18 de fevereiro de 2011

‘Bloco do Guri’ ganha as ruas de Jundiaí

Formado por guris e funcionários, o primeiro bloco de carnaval do Projeto Guri agita a cidade de Jundiaí no dia 26 de fevereiro (sábado).

O Projeto Guri, programa sociocultural do Governo de São Paulo, prepara uma grande novidade para o Carnaval de 2011. No dia 26 de fevereiro, um sábado antes do feriado de carnaval, guris e profissionais da Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), gestora do programa, saem por uma das principais avenidas de Jundiaí com a primeira edição do Bloco do Guri.

O ponto de partida do bloco é o Polo Regional de Jundiaí – R. Barão de Jundiaí, 148, às 11h. A chegada está prevista para 12h30, na Praça Governador Pedro de Toledo e toda a população da cidade é convidada para a festa. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura Municipal de Jundiaí e da empresa CCR AutoBAn, patrocinadora regional do Projeto Guri.

A diretora executiva da AAPG, Alessandra Costa, explica que o Bloco do Guri nasceu da necessidade de trabalhar a temática do Carnaval e suas influências populares e culturais de uma forma mais ativa dentro do Projeto Guri. “Através do samba e outros ritmos característicos dessa festa, contaremos a história do Carnaval em sala de aula e depois colocaremos em prática todo o aprendizado durante a saída do bloco”.

Segundo ela, a escolha de Jundiaí como cidade para experimentação do bloco “piloto” se deu pela estrutura do Polo Regional, um dos mais completos da organização. “Esta será nossa primeira experiência com o objetivo de trabalhar a diversidade musical e a história da maior festa popular brasileira. Esperamos que no próximo Carnaval possamos levá-lo para muitas outras cidades onde temos polos do Guri”.

Produção em grande estilo
O Bloco do Guri é composto por uma bateria com cerca de 25 pessoas, entre eles educadores, funcionários e alunos. Os integrantes usarão uma fantasia especial que destacará a ala do restante do bloco.

Os 500 alunos do Polo Regional de Jundiaí também participam do bloco uniformizados com a camiseta do Guri e adereços confeccionados por eles durante a primeira semana de aula, quando o tema será trabalhado em sala.

O bloco tem dois puxadores que animam o público cantando o samba enredo e um mestre de bateria. Além disto, conta com um estandarte e com um carro de som, devidamente sinalizado, que faz o acompanhamento durante todo o trajeto.

Entre os foliões, haverá a distribuição de 200 adesivos e 200 ventarolas com a marca e a letra do samba-enredo criado para o bloco.

Samba-enredo
Composto pelos educadores Zé Virgínio, Chico Santana e Eduardo Andreatta, o samba-enredo do bloco aborda o cotidiano dos guris, seus sonhos, fantasias e sua evolução pessoal atrelada aos seus momentos com a música. Confira abaixo a letra:

Sou Guri quero cantar
Trago pra rua toda minha alegria
Brincando nesse carnaval
A felicidade irradia (2X)
Eu sonhei
Em tocar um instrumento e cantar
Através da arte poder me expressar
E mostrar o meu valor
Mas sabendo da dificuldade
Faltou-me a oportunidade
Do meu sonho acontecer
Norte, sul, leste, oeste
Litoral e interior
Por todo canto a música ecoa
E o Guri descobre gente boa (2X)
Agora chegou a minha vez
Quem disse que eu não poderia
Alguém acreditou em mim
Aqui na minha cidade
Hoje é realidade
A música me transformou (2X)

*Composição: Zé Virgínio, Chico Santana e Eduardo Andreatta

Percurso
O Bloco do Guri percorre a Rua Barão de Jundiaí por aproximadamente 800 metros em direção a Praça Governador Pedro de Toledo. Confira o trajeto no mapa abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Zeekr X quer público que valoriza inovação e sustentabilidade

Modelo chega nas versões Premium RWD e Flagship AWD com preço a partir de R$ 272 mil Texto: Sérgio Dias Fotos: Divulgação A Zeekr, marca glo...