17 de março de 2011

Silvana Abreu abre inscrições para a vivência artística Dramaturgia do Desejo na Oficina Cultural Oswald de Andrade


A atriz, que trabalhou com nomes como Denise Stoklos e Luis Louis, discute no projeto questões de comportamento nas escolas e faculdades públicas

Veja um trecho do espetáculo Risco de Vida, de Silvana Abreu: http://youtu.be/3XxUl7yLvhg

Entre os dias 02 de abril e 25 de junho de 2011, a atriz, performer, diretora e produtora teatral Silvana Abreu ministra a vivência artística “Dramaturgia do Desejo” na Oficina Oswald de Andrade, em São Paulo. A atividade é gratuita e aberta a todos os públicos, e tem o objetivo de aprimorar e dar mais liberdade à expressão corporal, além de ativar a criatividade. Esse projeto é uma parceria entre o Ponto de Cultura Escola Nômade de Filosofia e a Dramaturgia do Desejo, linguagem artística desenvolvida pela atriz e diretora Silvana Abreu. As inscrições se encerram no dia 25 de março de 2001.

Onde está nosso desejo hoje? Até que ponto ele está de acordo com o que estamos realizando neste momento? Fazemos o que queremos? Queremos o que fazemos? Nosso corpo está impregnado de um fluxo de expressão livre que projeta prazer e entusiasmo em nossas ações?

Durante os encontros semanais, o grupo realizará experimentos práticos utilizando técnicas corporais do teatro físico, da dança, da performance e mímica, com o objetivo de ampliar os conhecimentos a respeito do próprio corpo e provocar uma “desconstrução” de gestos cotidianos e padrões fixos de movimento, para, com isso, trazer às suas vidas, uma expressão corporal mais expressiva e autêntica, desbloqueando tensões.

Sobre a linguagem artística, diz Silvana Abreu:

No teatro, o ator precisa ampliar o alcance do seu corpo para ser visto e ouvido. Chamamos isso de “corpo dilatado”, ou corpo extracotidiano. Tudo no corpo precisa estar desperto e ativado em sua energia máxima. Essa experiência pode ajudar a entender que o espaço que normalmente ocupamos no mundo é menor do que o espaço que realmente é nosso e que podemos e devemos ocupar, sob pena de deixá-lo vazio ou pior, ocupado por um jogo de poder perverso que utiliza a nossa energia vital contra nós mesmos e com o nosso consentimento. Entregamos nossa alegria e prazer em nome da tranqüilidade e da segurança. Porém a segurança não existe, é mera ilusão, espelhinho vendido a nós em troca da nossa vitalidade mais vicejante, a qual já não acreditamos mais ter, esquecemos completamente como se fosse um sonho ingênuo de criança.

Sobre Silvana Abreu e a Escola Nômade de Filosofia

Tem formação em Mímica Total e Teatro Físico com Luis Louis e foi integrante do Núcleo de Pesquisa e Criação da Mímica Total do Brasil. Participou do “Manifesto da Mímica Total” com a Cia. Luis Louis como atriz, autora e diretora do espetáculo-solo "Risco de Vida", diretora do premiado "Sintoma", além de ser co-autora e atuar em "650 Mil Horas". Foi contemplada pelo Prêmio Interações Estéticas 2010 da FUNARTE e Ministério da Cultura para realizar projeto junto ao Ponto de Cultura Escola Nômade de Filosofia.

Idealizou e produziu o Projeto Solos do Brasil, coordenado por Denise Stoklos, criando o espetáculo-solo "Micro-Revolução De Um Ser Gritante", inspirado na obra de Clarice Lispector, que desde 2003 realiza extensa carreira de apresentações pelo Brasil, América Latina e Europa. Foi reconhecido com entusiasmo pelo público e recebeu vários prêmios.

A Escola Nômade de Filosofia, de Luis Fungati, é um movimento de pensamento livre, desvinculado de modelos racionais, morais ou religiosos. Pratica o pensamento como potência de criar modos de existir, sem pressupor princípio formal fundador. O diferencial de suas atividades e de sua prática constitutiva de rede é propiciar e construir uma atmosfera de pesquisa e experimentação, não encontrada nos outros meios institucionais de pesquisa.

Serviço
Público Alvo: professores e alunos de escola e faculdades públicas, a partir de 15 anos
Duração: 3 meses - encontros semanais
Quando: de 2 de abril a 25 de junho, sábados, das 14:30h às 17:30h
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade - Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro (metrô Tiradentes) - São Paulo/SP Contatos: (11) 3796-3971
Participação Gratuita - Vagas limitadas
Informações e Inscrições: corpoeducacaoarte.blogspot.com
Inscrições até 25 de março

Produção:
Cia. Silvana Abreu
Escola Nômade de Filosofia
Apoio Institucional:
Poiesis Organização Social de Cultura
Oficinas Culturais do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo

Realização:
Funarte - Fundação Nacional de Artes
Secretaria de Cidadania Cultural
Ministério da Cultura
Esta iniciativa integra o Prêmio Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Nissan inicia produção da nova geração do Kicks com robôs, bilhões e contratações

Complexo de Resende passa por transformação com treinamentos internacionais e geração de empregos Texto: Sérgio Dias Fotos: Divulgação A Nis...