Projeto traz sessões gratuitas de cinema sempre às quintas-feiras
O Cineclube Socioambiental Crisantempo abre a temporada 2011 com a sessão de estreia "Belo Monte - Herança da Ditadura", uma reunião de vídeos que tratam do controverso projeto de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte na bacia do rio Xingu. Como a proposta do cineclube é promover diálogo sobre o tema, depois de terminada a sessão o público terá a oportunidade de conversar com a assessora do Movimento Xingu Vivo para Sempre, Renata Pinheiro. Por ser a sessão de estreia da programação deste trimestre, também serão oferecidos ecodrinks, preparados com produtos orgânicos.
Primeiro cineclube de São Paulo dedicado à reflexão e à difusão da consciência socioambiental, o Cineclube Socioambiental Crisantempo pretende ampliar a discussão sobre mudanças de hábitos que aprimorarem a relação humana com os recursos do planeta. Para isso, geralmente traz material inédito que esteja fora do circuito comercial de cinema e vídeo, além de ter o poder de gerar reflexão.
"A forma como organizamos as sessões é um convite ao diálogo. Também procuramos trazer temas e obras atuais ou mesmo reunimos uma série de trabalhos sobre um mesmo assunto para aprofundar o debate", diz a produtora do Cineclube, Danila Bustamante.
Segundo ela, para montar a programação é realizada uma pesquisa prévia dos filmes com a temática alinhada à proposta do Cineclube de divulgar uma perspectiva alternativa. "Trabalhamos na linha 'cinema, video e reflexão' quando avaliamos o material a ser exibido nas sessões. E, em alguns casos, analisamos quem pode vir para conversar com o público e aprofundar o debate", completa.
Mas o projeto do Cineclube Socioambiental vai além do cinema. Na programação até junho estão incluídas atividades paralelas, como a Feira de Trocas, em que as pessoas podem trazer objetos que gostariam de se desfazer e trocar por objetos que outros tenham levado.
Nesta temporada, que vai até junho, também será realizada a "Oficina Causa Comum", que formará um grupo de estudos sobre o relatório "Common Cause / The Case for Working with our Cultural Values", produzido em setembro de 2010 pela WWF, Friends of the Earth, Oxfam, COIN (Climate Outreach and Information Network) e CPRE (Campaign to Protect Rural England). A oficina faz parte da programação especial que o Cineclube terá na Semana do Meio Ambiente.
Criado em agosto de 2008, o Cineclube Socioambiental traz programação em dois períodos do ano: de março a junho e de setembro a dezembro. Todas as atividades são gratuitas por contar com diversos parceiros e apoiadores.
O cineclube tem como parceiros o 5 Elementos - Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental e Greenpeace e, neste semestre, conta com o apoio da Ecomove, Instituto Alana, Instituto Goethe, ISA - Instituto Socioambiental, Matilha Cultural, Senac, TED, Teia-USP e WWF.
Programação de março
24 de março
"Belo Monte - Herança da ditadura" (60 min; 2010)
Convidada: Renata Pinheiro, assessora do Movimento Xingu Vivo para Sempre
31 de março
"Guerreiro do Lixo/Garbage Warrior" (78 min.; 2008; direção de Oliver Hodge)
Serviço
O Cineclube Socioambiental Crisantempo funciona na Sala Crisantempo, que fica na rua Fidalga, 521, Vila Madalena. Mais informações e programação completa: (11) 3814-2850 e www.cineclubesocioambiental.org.br. A entrada é franca e solidária (aos que desejarem podem ser doados alimentos ou produtos de higiene pessoal) e as sessões ocorrem sempre às quintas-feiras, a partir das 20h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário