha nos serviços de sua casa. Apesar dele ter criado Serpina desde pequena, ele sente atração por ela. De outra forma, Serpina é uma serva que toma atitudes de muita liberdade dentro da casa, inclusive, não só enfrentando o mordomo Vespone que é mudo, como a Uberto, não fazendo os serviços, como fazer o café da manhã, não completar os serviços de limpeza, almoço, etc. Com o passar da trama os fatos tomam um rumo em que Uberto percebe que Serpina pode se transformar em sua esposa, e assim tornar-se Patroa, o que obviamente ela desejava já há muito tempo. O que o impede de assumir o amor, até então, é a diferença social entre eles. Em uma das árias, por exemplo, ele pensa "ela é uma serva e eu sou o patrão", mas admite que não será o primeiro patrão a casar com uma serva. Uberto, tem personalidade simples e após uma trama arquitetada por Serpina e auxílio de Vespone, acaba caindo e se vê obrigado pelo amor a se casar com ela.
SERVIÇO
Estréia
19 de março de 2011
Temporada
Até 02 de abril
Dias e Horários
Sábados às 17h
Duração
50 minutos
Local
Tuca - Sala Ensaio (Rua Monte alegre, 1024)
Indicação Etária
12 anos
Capacidade
40 lugares
Ingressos
R$ 20,00 (Desconto de 50% para Estudantes, Maiores de 60 anos, Aposentados)
Preço especial PUC-SP
R$ 10,00 (Para estudantes, professores e funcionários da PUC sob comprovação)
Acesso para pessoas com deficiência
Vendas
Pela Internet: www.ingressorapido.com.br ou Central de Vendas: (11) 4003-1212 (aceita todos os cartões de crédito)
Horários de funcionamento da bilheteria
De terça-feira à domingo das 14h00 às 20h00.
Formas de Pagamento:Amex, Aura, Diners, Dinheiro, Hipercard,
Mastercard, Redeshop, Visa e Visa Electron.
Estacionamento conveniado
Riti Estacionamentos - Rua Monte Alegre, 835 - R$10,00 - 11 3167-7111
Contato Produção
Pablo Moreira
e-mail: pmoreira@pucsp.br
Telefone: 11 9169-4551
CURSOS DE EXTENSÃO - INSCRIÇÕES ABERTAS
CURSO DE LEITURA DRAMÁTICA
Número de vagas: 15
Carga horária: 36 horas em 12 encontros.
Período: 22/03/11 a 31/05/11
Dia e horário: terças-feiras, das 19h às 22h
Público alvo, número de vagas e requisitos de acesso
O curso será dirigido a atores que desejam exercitar e aprofundar seus conhecimentos. Os interessados deverão enviar carta de intenção, justificando o interesse pela proposta do curso, e currículo resumido.
Investimento
Valor total do curso
R$ 540,00
Parcelado em 4x
Matrícula: R$ 135,00 + 3 parcelas de R$ 135,00
Descontos (não acumulativos):
10% - PUC-SP (alunos, ex-alunos, professores e funcionários)
Introdução
A partir de um enfoque teórico-prático, o curso pretende aprofundar o método de preparação do ator por meio da leitura dramática. Visa aprimorar seu domínio na construção de sentidos e imagens, tendo o espectador como destinatário.
Esta primeira edição do curso faz parte de um projeto que deseja preparar um grupo permanente para leituras dramáticas e estudos sobre a relação entre o ator e o texto de teatro. Dentre as várias possibilidades de desenvolvimento, pretende-se que o grupo adquira autonomia e possa utilizar o resultado de suas investigações e práticas onde quer que o trabalho teatral possa ser significativo: no intercâmbio com outras áreas do conhecimento dentro da comunidade PUC e também com outras instituições; na promoção de leituras temáticas e debates ou na troca de conhecimento com ex-alunos da Escola de Atores do TUCA.
Vários estudos podem ser estimulados neste projeto que se pensa em processo de desenvolvimento e entende que o debate contemporâneo sobre o fenômeno teatral auxilia a ampliar a visão do ator sobre o seu fazer artístico. Portanto, questões referentes a importância do texto teatral e ao papel da estrutura dramática e "pós-dramática", ao teatro performático e como intervenção urbana, por exemplo, poderão fazer parte dos estudos, que se complementará por meio de discussões sobre peças em cartaz e a formação do gosto.
Corpo docente;
Antonio Luiz Gonçalves Junior (Antonio Duran) Ator, dramaturgista e pesquisador do teatro. Ator formado pela Escola de Atores do TUCA, pós-graduado em Fundamentos da Cultura e das Artes pela UNESP e mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Integra o grupo de crítica teatral "Arte Crítica". Participa como dramaturgista de um coletivo de criação teatral que utiliza métodos de criação colaborativa.
Paulo Roberto Moreira.
Coordenador da Escola de Atores do TUCA e professor de Estética Teatral. Mestre em Artes/Teatro pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
CURSO TEATRO PARA FACILITAR A COMUNICAÇÃO
Número de vagas: 25
Carga horária: 30 horas
Início do curso: 26 de abril de 2011
Dia e Horário: terças-feiras, das 20h às 23h.
Público Alvo: Bacharéis e alunos de Direito; Administradores de Empresa; Professores e demais profissionais que precisem desenvolver a comunicação.
Investimento:
Valor total do curso
R$ 956,00
Parcelado em 4x
Matrícula:R$ 239,00 + 3 parcelas de R$ 239,00
INTRODUÇÃO
A comunicação pessoal é uma ferramenta importante para muitos profissionais que precisam comunicar-se com diferentes públicos, participar de reuniões, coordenar equipes. O teatro pode ser uma forma eficiente de desenvolver esta ferramenta.
OBJETIVO
Aprimorar a comunicação pessoal pelo trabalho de preparação vocal, consciência corporal e eficácia argumentativa.
METODOLOGIA
Curso prático, com exercícios de preparação de voz e de expressão corporal em situações comunicativas. Experimentos de improvisação. Interpretação de textos.
Acompanhamento dinâmico das dificuldades comunicativas durante todo o processo. Orientação individualizada.
Uso de gravações em vídeo que permitem a análise do professor e a auto-análise pelo aluno de seu desempenho e do resultado do processo.
CORPO DOCENTE:
- Renata Ferrari -Fonoaudióloga, especialista em preparação de atores, professora da Escola de Atores do TUCA e outras escolas, mestre em Fonoaudiologia pela PUCSP.
- Jair Assumpção -Ator, especializou-se em Teatro pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Atuou em diversas mini-séries (TV Bandeirante e Globo). Atuou em "Bicho de Sete Cabeças" (Dirigido Lais Bodansky, 2000). Professor em escolas de teatro há muitos anos.
COORDENAÇÃO
Ana Salles Mariano - mestre em Comunicação e Semiótica, professora da Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC SP, superintendente do TUCA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário